Vinte Um

Jennings inaugura polêmicas, desdenha de ex-parceiros e promete vida nova

Giancarlo Giampietro

E a primeira polêmica oficial da temporada 2013-2014 da NBA ficou por conta de… Brandon Jennings!

Palmas para ele, pessoal!

(Clap-clap-clap-clap-clap! São milhões de aplausos, no clima de Iiiiiirrmãos Benson!)

Muito bem, obrigado, obrigado.

Vocês viram essa? Em Detroit, o mais novo Brandon da Motown – assumindo o cargo que antes pertencia a Knight, numa das trocas mais curiosas do verão – foi elogiar seus novos companheiros, num gesto básico de solidariedade. O problema é que, ao falar bem de uns, decidiu pisar no calo de outros, seus antigos parceiros de Milwaukee.

''Neste ano acho que vocês vão ver um jogador completamente diferente, só de ver todo o talento que tenho ao meu redor, os veteranos neste vestiário'', afirmou, indicando que não praticava um bom e saudável basquete pelo Bucks por ter de fazer demais em quadra, sem ter a companhia adequada. Depois, foi a vez de fazer comentários diretos específicos sobre os grandalhões. ''Não pude jogar com um cara que tenha presença de garrafão desde Andrew Bogut, alguém para quem você possa atirar a boa. Agora tenho isso aqui. Caras como Josh, Drummond. Podemos fazer pick-and-rolls. Um monte de opções.''

Daí que o Larry Sanders, que acaba de assinar um contrato gigantesco em Milwaukee, de US$ 11 milhões por quatro temporadas, não gostou muito dessas observações técnicas do armador. E disse que, para os pivôs do Pistons mostrarem o que podem, Jennings ''tem de passar a bola para eles primeiro''.

Ouch.

Um raro momento em que os atletas deixam de lado a diplomacia, abrindo mais uma história intrigante para acompanharmos na temporada.

Pensem no seguinte: em maio, o Bucks estava disputando os playoffs, com os dois presentes no quinteto titular. Cinco meses atrás apenas. Não dá para imaginar que, de lá para cá, a apreciação de um pelo outro tenha mudado drasticamente assim… Quer dizer: os dois mal se aturavam, mas isso não podia vir a público de modo algum, para evitar uma crise institucional numa equipe das mais pobrinhas da liga, que se vira do jeito que pode para ser competitiva. E os técnicos e dirigentes que se virem para contornar esse tipo de situação, que, acreditem, se replica em diversos vestiários dos clubes da liga, mas que dificilmente ''vaza'' devido a um rígido controle de comunicação.

Uma vez, porém, que as temporadas mudem, com jogadores pegando as malas e partindo para outra, é aí que se abrem as portas para que esse tipo de desavença (ou, no mínimo, ''desgosto'') seja revelado. O mais novo Piston obviamente não confiava muito nos pivôs que tinha ao seu lado para alimentá-los, e ao menos um desses gigantões esperava muito mais passes de seu armador.

Jennings é realmente uma figura daquelas, que estava escondido em Milwaukee nos últimos anos, esperando mais microfones, luzes. Talvez Detroit, hoje em dia, ainda não seja o palco para isso, mas ele ao menos encontrou algum jeito de chamar a atenção. Segundo consta, na sua primeira parada na NBA, se tornou persona non grata, se comportando como uma suprestrela, embora sua produção em quadra não se justificasse.

Este é outro aspecto que nunca se pode ser ignorado quando se escreve ou comenta a liga norte-americana. Os egos enormes envolvidos. Muitos desses atletas são paparicados desde a adolescência, tratados como reizinhos das mais diversas regiões de um país de proporções continentais. O duro é se ajustar a uma nova realidade, quando, ao seu lado, estão vários atletas que pensam exatamente a mesma coisa. O caso de Jennings é especial neste sentido. Ele saiu do high school direto para a Euroliga, com um contrato bem valioso. Já era patrocinado por um fornecedor esportivo emergente nos EUA quando foi selecionado no Draft de 2009. Chegou a marcar 55 pontos naquela que era apenas sua sétima partida no campeonato. Mas este continua a ser o principal feito de uma carreira que entra em sua quinta temporada.

Quando você o olha em ação, algumas habilidades saltam aos olhos, especialmente seu controle de bola. Jennings se desloca sem a menor dificuldade, com muita desenvoltura no drible, mesmo em alta velocidade – o indefectível Zach Lowe esmiuça seu jogo aqui. Mas não conseguiu em Milwaukee se desvencilhar de péssimos hábitos ofensivos, com poucos passes para cesta (não se enquadrou nem entre os 20 melhores em percentual de assistências por posse de bola, e Nate Robinson foi o 18º…) e uma seleção de arremessos sofrível. Seu aproveitamento nos tiros de quadra até agora é de ridículos 39,4%, algo inaceitável para alguém pouco pontua na linha de lances livres (2,9 na carreira). Vejam aqui seu quadro de 2012-2013:

Em amarelo, a média da liga. Em vermelho, abaixo (o que mostra o quanto sofre nas bandejas. De todo modo, o gráfico indica potencial de crescimento para Jennings de média para longa distância, desde que consiga reduzir o número de arremessos contestados que assume durante as partidas

Nem mesmo nas medições avançadas seus números sobrevivem, ficando abaixo de Iverson, Marbury, Steve Francis e qualquer outro dos anti-heróis que tenha  ouvido gritos e gritos de ''fominha'' durante as últimas décadas e sido eleito ao menos uma vez para um All-Star. Injusto esse tipo de comparação? Talvez. Desde que o próprio armador entenda em que ponto está sua trajetória no momento.

Veja o que ele também disse em sua chegada a Detroit: ''Definitivamente tenho de mudar meu jogo para que este time tenha sucesso. As coisas que eu estava fazendo em Milwaukee eu não precisarei fazer mais aqui: tentar tantos arremessos ruins''. E mais: ''Agora eu posso simplesmente ser eu mesmo em quadra, ser o que era cinco anos atrás, quando estava no colegial''.

Então é isso?

Ersan Ilyasova & Cia. estavam segurando o armador, atrapalhando seu potencial? Acompanhado de Greg Monroe, Andre Drummond e Josh Smith, vamos ver o ''verdadeiro'' Brandon Jennings?

Joe Dumars e Larry Sanders mal podem esperar.