Vinte Um

Veterano espanhol adia aposentadoria e dá aula de defesa em vitória do time de Augusto

Giancarlo Giampietro

Augusto faz festa com Jiménez

Augusto pode aprender muito mais ao lado de Jiménez em Málaga

Carlos Jiménez Sánchez acreditava que já havia virado aquela famosa página, a da aposentadoria das quadras, e estava procurando o que fazer da vida até que o telefone tocou. Ou recebeu o email, o SMS, o whatsapp?, sabe-se lá o quê.

Fato é que chegou o convite inesperado, e lá estava ele se fardando novamente como jogador de basquete, a convite do Unicaje Málaga, clube que havia defendido por cinco temporadas, em meio a duas passagens pelo Estudiantes.

A equipe do brasileiro Augusto Lima tinha uma emergência: o experiente Sergi Vidal foi afastado devido a uma cirurgia no púbis, e o norte-americano James Gist também enfrentava problemas físicos. Calhava, então, que Jiménez poderia cobrir provisoriamente os dois atletas. Foi chamado em setembro e, meio desprevenido, assinou um contrato de um mês, com mais 30 dias opcionais.

Neste domingo, o veterano, 36, não só atuou pela equipe dirigida por Jasmin Repesa, como arrancou elogios do técnico croata e foi o jogador mais eficiente do Málaga em vitória sobre o Joventut de Badalona. Mesmo que tenha jogado por apenas 15 minutos e 45 segundos. Mesmo que tenha feito apenas quatro pontos só na linha de lances livres, sem ter convertido nenhum chute de quadra.

E como se faz isso? Fazendo as pequenas coisas por sua equipe: foram seis faltas recebidas, quatro rebotes apanhados, uma assistência e um roubo de bola. De tudo um pouco para ajudar na vitória e ser aclamado no ginásio Martín Carpena.

Também porque ele foi responsável pelo lance crucia da partida: com cerca de quatro segundos no cronômetro e a chance de definir o confronto, o pivô Fran Vázquez errou dois lances livres, mas foi salvo por um reboe ofensivo de Jiménez. A posse de bola extra rendeu mais dois arremessos para Vázquez, o fujão do Orlando Magic, fechando a conta em 73 a 71.

Um lance emblemático para um grande jogador. Por anos e anos Jiménez foi o chamado “glue guy”, aquele que dava a liga para a formidável Espanha, movendo a bola no ataque, abrindo caminho para suas estrelas e se matando na defesa.

Ele nunca precisou de uma média de 20 pontos por jogo para prosperar e empilhar medalhas em casa – sua contagem de pódios pela seleção espanhola só perde para a de Pau Gasol, Juan Carlos Navarro e Felipe Reyes. Os quatro foram juntos campeões mundiais em 2006.

 “É incrível. Que faz a diferença na defesa. Defendeu melhor do que Calloway, Gist ou Simon. Ele encontrou seu nicho”, elogiou o treinador, que sabe que é hoje um croata de sorte. Jogar sem a bola, em prol do time, se adaptar: são essas raras características e valiosas estão agora à sua disposição. É isso o que Jiménez faz melhor.