Vinte Um

Deslize em operação de Westbrook pode acelerar desenvolvimento do Thunder

Giancarlo Giampietro

Wess, sem palavras

O principal senão da lesão de Westbrook: a chance de vê-lo vestido no banco desta forma

Muitos jogos de basquete já foram decididos por um ponto.

A temporada 2013-2014 do Oklahoma City Thunder nem começou e pode ser definida, mesmo, por ''um ponto'', mas de outro tipo.

Lesionado durante os playoffs passados, Russell Westbrook ainda não se sentia pronto para começar a fase de treinos do training camp e foi submetido a uma nova artroscopia para que os médicos pudessem checar como estava seu joelho. Constataram que estava solto um dos pontos feitos após a cirurgia de reparo de um menisco lateral rompido. De modo que o atleta tem de adiar seu retorno. Vai perder agora de quatro a seis semanas do campeonato.

Um mês e meio, aproximadamente, de um gravíssimo desfalque para um time que já havia perdido James Harden no ano passado e, agora, já não conta mais com seu 'substituto', Kevin Martin, que assinou com o Minnesota Timberwolves.

Obviamente, o gerente geral Sam Presti e – talvez na marra, por tabela – o técnico Scott Brooks contavam com a evolução de alguns de seus jogadores mais jovens para repartir os 14,0 pontos em média que Martin fez na última temporada, em 27,7 minutos. Agora a verdade é que a nova guarda vai ter de assumir muito mais. São mais 23,2 pontos para incluir na conta.

Lamb, desperto

Jeremy Lamb: cara de sonolento e uma vaga de Kevin Martin/James Harden para assumir

E quer saber? Pode até ser uma boa. Tudo vai depender do otimismo e capacidade de Brooks e sua comissão técnica.

A lesão de Westbrook nos mata-matas expôs limitações táticas do time, muito dependente das investidas no mano-a-mano de seu armador e do supercraque Kevin Durant. Tocar a fase de preparação sem um deles acaba por forçar um plano que trate de envolver os demais atletas. Não só membros regulares da rotação como Thabo Sefolosha, Serge Ibaka e Nick Collison vão ter de produzir mais do que estão habituados. A chave talvez seja o desenvolvimento de Reggie Jackson, Jeremy Lamb e, talvez, Perry Jones.

O estafe do Thunder sempre foi badalado como um dos melhores na hora de trabalhar com seus prospectos, conduzindo seu progresso mesmo durante uma temporada que consome muitos recursos na preparação jogo após jogo. Com talentos de ponta como Durant, Wess e Harden, isso aconteceu naturalmente. Chegou a hora de colocar esse programa de treinamento à prova com outros garotos que foram badalados em sua geração.

De Reggie Jackson, conseguimos ver um pouco do que ele é capaz de produzir nos jogos contra Rockets e Grizzlies. Obrigado a elevar sua média de minutos de 14,2 da temporada regular para 33,5, o armador correspondeu. Em projeções de 36 minutos, conseguiu na fase decisiva até mesmo elevar seu padrão quando comparado ao que vinha fazendo no campeonato, com mais eficiência nos arremessos, sem aumentar sua carga de desperdícios de posse de bola. Agora ele terá mais chance de se entrosar com os titulares, depois de ter dividido a quadra por apenas 19 minutos com eles antes dos playoffs.

Sobre Lamb e Jones é que pairam as maiores dúvidas. Os dois são considerados dois talentos naturais pelos scouts. Os observadores ao mesmo tempo, todavia, questionam a dedicação e a gana da dupla. O primeiro tem fama de soneca. O segundo, além do mais, sofre com problemas no joelho desde cedo.

Na liga de verão de Orlando deste ano, Lamb, 21, mostrou sinal de vida, sendo eleito para o quinteto ideal. O Thunder terminou a semana invicto, com 18,8 pontos do ala – o terceiro cestinha no geral, atrás de Victor Oladipo e… Reggie Jackson, vejam só. Ainda que ele tenha convertido apenas 39,1% de seus arremessos, esse tipo de estatística nem sempre conta toda a história numa competição dessas. Jogando com a equipe principal, o atleta será acionado de forma diferente.

A ele caberá muito provavelmente o papel de Martin no time. O veterano, aliás, em seus bons momentos, serve como um bom modelo ofensivo para o segundanista. Dois jogadores esguios, leves, de boa envergadura. Embora um jogado um tanto anódino em muitos aspectos: é um péssimo defensor e não contribui muito em rebotes ou na criação de lances para os companheiros – ao menos não por conta de seus passes. Por outro lado, sua movimentação fora da bola e os tiros de longa distância ajudavam no espaçamento da quadra (seus 42,6% de três pontos foram lideraram a equipe). Uma característica sua que diminuiu consideravelmente nos últimos dois nos últimos dois anos foi sua habilidade de descolar lances livres. Em 2010-2011, ele batia 8,4 por partida. Em 2012-2013, foram apenas 3,2, bem menos da metade.

Sobre Jones, não há tantos elementos para se investigar. Ainda que tenha disputado mais partidas pelo Thunder do que Lamb em seu ano de novato, seu tempo de quadra foi muito reduzido (7,4), o que inviabiliza até mesmo uma projeção por 36 minutos. Na D-League, suas estatísticas não foram de arromba. Por enquanto, de certo mesmo é que ele já foi um dia um candidato a número um de Draft e que essa cotação despencou devido a sua passividade nos anos de Baylor e também por conta de questões médicas. Aos 22 anos, porém, ainda é mais jovem que Fabrício Melo e não pode ser desprezado, podendo atacar a cesta a partir do drible com rara mobilidade para alguém de sua estatura.

Naturalmente, Kevin Durant se verá sobrecarregado sem a companhia de Westbrook. Mas qualquer progresso que essa trinca possa apresentar já seria valioso para preservar sua principal estrela e manter o time posicionado na briga pelos playoffs no Oeste. Esse é o primeiro ponto. Mas o mais importante para Brooks seria ganhar mais armas em que possa confiar para o que mais conta para os finalistas de 2012:  ganhar o título. De preferência com Westbrook, e nem que seja por um ponto.