Vinte Um

A final prometia mais, mas o Fla, tricampeão, não tem nada com isso

Giancarlo Giampietro

Flamengo, tricampeão, ainda hegemônico no NBB

Flamengo, tricampeão, ainda hegemônico no NBB

Se for pensar apenas no que vimos nas finai do NBB, o Flamengo é o melhor time do Brasil, e disparado. Neste sábado, o clube rubro-negro voltou a dominar o Bauru em quadra, vencendo por 77 a 67 e fechando a série em 2 a 0 para conquistar o tricampeonato. Na terça-feira, havia triunfado por 91 a 69.

Claro que uma avaliação mais justa, porém, deve levar em conta o que aconteceu durante toda a temporada. Os bauruenses garantiram uma vaga na decisão nacional em busca do quarto título no ano, vindo de títulos pelo Campeonato Paulista, pela Liga Sul-Americana e pela Liga das Américas – esta a maior conquista, em março. Uma pena que esses dois grandes times, com elencos estrelados, não tenham se enfrentado no auge.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Este Flamengo foi muito mais forte que aquele que perdeu, em pleno Maracanãzinho, a semifinal do torneio continental para o Pioneros de Quintana Roo, enquanto o Bauru não lembrou em nada a equipe que bateu os mexicanos para se classificar para a Copa Intercontinental, ganhando o direito de jogar contra o Real Madrid. Entre um Flamengo voando em quadra e um Bauru trôpego, fica difícil de diferenciar onde termina o domínio de um e a derrocada do outro. Estão interligados, obviamente. Fato é que o time carioca não tem nada com isso e jogou demais. ''Este ano nem foi o menor nosso, não estávamos regulares no campeonato. Pegamos o melhor time do Brasil no ano, que estava ganhando tudo, mas vencemos com duas partidas incontestáveis'', afirmou o ala-armador Vitor Benite, ao SporTV.

O Fla fez uma excepcional defesa do início ao fim, protegendo seu garrafão como se fosse uma mina de ouro. Não teve infiltração, não teve bandejas nem para os armadores, nem para os pivôs: tudo contestado. Esse foi apenas um ponto. O povoamento na zona pintada estava ligado a um forte combate no perímetro também, sem permitir que os gatilhos bauruenses tivessem liberdade, conforto para pontuar. Serviço completo. Do outro lado da quadra, os rubro-negros foram muito mais conscientes com a bola, que girava de um lado para o outro, procurando bons arremessos, fazendo uso de seu arsenal também para lá de respeitável. O aproveitamento, no final, foi inferior ao do primeiro jogo, mas serviu para confirmar o título.

Ao passo que o campeão paulista se perdeu nos mesmos erros da primeira partida, com um ataque muito individualista, sem velocidade e movimentação. Na base do bumba-meu-boi, no desespero, o time de Guerrinha ainda conseguiu tirar 13 pontos de sua desvantagem, mas era tarde demais. ''Eles começaram a meter muita bola, tentando dar um susto na gente, mas nossos três quartos muito superiores fizeram a vitória'', disse Benite, que vive ótima fase, dentro de quadra e diante dos microfones, com lucidez. Ele marcou 15 pontos em 25 minutos dessa vez, com um jogo muito agressivo e consciente. Ao lado de Nícolas Laprovíttola, fez estragos. O argentino foi quem levou o prêmio de MVP das finais, colaborando com 19 pontos, 7 rebotes e 4 assistências em 34 minutos, dominando Ricardo Fischer.

Uma foto que diz muito: a dificuldade para Bauru atacar

Uma foto que diz muito: a dificuldade para Bauru atacar

Robert Day, aquele do Bolsa Atleta, comandou ataque nessa parcial, chegando a 23 pontos, com 18 nos tiros de fora. Mas não dá para esquecer que o ala americano, aquele contemplado por uma Bolsa Atleta, teve uma atuação praticamente calamitosa do outro lado da quadra. Basquete se faz lá e cá – e o igualmente veterano Larry Taylor teve um papel mais importante no esboço de reação, com sua energia (11 pontos, 7 rebotes, 6 assistências).

Nem mesmo este quarto final foi suficiente para deixar os índices ofensivos de Bauru mais palatáveis. Terminaram com 31% nos arremessos de três (9/29) e meros 36,8% de dois (14/38), com Murilo vivendo uma jornada muito infeliz (apenas 2 pontos em 23 minutos, acertando apenas uma bola debaixo da cesta em seis tentativas). Faltou perna, mas também faltou cabeça, resultando em números que não condizem com o que o time produziu durante toda a temporada – que é, de todo modo, histórica sob qualquer perspectiva, a despeito da frustração no final.

