Vinte Um

Jukebox NBA 2015-16: Celtics, David Bowie e as constantes mudanças

Giancarlo Giampietro

jukebox-stevens-bowie

Vamos lá: a temporada da NBA se aproxima rapidamente, e o blog inicia sua série prévia sobre o que esperar das 30 franquias da liga. É provável que o pacote invada o calendário oficial de jogos, mas tudo bem, né? Afinal, já aconteceu no ano passado. Para este campeonato, me esbaldo com o YouTube para botar em prática uma ideia pouco original, mas que sempre acho divertida: misturar música e esporte, com uma canção servindo de trilha para cada clube. Tem hora em que apenas o título pode dizer algo. Há casos em que os assuntos parecem casar perfeitamente. A ver (e ouvir) no que dá. Não vai ter música de uma banda indie da Letônia, por mais que Kristaps Porzingis já mereça, mas também dificilmente vai rolar algo das paradas de sucesso atuais. Se é que essa parada existe ainda, com o perdão do linguajar e do trocadilho. Para mim, escrever escutando alguma coisa ao fundo costuma render um bocado. É o efeito completamente oposto ao da TV ligada. Então que essas diferentes vozes nos ajudem na empreitada, dando contribuição completamente inesperada ao contexto de uma equipe profissional de basquete:

A trilha: ''Changes'', por David Bowie

Por quê? David Bowie foi um dos maiores camaleões da história da indústria pop. Um torcedor do Boston Celtics regular teria dificuldade em listar ao menos 10 jogadores do elenco do clube nas últimas duas temporadas. Simples assim. ''Mudanças (vire e encare o desconhecido)… Mudanças, você apenas vai ter de ser um homem diferente'', canta Bowie no refrão. A diferença aqui é que o técnico Brad Stevens é o mesmo, a princípio. O que está mudando é o cenário ao seu redor, forçando adaptações táticas do personagem principal.

Bowie mudava constantemente para seguir na vanguarda, e aí que a gagueira do refrão ''ch-ch-ch-ch-chaaanges'' faz ainda mais sentido, retratando uma cabeça no mínimo agitada, pensando nas mais diferentes personalidades e formas que poderia assumir. Ainge não vai pintar a cara, obviamente, nem mexer muito no cabelo para chegar ao topo, como fazia o artista em 1971, quando essa compôs a música. Mas, no que depender dele, vai sacodir seu plantel sem parar.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Já brincamos no ano passado, e a piada continua: Danny Ainge não larga o telefone, né? Deve ser cliente platinum de sua operadora. Desde que percebeu que o núcleo formado por Pierce, Garnett, Rondo e Allen não seria mais o suficiente para dar a Boston um novo título, seu gerente geral tem perturbado a concorrência com ligações, vasculhado todo e qualquer software que analise atletas e visitado ginásios para tentar identificar algum prospecto que caia bem em seu time. Ainge vai fazer troca atrás de troca em busca de uma combinação ideal de jogadores que devolva a Boston o status a que seu torcedor mais velho está habituado.

E, bem, em meio a tantas mudanças, que Stevens cuide do resto.

Veja este gráfico aqui, elaborado pelo Basketball Reference:

nba-roster-changes

Continuidade dos elencos: o percentual equivale ao total de minutos replicados por um time entre duas temporadas. Por exemplo: o Hawks aparece com 88% na campanha passada, todo verdinho. Isso quer dizer que 88% de seus minutos foram distribuídos a jogadores que já estavam no elenco da temporada anterior (2013-2014). Avaliando só pelas cores, você vai perceber que apenas Dallas, Lakers e Philly tiveram três anos mais avermelhados do que Boston. Dois desses times foram para a loteria, enquanto o Mavs deu um jeito de se manter nos playoffs, no Oeste, graças a Rick Carlisle (e Dirk Nowitzki). Brad Stevens fez esse tipo de mágica no campeonato passado para por o Celtics no mata-mata

O censo extraoficial da NBA comprova o fluxo constante no elenco do Celtics desde a última campanha de Doc Rivers e a chegada de Stevens em 2013. De um campeonato para o outro, Ainge montou equipes em que ao menos metade dos minutos utilizados eram endereçados a caras novas.  Mas tem mais que isso.

Na temporada passada especificamente, 22 jogadores diferentes vestiram a camisa do Boston Celtics. Dá mais que quatro times. Para contextualizar, o New York Knicks, que passou por um expurgo promovido por Phil Jackson e ''brigou'' pela lanterna do início ao fim, escalou 20 atletas. O Los Angeles Lakers, todo despedaçado, teve 18 caras. Oklahoma City Thunder teve uma lesão atrás de outra, também realizou trocas e, ainda assim, ficou em 21. Para bater esse número de Ainge, só mesmo apelando a Sam Hinkie, que botou 25 jogadores em quadra pelo Sixers. O Phoenix Suns, depois de seu saldão pós-All-Star Game, chegou a 23, e, não por acaso, seu gerente geral é discípulo do poderoso chefão de Boston.

Para a campanha 2015-2016, o Celtics já conta com cinco novos jogadores: os calouros Terry Rozier, RJ Hunter e Jordan Mickey e os veteranos David Lee e Amir Johnson. Perry Jones III pode ser outra novidade, mas tende a ser dispensado antes de a temporada começar. Mas é bom que o torcedor do Boston não se apegue tanto assim a esses caras. Em questão de meses, a caixa postal de todos eles pode ser outra, algo que Ainge não se dá ao trabalho de negar, pois seria a mentira mais deslavada.

