Vinte Um

Após mudanças, calendário do basquete brasileiro segue totalmente bagunçado

Giancarlo Giampietro

Nunca antes na história deste país foi tão difícil agendar um jogo de basquete. Ou melhor: três ou cinco, dependendo do quanto vai se estender a final do Campeonato Paulista masculino.

São José x Pinheiros, segundo round

São José, de Laws, faz revanche contra o Pinheiros em final tardia do Campeonato Paulista

A federação divulgou nesta sexta as datas dos duelos entre Pinheiros e São José dos Campos: dias 20 e 21 em São Paulo, 23 em 24 no Vale do Paraíba e, se necessário, no dia 26 retornando para a capital. Concluída, então, a semifinal na quinta-feira passada, todo mundo que espere mais de dez dias para a decisão começar.

Que espécie de tabela é essa? Não há regularidade, continuidade nenhuma. Quando a final começar, o Pinheiros, por exemplo, terá aguardado 19 dias desde o desfecho de sua série contra o Paulistano. São duas semanas e meia, gente. Algo inadmissível. Péssimo para fazer qualquer competição pegar fogo, como deveria ser numa fase dessas. É o guia básico de como esculhambar seu próprio produto.

No fim, de nada valeu o adiamento do hexagonal semifinal da Liga Sul-Americana por parte de Abasu e Fiba Américas. O Grupo E, que reúne o trio brasileiro, ficou agora para os dias 27 a 29 de novembro, em vez de 13 a 15 ou 14 a 16, como incialmente previsto e que poderiam encavalar com o defescho do Paulista, segundo a lógica. Mas que nada. As datas ficaram vagas e poderiam muito bem ser aproveitadas não fosse a pasmaceira que domina a FPB na hora de acertar sua tabela. Com a demora por parte da federação, pode ser agora que o Pinheiros jogue uma quinta partida num dia e, no outro, já tenha de encarar uma potência nacional em uma competição muito importante.

Pior: as datas dos dias 24 e 26, se utilizadas pelo estadual, coincidiriam com as duas primeiras rodadas do NBB.

Como se esse fosse o único problema para a LNB contornar – porque, convenhamos, obviamente haveria mais de um problema nesta zona toda.

Lançado o NBB 2012-2013

Lançado o NBB 2012-2013, mas já com eventuais mudanças na tabela para se fazer

A terceira jornada do campeonato nacional também já corre o risco de ser desfalcada, já que está toda programada para o dia 29 deste mês. O que implica em mais jogos adiados, uma vez que Brasília, Flamengo e Pinheiros estarão concluindo sua participação no torneio continental neste dia.

É até difícil entender ou explicar. Basicamente: entre os dias 24 e 29 de novembro, estão programados dois jogos finais do Paulista, três rodadas iniciais do NBB e um quadrangular de Liga Sul-Americana. Inacreditável:

Com qual frequência se dá o diálogo entre clubes e a sopa de letrinhas formada por Abasu, Fiba Américas, FPB, LNB (que gere o NBB) e CBB? Há quanto tempo já se faz todas essas competições regularmente? Qual a dificuldade de se organizar um calendário que possa acomodar datas específicas para cada uma delas?

O Campeonato Paulista é forte, tradicional, e tal, mas até quando a FPB vai causar tanto problema assim com seu prolongamento? É impossível definir as datas de antemão? E mais: caso houvesse começado mais cedo, tudo já poderia estar resolvido, e a Abasu e a LNB que se decidissem sobre suas rodadas. Da mesma forma seria se o número de competidores fosse reduzido – um raciocínio que, ok, pode ser despropositado, quando vemos a dificuldade que outras federações tem para catar na rua ao menos quatro inscritos.

Algo, porém, precisa ser feito para acabar com essa bagunça.