Vinte Um

Nowitzki escapa de papelão em Berlim com vitória apertada do Mavs

Giancarlo Giampietro

Com 1min28s de jogo ainda no contra-ataque, Dirk Nowitzki está livrinho para o contra-ataque. O ala-pivô alemão havia subido para contestar um arremesso da cabeça do garrafão e já saiu em disparada para receber o passe. Era como se ele estivesse em impedimento, numa tremenda de uma banheira, ao dominar a bola.

Aí é o básico: direita, esquerda e… Aro!

O astro errou uma das bandejas mais fáceis de sua carreira, depois de subir todo desajeitado, embora estivesse livrinho da silva.

“Home, sweet home”, brinca o comentarista. Veja:

Pois é: a trapalhada de Dirk aconteceu na frente de seus compatriotas e diante do Alba Berlin, na capital alemã, no segundo confronto entre clubes da NBA e europeus nesta pré-temporada. Ooooops!

No fim, seu Mavs venceu um jogo apertado, por 89 a 84 e livrou o craque de um tremendo de um papelão.

Nowitzki terminou a partida com apenas oito pontos e cinco rebotes em quase 34 minutos de ação, números bem acanhados para seus padrões. Ele errou seis de seus nove chutes de quadra e ainda cometeu três desperdícios de posse de bola. Ai. Haja ferrugem para tirar.

Lembrando que vale a mesma ressalva feita ontem para o Boston Celtics: os jogadores do time texano chegaram a Berlim nesta semana, mal treinaram direito e já foram para quadra na condição de “tudo a perder”. A diferença é que o Alba Berlin está alguns degraus abaixo do Fenerbahce, que bateu o time de Fabrício Melo na véspera, em Istambul.

*  *  *

Darren Collison, do Dallas Mavericks

Collison, ex-Hornets e Pacers, é o novo armador de Carlisle

Três titulares fizeram sua estreia pelo Mavs: o armador Darren Collison, o ala OJ Mayo e o pivô Chris Kaman. Collison foi muito bem, com 14 pontos e 9 assstências em 34 minutos. Kaman – alemão naturalizado, registre-se – somou 14 pontos,  seis rebotes e dois tocos. Mayo anotou oito pontos e teve a segunda melhor marca de “plus-minus” (saldo de cestas da equipe enquanto jogava) da equipe, com +15.

Rick Carlisle vai precisar de paciênca para integrar tanta gente nova em sua rotação, incluindo Elton Brand e os calouros Jae Crowder, ala que é um defensor de mão cheia, e Bernard James, veterano de guerra no Oriente Médio.