Vinte Um

Copa Intercontinental: o Real Madrid jogador a jogador

Giancarlo Giampietro

real-madrid-champ-euroleague-2014-15-final-four-madrid-2015-eb14

Breves notas sobre o elenco galáctico do Real Madrid, que enfrenta o Bauru nesta sexta-feira e no domingo, pela Copa Intercontinental. São peças que se encaixam muito bem. Ao contrário do que muitas vezes acontece no futebol, o orçamento milionário do basquete merengue (estima-se que na casa de 25 milhões de euros) procura grandes nomes que se encaixam em quadra. O técnico Pablo Laso prefere um time leve e arrojado, que coloque pressão em cima da bola e procure desestabilizar a armação do adversário. Mas também pode recuar e proteger sua cesta em uma batalha mais física no garrafão. Tem chute exterior, jogadores capazes de quebrar a linha defensiva e estrelas solidárias. É um esquadrão:

Sergio Rodríguez: basicamente, se você precisa de um armador para incendiar o jogo, não há melhor na Europa, devido ao seu combo de instinto, visão, drible, ginga e chute. Mais sobre ele aqui, num texto do ano passado, ou em outro de 2013, mas que ainda se sustentam. Ele está jogando muito há tempos.

>> Qual Real Madrid chega para a Copa Intercontinental?
>> Bauru admite que não fez preparação ideal para o torneio
>> A ajudinha de Paco, o não a Larry e a rivalidade com Mogi

 

Sergio Llull: talvez tenha feito sua melhor temporada no ano passado. Por isso o Houston Rockets estava preparado para lhe oferecer uma bolada. Por não ter tanto controle de bola assim, ao menos quando comparado a Rodríguez, mas por ser mais alto e físico, se encaixaria perfeitamente ao lado de Harden. Explosivo em suas infiltrações, com bom chute exterior, ainda que possa forçar um pouco diante de defesas mais bem plantadas. Movimenta os pés com muita rapidez na defesa e põe muita pressão em cima do drible. Desarma e parte com perigo em quadra aberta.

Muito da força do Real vem de sua dupla de armadores, que tão bem se complementam. Dão velocidade ao time e atacam desde o primeiro instante

Muito da força do Real vem de sua dupla de armadores, que tão bem se complementam. Dão velocidade ao time e atacam desde o primeiro instante

Rudy Fernandez: ala muito atlético que salta do chão e avança rumo ao aro flutuando feito uma pluma. Joga acima do aro e sabe usar essa impulsão também para dar tocos improváveis vindo do lado contrário. Dá a impressão de chutar tão bem a partir do drible como com os pés plantados. Está sempre atento à linha de passe. Também representa um terror em quadra aberta. Alas mais altos e fortes podem lhe causar problemas nos arredores do garrafão. Resta saber como estão suas costas. Teve atuação limitada no EuroBasket, mas foi até o final. Tendência é que seja preservado, apesar de Jeffrey Taylor estar fora. Um baita de um mala em quadra, porém. A ver se faz algo que peça vaias da torcida.

Jaycee Carroll: um gatilho mortal. É como se fosse um Steve Kerr mais arrojado, com maior capacidade para por a bola no chão e chutar em movimento. Entende suas limitações, porém, é dificilmente vai chegar até o aro,  a não ser que tenha o corredor aberto. Marcador sério e competitivo, apesar do físico nada imponente.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Jonas Maciulis: uma parede ambulante. Ala muito forte e que joga duro. Tem mãos velozes, bom ladrão de bolas, mas a movimentação lateral não impressiona. É menos eficiente quando tem de driblar em meio ao tráfego, por não ter tanto jogo de cintura. Lituano, sim, mas um arremessador irregular. 🙂

Via Twitter do tampinha Facundo Campazzo. A legenda do armador falava alguma coisa sobre... Huevos

Sim, ele tem… Huevos

Andres Nocioni: precisa mesmo descrever? Está desfrutando de uma das benesses de vestir a camisa do Real aos 35 anos. Num time com tanta mão-de-obra qualificada, não precisa carregar uma carga muito pesada, tendo chegado à Copa América em plena forma. Minutos reduzidos, sem muita responsabilidade de criar como nos tempos de Laboral, pode se dedicar às pequenas coisas que tão bem realiza. Mas o mais interessante que o veterano Chapu nos mostra é que sua ferocidade e malandragem e toda a lenda que se criou ao seu redor podem desviar a atenção para o fato de que é um tremendo jogador de basquete, muito bem fundamentado para compor qualquer linha de frente do mundo. Mais sobre o que ele fez na temporada passada pelo Real você pode ler aqui.

Felipe Reyes: o coadjuvante eterno da geração dourada espanhola, mas que não só sobrevive como segue ultraprodutivo, a despeito de sua discrição. Tem mãos enormes e finaliza tão bem como Scola quadro próximo da tabela, mesmo com impulsão reduzida. A diferença é que o argentino tem um jogo de pés bem mais criativo. Excelente reboteiro ofensivo. Só não esperem que jogue como um garçom. Na defesa, é vulnerável longe do garrafão e não oferece proteção ao aro, mas costuma se posicionar bem para fechar espaços.

Gustavo Ayón: saiu no blog texto recente sobre ele a serviço do México. Tem outro lembrando sua atuação pela Copa do Mundo. Pelo Real, obviamente não é tão exigido.

Sobre os reforços Trey Thompkins, Jeffery Taylor e Willy Hernangómez, as observações aqui.

Por fim…

O garotão Doncic já teve seus momentos com o time brasileiro

O garotão Doncic já teve seus momentos com o time brasileiro

Luka Doncic: nascido em 28 de fevereiro de… 1999. Sim, a maravilha eslovena tem apenas 16 anos de idade. Mas já está acostumado a jogar com gente mais velha, tendo feito a rapa com o Real sub-18 no ano passado, ao lado do espigão brasileiro Felipe dos Anjos (que chegou a jogar na pré-temporada do Real, mas não veio a São Paulo. É um projeto ainda é precisa ser blindado.) Doncic é um armador de 1,98m (ou mais…) e dinâmico. Contra a garotada, está sempre flertando com o triple-double, entrando no garrafão como bem entende. Entre os adultos, a coisa muda, e seu chute exterior ainda precisa de um bom trabalho para ser efetivo. Vai ser interessante acompanhar: Laso vai dar minutos para ele?  Só se o jogo estiver definido?

Para ler todo o conteúdo que o blog já escreveu sobre o Real Madrid, e não é pouco, clique aqui.