David Lee pode ajudar o Celtics, mas não era um alvo prioritário

David Lee pode ajudar o Celtics, mas não era um alvo prioritário

A pedida? Uma superestrela, por favor. Pelo menos uma!  Sim, pensando na quadra, nos resultados imediatos, qualquer coisa que não seja o playoff significaria um retrocesso para Stevens e sua cabeça de técnico. Ainda mais porque, no papel, seu time tem tudo para ser melhor que o do ano passado.

O pequenino Isaiah Thomas, líder da arrancada na metade final da temporada, agora trabalha desde o training camp, livre de lesões. Lee (100% ataque) e Johnson (um jogador especial para cuidar das pequenas coisas) chegam para reforçar a rotação anterior, com habilidades que casam perfeitamente, dando, com Tyler Zeller, Kelly Olynyk e Jared Sullinger, uma infinidade de combinações para um treinador evidentemente criativo. Além disso, a expectativa é que Marcus Smart se acalme um pouco em quadra, passada a adrenalina de calouro, e possa dar uma contribuição mais consistente.

Mas nenhum desses caras aqui teria presença garantida numa seleção de All-Star, nem mesmo no Leste. Como conjunto, creio que eles podem até mesmo desafiar o Toronto Raptors pelo título da Divisão do Atlântico. Pensar em algo maior que isso, porém, pediria muito mais boa vontade.

Ainge confia que a credibilidade crescente de Stevens seja um atrativo

Ainge confia que a credibilidade crescente de Stevens seja um atrativo

A gestão: Danny Ainge tem o quinto mandato mais longo da liga americana quando o assunto é o controle sobre as operações de basquete. As quatro administrações mais longevas que a dele: Heat (Riley), Spurs (Popovich/RC Buford), Mavs (Cuban/Nelson) e Lakers (Kupchak/família Buss). Só isso. Para se manter no cargo, o ex-armador alia diversos fatores, a começar por sua popularidade por lá. Isso não adiantaria nada, porém, se não tivesse conquistado o título em 2008, o primeiro desde 1986, quando Larry Bird ainda era um dos maiorais. O título saiu justamente por seu arrojo, pela predisposição a assumir riscos, fechar trocas, até que reuniu Garnett e Allen em torno de Pierce e Rondo. Essas negociações também lhe dão fôlego, independentemente do produto apresentado em quadra: ninguém pode dizer que ele não esteja tentando.

Uma tacada certeira de Ainge foi a escolha de Stevens como substituto de Doc Rivers, algo que não parecia tão óbvio assim na época. Quando contratado, o técnico tinha apenas 36 anos. Era mais jovem que Garnett e um pouco mais velho que Pierce. Vindo da Universidade de Butler, pela qual desempenhou um trabalho incrível, desafiando grandes equipes da NCAA para alcançar a final do torneio nacional em duas temporadas seguidas, o gêniozinho era cotado para suceder o Coach K em Duke ou qualquer outra potência da categoria. Bastava enrolar um pouco mais em seu emprego, que uma dessas ofertas certamente chegaria. Foi convencido, porém, a assumir um Celtics em reconstrução, com a segurança de um contrato de seis anos, valendo muito (US$ 22 milhões). Com vasta cultura de jogo, a cabeça aberta e ótimo trato com os atletas, construiu sua reputação rapidamente. Hoje, é visto como um dos trunfos do time para atrair o tão esperado astro.

Além disso, o escritório do Celtics é reconhecido como um dos pioneiros no uso das estatísticas avançadas e de qualquer ferramenta tecnológica que tenha surgido desde a década passada e que possa por o Boston em posição de vantagem. Antes de assumir o Houston Rockets, Daryl Morey passou três anos por lá.

Olho nele: Amir Johnson. Na falta de Kevin Love ou LaMarcus Aldridge, Ainge foi atrás de uma contratação pontual que cobre uma das deficiências de seu atual elenco: um pivô atlético para reforçar a última linha defensiva. As medições de saldo de pontos tendem a apontar o jogador ex-Raptors como um marcador de elite, com agilidade, impulsão e bom senso de colocação para oferecer cobertura a Lee, Sullinger, Zeller ou Olynyk, todos vulneráveis na proteção de cesta. Seu contrato é de US$ 24 milhões por dois anos, mas o segundo é opcional para o Celtics, dando ao time flexibilidade na busca por novos alvos.

card-avery-bradleyUm card do passado: Avery Bradley. Aqui, nem precisamos viajar tanto no tempo assim. O card ao lado é da coleção 2010-2011, quando o armador havia acabado de trocar a Universidade do Texas pelo Boston Celtics. Sabe o que isso significa? Que ele é o jogador que há mais tempo veste a camisa alviverde. Está indo apenas para sua sexta temporada pelo clube, sem ainda ter completado 25 anos.

Ao lado de Jared Sullinger, Bradley é o único atleta que Stevens herdou de Rivers ao assumir o time em 2013.  Seu papel pode ser reduzido neste campeonato, dependendo do grau de evolução de Marcus Smart. De qualquer forma, ainda vai compor uma rotação interessante com o segundanista e com Thomas, com três atletas que colocam muita pressão no drible dos oponentes. No ataque, seu papel é um pouco mais simples: nunca vai ser confundido com um maestro, ficando preferencialmente de canto, ainda que possa forçar a barra em alguns chutes de média distância.

Desde que se profissionalizou, Bradley melhorou sensivelmente seu arremesso, que era considerado uma atrocidade. Em sua primeira campanha, ele arriscou apenas cinco chutes de longa distância em 162 minutos, sem acertar nenhum. Na campanha passada, foram, respectivamente, 352 em mais de 2.400, convertendo 35,2% deles. Não estamos falando de um atirador de elite, mas é algo relevante para quem veio literalmente do zero. Foi algo que não aconteceu com Rajon Rondo, por exemplo.