Já o Flamengo começou sua campanha batendo o Maccabi Tel Aviv pela Copa Intercontinental e a fechou com mais esta taça nacional. Entre um evento e outro, muita coisa aconteceu. ''Oscilamos muito'', disse Marcelinho Machado, agora tetracampeão, que chegou a ser afastado do elenco ao reclamar do banco de reservas. José Neto e sua comissão conseguiram contornar esse momento de turbulência, com seu capitão, diga-se. Também conseguiram driblar o calendário um tanto maluco – o Flamengo já teve de disputar sua principal partida logo de cara, duelando com o campeão europeu. Depois, se mandou para os Estados Unidos para fazer amistosos em Phoenix, Orlando e Memphis. A preparação física e a montagem do time acabam abaladas, não tem como. ''Mas crescemos no momento certo. Contra Bauru, uma grande equipe, fizemos dois jogos brilhantes'', diz Marcelinho.

A final prometia mais. Muito mais, é verdade. Mas isso não tira o brilho da conquista da equipe rubro-negra, ainda hegemônica quando o assunto é NBB.

Flamengo, tetracampeão, tricampeão, NBB, Marília

Marcelinho ergue a taça mais uma vez

Qualquer alegria para Herrmann é pouco: campeoníssimo e história muito sofrida

Qualquer alegria para Herrmann é pouco: campeoníssimo e história muito sofrida

Laprovíttola com o compatriota Magnano, felizmente presente no ginásio

Laprovíttola com o compatriota Magnano, felizmente presente no ginásio

* * *

O que prometia mais também era a exposição da decisão para o basquete brasileiro. Desde o início da competição, a pareceria entre a LNB e a Globo prometia a transmissão da série em rede nacional, com sinal aberto. Não foi bem assim. O confronto deste sábado, em Marília, foi transmitido pelo ''Canal 5'' apenas para o Rio de Janeiro e algumas praças do interior paulista (TV Tem, TV Tribuna, TV Diário e TV Vanguarda ). Para as demais regiões do país, ''TV Globinho'' neles – coube ao SporTV dar a cobertura esportiva.

A troca de última hora deixou muita gente frustrada. ''Decepcionante: aqui em Belo Horizonte e outros estados, estarem passando a 'abelhinha'''ao invés da final do NBB! Massificação do esporte? Sacanagem'', lamentou o técnico Demétrius, que fez ótimo trabalho com o Minas Tênis, quinto colocado na fase de classificação. ''Além de não passar na Globo a final do NBB… No SporTV, não está em HD, confere?'', indagou Gustavo de Conti, treinador vice-campeão do NBB 6 pelo Paulistano.

O ginásio Neusa Galetti estava belíssimo neste sábado, a despeito do horário ingrato. Prova de potencial do NBB

O ginásio Neuza Galetti estava belíssimo neste sábado, a despeito do horário ingrato. Prova de potencial do NBB

O aspecto logístico da final realmente esteve longe do ideal. Sim, transmissão em TV aberta para o Rio de Janeiro e cidades do interior paulista, um pólo de basquete, é melhor do que nada. Mas os pontos em que a liga precisou ceder também são relevantes. Tivemos dois jogos em horários difíceis de assimilar. A primeira partida foi marcada para 21h30 de uma terça-feira, na longínqua Arena da Barra, de difícil acesso, ainda mais para voltar para casa 23h30. O duelo derradeiro teve início às 10h da matina. Horários ingratos e datas muito espaçadas – Marília está a 105 km de Bauru, forçando a galera a cair na estrada bem cedo. Que o ginásio neste sábado estivesse cheio, belíssimo, só serve de testamento para o potencial da modalidade, que pode ser mais bem explorado.

Uma final melhor-de-três é bem melhor que a de jogo único. Mas perde para a melhor-de-cinco, não? E por que, então, este sistema não foi adotado, já que o formato já seria alterado? Por conta do acerto com a TV. A Globo poderia passar os últimos dois embates – o Jogo 2 e um eventual Jogo 3. Ficaria mais simples. Acontece que não teve terceira partida, e nem mesmo a finalíssima ganhou o alcance nacional merecido.

De qualquer forma, no âmbito esportivo, o Flamengo tratou de amenizar a polêmica. Considerando o que vimos em quadra por 70 dos 80 minutos de jogo, uma série de até cinco partidas muito provavelmente terminaria com varrida de 3 a 0.

* * *

Bom, segue o jejum paulista no NBB, né? O último campeão brasileiro vindo de São Paulo foi o Ribeirão Preto, em 2003. Continua também a bipolarização Flameng0-Brasília, os únicos campeões nacionais nesta fase. A diferença é que agora os rubro-negros se tornaram os maiores vencedores, com quatro taças. Marcelinho foi o único presente em todas essas conquistas.