Vinte Um

Copa Intercontinental: um pouco de Mogi

Giancarlo Giampietro

Paulao-disputa-bola-contra-Heschteimmer-Foto-Cleomar-Macedo

A Copa Intercontinental será entre Bauru e Real Madrid. Então o que o Mogi tem a ver com isso?

Bem, em entrevista nesta quinta-feira, Guerrinha fez questão de nos informar que Paco Garcia, o espanhol que dirige o rival paulista, passou boas dicas à comissão técnica merengue, num gesto generoso entre compatriotas.

“Nós estudamos bastante o adversário e eles também têm muito material nosso. Não só têm, como o material é fresquinho. O técnico espanhol passou todo o material para eles. Nós não conseguimos nada do lado de lá, para você ver”, afirmou o comandante do Bauru, num tom que não era de reclamação, mas que passava o recado.

Esse é só mais um elemento para uma narrativa que vai se desenvolvendo. Então vale anotar aí: Bauru x Mogi… Essa é uma história para acompanharmos muito bem no decorrer da temporada brasileira, “a nível de rivalidade”, como diria o outro.

>> Qual Real Madrid chega para a Copa Intercontinental?
>> Bauru admite que não fez preparação ideal para o torneio

Os dois clubes já se trombaram uma ou outra vez na jornada 2014-2015 em jogos decisivos, que são aqueles que constroem animosidades, ou que pelo menos deixam os ânimos mais exasperados.

Começou na Liga Sul-Americana, valendo o título. Foi um baile bauruense na ocasião, vencendo por 79 a 53, na casa do adversário, em outubro. Meses depois, eles se enfrentaram pelos mata-matas do NBB, fase de semifinal, e aí a história foi outra. Os dois clubes paulistas fizeram uma série duríssima, vencida pelo time de Guerrinha por 3 a 2. Entre os cinco jogos, apenas o quinto foi decidido por mais de 10 pontos de diferença.

Aí você pensa num jogo desse com embates físicos entre Hettsheimeir e Paulão, velhos companheiros de Ribeirão Preto e basquete espanhol. A marra de Shamell contra a braveza de Alex. Os técnicos pressionando na lateral da quadra. Uma arbitragem que não ajuda em nada. Sai lasca, mesmo.

E aí que eles se reencontraram nesta semana já, pelas quartas de final do Paulista. Com o time reforçado, mais encorpado, o Mogi fez sua parte pelo Grupo A do campeonato e terminou com a primeira posição. Pelo Grupo B, o Bauru cedeu muitos atletas à seleção brasileira, viu alguns veteranos relevantes se lesionarem e também maneirou na carga de minutos para seus principais jogadores, abrindo espaço para a molecada. Passaram em quarto. O resultado foi o embate precoce pela fase decisiva do estadual.

larry-taylor-foto-antonio-penedo

As duas primeiras partidas foram realizadas na terça e na quarta-feira. Às portas de uma Copa Intercontinental, talvez não fosse o melhor timing para Bauru, caso o clube estivesse pensando em título. Depois das lições tomadas na temporada passada, porém, percebe-se que os atuais campeões não fariam tanta questão assim de defender o título. Tocariam do jeito que dava. E aí que Guerrinha acredita que o duelo veio em boa hora, para dar uma injeção de adrenalina em seu grupo. As partidas poderiam ter inicialmente um caráter preparatório para Bauru, mas, na hora de ir para a quadra, era a hora de jogar pra valer. Perderam duas partidas equilibradas.

Do outro lado, numa posição certamente estranha, estava Larry Taylor. Pela primeira vez ele jogava contra o clube que o importou em 2008 e o qual defendeu por sete anos. Seeeete anos. Muito provavelmente era o jogador que mais tempo defendeu uma equipe. Até se transferir para Mogi para esta temporada, no caso.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Pelas quartas, teve média de 12,5 pontos, 4,5 rebotes, 2,5 assistências, com 45,4% nos arremessos de quadra, em pouco mais de 27 minutos. No campeonato, as médias são de 9,8 pontos, 3,3 assistências e 3,4 rebotes, com 45,6% de acerto e pouco mais de 20 minutos, em oito jogos. O veterano americano já não tem obviamente a mesma explosão de antes, e seu papel já havia se reduzido consideravelmente em meio a tantos títulos bauruenses. Mas, em sua nova equipe, ainda é visto como alguém que possa ajudar a levar os mogianos a um outro patamar.

Daí que, na hora que Bauru entrou em contato para saber se poderia contar com o mais brasileiros dos cidadãos de Chicago, ouviu um “desculpe, mas não”.  Se o clube de Nilo e Paco não o havia cedido nem mesmo para a seleção brasileira na Copa América, claro que não o fariam para um rival, mesmo que a Copa Intercontinental tenha curtíssima duração. Como reforços, Guerrinho terá Rafael Mineiro, do desativado Limeira, e Gui Deodato, outro que jogou por muito tempo na cidade até fechar com o Rio Claro.

“O Gui vem como um prêmio para ele, de ter participado de toda essa história. O Larry seria a mesma coisa, mas o clube não liberou. Poderiam ter liberado porque não jogam neste fim de semana. Mas não aceitou, citando a Copa Sul-Americana (com jogos marcados de 29 de setembro a 1º de outubro). A gente respeita“, disse Guerrinha.

Anotem aí no calendário: o terceiro jogo da série entre Mogi e Bauru, pelo Paulista, está marcado para 3 de outubro, às 18h, no ginásio Panela de Pressão, casa de nome apropriado.

 *   *   *

Em entrevista ao site SoloBasket, Paco Garcia ao menos teve palavras muito elogiosas para falar sobre duas jovens apostas do basquete brasileiro que fazem parte do forte elenco de Bauru: Ricardo Fischer, que, naturalmente, já desperta o interesse do mercado europeu, e Leo Meindl, recém-contratado.

''Para mim, Fischer é o próximo Marcelinho Huertas. É muito, muito, muito bom. No um contra um, em sua capacidade de dirgir, de assistir e de anotar: é impressionante'', afirmou o espanhol. ''Vários treinadores da ACB falaram comigo e me perguntaram coisas sobre ele, que é um desses jogadores que pode se converter em um dos líderes da seleção brasileira no futuro.''

Sobre Meindl: ''Léo é um jogador com uma ética de trabalho francamente boa. É filho de um treinador e tem uma mão espetacular, com 2,00m de altura para jogar como escolta com um físico tremendo. EStá claro que vai ser uma referência importante do basquete brasileiro''.