Vinte Um

Brasil perde para França, mas sai com anotações valiosas para Londres-2012

Giancarlo Giampietro

Derrota nunca é legal, mas a seleção brasileira, superada pela França neste sábado, ao menos pode tirar algumas boas anotações desta partida realizada em Estrasburgo em sua reta final de preparação. Vamos lá:

*  *  *

No terceiro período, o Brasil venceu por 26 a 14 (clique aqui para ver os números do jogo). Foi quando Magnano manteve Marcelinho Huertas por mais tempo, acompanhado por um quinteto que deve utilizar muito mais em Londres, com uma rotação um pouco mais enxuta, num ritmo diferente do que fez até nos amistosos. E esse quinteto seria formado por uma combinação entre Alex, Leandrinho, Marquinhos, Varejão, Splitter e Nenê. A presença de Giovannoni deve ser condicionada ao que o técnico adversário põe em quadra.

*  *  *

Com Larry ‘armando’ no início do quarto período, mesmo tendo Parker no banco e o irregular Yannick Bokolo na armação, a França conseguiu tirar rapidamente dez pontos de vantagem. Coisa de três a quatro minutos. Foi nesse trecho que eles acabaram vencendo o jogo.

Huertas somou 15 pontos, cinco assistências e converteu sete de seus 12 chutes – e fica mais claro a cada amistoso que o armador do Barcelona vai precisar ser um ironman em Londres. Repararam que Raulzinho nem entrou?

*  *  *

Escrevemos aqui sobre o desafio diferente que Tony Parker oferecia para a defesa brasileira, e faltou bater numa tecla bastante importante no jogo do armador: sua habilidade para criar no pick and roll é incrível e, no primeiro tempo, deu muito trabalho para os brasileiros. Magnano optou por fazer a defesa com a troca dos marcadores, mas, por mais que Nenê, Splitter e Varejão sejam ágeis lateralmente, não vão conseguir segurar o ex da Eva Longoria.

Quando Parker infiltrou, as rotações defensivas não conseguiram responder rapidamente, deixando os laterais livres no perímetro ou os pivôs com caminho aberto para enterradas. Caio, que foi para a quadra ainda no primeiro tempo, foi quem mais sofreu para cobrir espaços. Parker, que, aliás, descansou por 11min30s, terminou com 22 pontos, 13 deles nos lances livres. Boris Diaw deu cinco assistências aproveitando as brechas.

Em alguns momentos, a dificuldade para parar essa jogada lembrou aquele  quarto período tenebroso das oitavas de final do Mundial contra a Argentina. Com a diferença de que ali era a flecha (Luis Scola) que nos feria e não o arco (Prigioni).

Nas Olimpíadas, na primeira fase, há apenas um armador que pode causar problemas desse jeito: justamente o australiano Patty Mills, que vamos ver em ação neste domingo e na estreia das Olimpíadas e é reserva de Parker no Spurs. Mills é mais explosivo que o veterano francês, mas não tem tantos recursos com a bola.

Quem melhor defendeu Parker, para variar, foi o Alex, especialmente no terceiro quarto – lembrando que tanto o ala como Huertas começaram o jogo no banco dessa vez, evitando assim o confronto com o armador logo de cara.

*  *  *

Quando o Brasil procurou o ataque interior, especialmente no terceiro quarto, invariavelmente boas coisas aconteceram: pontuação dos alas e pivôs ou alguns lances livres. Escrevendo assim, parece uma coisa bem óbvia, né? Afinal, quanto mais próximo do aro, maior a chance de você converter o arremesso. No caso da seleção, porém, vale reforçar isso. Demorou, custou um bocado, mas enfim a equipe abraçou essa obviedade, terminando com 40 pontos no garrafão, contra 30 dos anfitriões. Considerando que eles têm Tony Parker, sempre um dos maiores cestinhas na zona pintada na NBA, essa vantagem foi expressiva.

No geral, dos 69 arremessos brasileiros no jogo (12 a mais que os adversários, diga-se), 14 foram de três pontos. A França chutou ainda menos: apenas nove em 57.

*  *  *

Foi muito bom ver Marquinhos voltar neste jogo como se não tivesse perdido nada nas últimas semanas. Ele se movimentou bem, sem demonstrar dor ou limitação, aguentando até mesmo uma bola presa com a fortaleza que virou o pivô Kevin Seraphin. Ele terminou com oito pontos em 26 minutos para desenferrujar.

*  *  *

Seraphin, aliás, que está jogando com muita confiança, hein? O francês já havia terminado a temporada da NBA jogando muito bem, inclusive apontando uma influência de Nenê em sua evolução. Mas também não vá exagerar, rapaz. Girando para todos os lados, acertando o chute de média distância também. Foram oito pontos e quatro rebotes para ele, mas em apenas 15 minutos.

*  *  *

Vale dizer também que, a despeito de um estranhamento aqui e ali entre os jogadores, foi realmente um amistoso: nenhum atleta, por exemplo, jogou por mais de 29 minutos. Os 28min27s de Parker foram o máximo para a França, enquanto os 26min34s de Marquinhos lideraram entre os brasileiros.

*  *  *

Leandrinho rendeu muito mais ofensivamente quando trabalhou fora da bola em vez de investidas individuais. Dos seus cinco primeiros arremessos, por exemplo, ele converteu os dois em que recebeu a bola em condições para finalizar da zona de média distância para dentro. Errou os três em que decidiu atacar por conta própria.  Sua primeira jogada no mano-a-mano que funcionou foi quando decidiu aproveitar um mismatch contra o ex-companheiro de Suns Boris Diaw, ainda muito pesado.

*  *  *

O nível atlético dos franceses é até superior ao dos brasileiros, coisa rara. Desta forma, num eventual confronto olímpico, é preciso muita atenção dos nossos alas e armadores para bloquear os jogadores após o arremesso. Gente como Diawara, Gelabale vai atacar a tábua ofensiva atrás de rebotes ou de roubadas sempre que puderem. São muito ágeis, enérgicos e elásticos. Melhor afastá-los da bola.

*  *  *

Um ponto importante, por fim: dessa vez foi a França que jogou desfalcada, sem escalar o ala Nicolas Batum. E um desfalque considerável. Batum é ainda mais atlético e muito mais completo que Diawara e Gelabale, tem muito mais talento no ataque e pode ser considerado hoje o segundo principal jogador da equipe. No mínimo, o terceiro, dependendo da motivação de Boris Diaw.