Assistente técnico diz que estilo de Scott Machado combina com o Rockets
Giancarlo Giampietro
A luta de Scott Machado por uma vaga no elenco do Houston Rockets só começou, está nos primeiros dias, mas ganhou força com uma declaração interessante do assistente ténico JB Bickerstaff durante o training camp do clube texano na cidade de McAllen. Para o treinador, o brasileiro nova-iorquino vem causando um impacto positivo nos treinos, pois seu estilo de jogo combinaria com o plano tático da equipe.
''Acho que ele joga do jeito que queremos em nosso sistema. Queremos correr com a bola, e ele é um armador muito bom acelerando'', afirmou. ''Queremos compartilhar a bola, e ele é um ótimo passador. O que ele faz meio que acende o resto de nossa ofensiva. Sua habilidade para criar chances para os pivôs é ótima para nós. Sua habilidade para quebrar a defesa e entrar no garrafão também. Ele acerta os companheiros na cabeça algumas vezes porque eles não estão esperando o passe. Precisam se acostumar a jogar com ele, mas ele está fazendo um grande trabalho.''
Palavras para encorajar, não?
Mas que fique claro que esse é um assistente do Rockets falando algo positivo sobre um dos jogadores em que o clube resolveu investir, apostar. Digo: a não ser que a participação do armador fosse um desastre, o técnico não iria procurar pontos negativos para destacar numa entrevista para o principal diário de Houston, o Chronicle.
Outra: Bickerstaff pode ser influente, mas também não é o primeiro, nem o segundo a tomar uma decisão final sobre quais seriam os 15 atletas que o Rockets levará para a temporada – quatro ainda precisam ser contratados, o que deixa o armador, com contrato parcialmente garantido, numa situação delicada.
Esse contexto não abala Scott, porém. ''É uma competição. Você tem que amar competir para estar neste palco. Sabendo que há um monte de armadores disponíveis, você tem de colcoar na cabeça que, a cada vez que pisar na quadra, precisa provar que você é o melhor entre eles'', afirma.
Lembrando que McAllen, cidade modesta no Texas, é justamente a sede do Rio Grande Valley Vipers, a filial da D-League do Rockets. É justamente nesta cidade que Scott não quer ficar no restante da temporada.
* * *
Segundo relato do repórter Jonathan Feigen, Toney Douglas, concorrente direto de Scott Machado, também estaria treinando bem, começando e finalizando jogadas. O Rockets também estaria conduzindo seu elenco de uma forma em que o armador não fique sobrecarregado, com todos os jogadores empenhados em controlar e passar a bola com frequência. O que ajudaria um atleta com as características do ex-Knick, que é mais um ala com tamanho de armador. Outro candidato a reserva de Jeremy Lin, o talentoso Shaun Livingston está fora dos treinos com uma contusão na virilha.