Vinte Um

Lakers já entra em contato com Phil Jackson. Agora depende do Mestre Zen

Giancarlo Giampietro

Phil Jackson

As despedidas de Phil Jackson do Lakers têm duas coisas em comum: foram bastante turbulentas e duraram pouco.

Ou melhor: podem durar pouco.

Neste sábado o LA Times já publica que a franquia entrou em contato com o Mestre Zen . ''Eles estão tentando contratá-lo feito malucos'', diz uma fonte anônima (o agente? Jeanie Buss? Derek Fisher? Arnold Schwarzenegger? Vai saber. De todo modo, a frase é boa e a gente encaixa aqui). Ainda não fizeram uma proposta concreta, ainda fica no campo da sondagem, mas já conta como um primeiro, e importantíssimo passo, para preparar mais um retorno triunfante ao comando de uma nova versão de seu elenco estelar.

O passo mais importante, na verdade: ninguém vai duvidar que ele seja a pessoa certa – e mais preparada, em todos os sentidos – para o cargo, dinheiro não é o problema, a torcida já pediu, os jogadores se animaram etc. etc. etc. Mas o que precisa ser tirado do caminho é a guerra tola de egos e mostrar que a franquia (leia-se ''Jim Buss'') está pronta para recebê-lo de braços abertos. Isso depois de ter demitido todos os assistentes, scouts e, se bobear, os gandulinhas ligados ao professor em 2011. A ideia era promover uma mudança completa, num expurgo de qualquer influência do passado recente. Que agora pode virar o futuro.

(Tudo o que liga o clube ao técnico tem a ver com a expressão trocadilhosa ''A volta dos que não foram'', é tudo meio confuso, contraditório, num clima de ''ame ou odeie'' assim mesmo).

Segundo o Times, Jackson não deixou de acompanhar o Lakers de perto e está interessado no cargo novamente. ''Ele nunca se afastou do jogo'', dizem as fontes anônimas.  Então dá para imaginar Jackson em suas pescarias com Luc Longley sempre com o iPad ligado, plugado com o League Pass conectado, né?

Hã… Também não chega a tanto.

De todo modo, em carecia disso. Uma mente brilhante, devota ao jogo como a do treinador mais vitorioso da história da liga não precisa de muito empurrão, combustível para engrenar e botar um plantel como o do Lakers para funcionar.

Segundo consta, a diretoria angelina pretende definir o substituto de Mike Brown em ''quatro ou cinco dias''. Algo rápido. Se Jackson, por alguma razão, não topar o retorno, Mike D'Antoni seria o plano B, devido a sua ligação com Nash, o respeito de Kobe e também pelas poucas opções disponíveis no mercado.

Mas a prioridade parece – e deveria ser – Jackson. Seu salário de US$ 10 milhões em seu último ano de contrato equivaleria a 8,3% do contrato anual de TV que o clube tem em Los Angeles. Para rearranjar um time desconjuntado, seria uma barganha. Mesmo que já estejam pagando mais US$ 10 milhões para Mike Brown sem empregá-lo (e que ninguém sinta pena do demitido, aliás).

''Conhecendo-lo do jeito que sei, acho que é só uma questão de saúde. Ele é um perfeccionista, todos sabemos disso. Se ele se sentir pronto para isso, para dar o que ele acha que tem de dar aqui, acho que ele estaria interessado'', afirma Kobe. ''Ele ensina os jogadores a serem pensadores. Ele ensina as pequenas nuanças, os detalhes intrincados do jogo que nem todos sabem.  Não é culpa do restante, mas, quando falamos de basquete, ele está na classe dos gênios. É difícil para qualquer um assumir uma responsabilidade dessas depois que os jogadores foram cultivados sob uma tutela dessas'', completou o astro.

Tudo parece fazer muito sentido para não tentar essa via, a via Zen outra vez.

Phil e Kobe

Kobe e Jackson já conquistaram cinco títulos juntos