Vinte Um

Fiba promove revolução no calendário. Sem combinar com ninguém

Giancarlo Giampietro

Andrew Nicholson, um dos nove jogadores de NBA nesta seleção candense

Pode ter Brasil x Canadá no Maracanã. O difícil é saber que seleção canadense viria… Ou se vai existir uma seleção canadense

A Fiba deu mais detalhes nesta terça-feira sobre seu plano de se revolucionar o calendário de seleções a partir de 2017. O curioso? Eles simplesmente não acharam necessário discutir tais mudanças com as partes mais interessadas: os clubes, que são aqueles que verdadeiramente sustentam a modalidade neste vasto mundo de basquete.

Mas, bem, revoluções, do ponto de vista social, são algo súbito, né? Vai avisar ou acertar quê? Além do mais, as mudanças só estão previstas para daqui a dois anos. Até lá, já deu tempo mais que suficiente para esses lazarentos se acostumarem com a ordem que vem de cima. A NBA, a Euroliga e tudo o mais: que se virem.

(…)

Só que não?

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Numa seção de perguntas e respostas em seu site, a Fiba afirma que as drásticas alterações no seu calendário começaram a ser planejadas em março de 2011. E que, desde então, ''um número de seletas confederações foi consultado'', que houve ''um estudo de experts internacionais independentes'', que ''a informação foi compartilhada com as confederações'', que ''três formatos diferentes foram propostos'' e, depois de um feedback por parte dessas confederações (Haiti? Lituânia? Austrália? Ilhas Maurício?), houve uma ''consulta com a NBA, a Euroliga e as ligas mais fortes da Europa''.

Agora… o que leva, então, a, nesta terça, o chefão da Fiba Europa, Kamil Novak, a dizer, em coletiva durante o EuroBasket, que a participação dos jogadores das principais competições de clubes do mundo é incerta no novo calendário? ''Nós esperamos que a Euroliga vá parar (suas atividades durante as datas de seleção). Que os jogadores da Euroliga não vão participar das eliminatórias é pura especulação agora. Já a NBA é um caso diferente'', afirmou. Novak também admitiu em sua entrevista que a Fiba Europa ainda não teve discussões detalhadas com as confederações sobre a nova tabela.

Será que ao menos os jogadores da D-League, como Damien Wilkins, ficariam disponíveis durante a temporada?

Será que ao menos os jogadores da D-League, como Damien Wilkins, ficariam disponíveis durante a temporada?

Espera: então quer dizer que a federação internacional consultou as ligas, mas não necessariamente recebeu ou considerou as respostas? Parece que é o caso. Afinal, ao avançar em suas perguntas e respostas, eles me saem com esta: ''Obviamente que o mais desejável é ter jogadores de NBA sempre em ação. Contudo, há vários bons jogadores fora da liga. Além do mais, os jogos classificatórios vão dar a chance para o crescimento de novos talentos, novas estrelas''.

Sei.

Que tal ouvir o que o Canadá tem a respeito?

Independentemente de sua seleção nacional, com nove atletas enebianos listados, ter sido eliminada agora há pouco por uma Venezuela que nem Greivis Vásquez tinha, como a Fiba espera que o país, com sua atual estrutura, monte equipes competitivas? Todos os seus principais talentos estão na 1) NBA, 2) basquete universitário norte-americano e 3) Europa. Não existe uma liga nacional canadense minimamente forte. E aí? Azar? Pode-se argumentar que o calendário internacional, então, serviria de incentivo para o desenvolvimento da modalidade, e que o Canadá só teria a ganhar com um campeonato interno solidificado, e bla-bla-bla. Como se fosse simples uma mudança cultural dessas.

Pois vamos às mudanças propostas: os torneios continentais (Copa América, EuroBasket etc.) passarão a ser disputados de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo, em vez de dois em dois. No lugar da disputa bienal com a qual estamos acostumados serão realizadas eliminatórias para o Mundial, assim como acontece no futebol. Basicamente, o basquete está assimilando as chamadas ''datas Fifa'' ao seu programa. Ficaria assim  (clique aqui se quiser ver o arquivo inteiro, em inglês):

fiba-calendario-2017

Haveria seis janelas de eliminatórias para a Copa do Mundo entre novembro de 2017 e fevereiro de 2019, com o torneio marcado para setembro deste ano. Terminada a Copa, em novembro os times voltariam a se reunir para, então, disputar as eliminatórias para os torneios continentais. À parte destas duas competições Fiba, ainda haveria quatro torneios olímpicos para definir o restante dos países nos Jogos (cujos campeões se juntariam a sete países já previamente qualificados diretamente por meio da Copa do Mundo, sendo duas vagas para os melhores americanos e europeus, uma para o melhor da África, da Ásia e da Oceania)

Se formos reparar nesse calendário, em todas as eliminatórias para a Copa do Mundo, quatro janelas coincidiriam com o calendário da NBA, da Euroliga, da NCAA e das grandes ligas pelo mundo de qualquer forma (os meses de novembro e fevereiro). Partindo do princípio de que a grande liga americana não vai liberar seus atletas para estes meses, você pode imaginar o pandemônio mundo afora para a se convocar as seleções, mesmo que os principais clubes europeus arrefeçam — o que não é garantia de nada. Pensem no futebol novamente: neste exato momento, há um crescente descontentamento por parte das grandes potências europeias com as insistentes demandas do calendário Fiba. Nesse contexto, então, faz muuuuuuuuuuito mais sentido a ofensiva da Fiba para tentar retomar o controle da Euroliga. Ah, claro: e não só os Real Madrids da vida que têm direito a chiar. Há o Bahía Basket, o Bauru, o Flamengo, os Cocodrilos, o Sydney Kings, o Shandong Kingston Lions etc. etc. etc.

Imagine, então, se a liga italiana topa liberar os seus atletas, mas a ucraniana, não? Qual não vai ser a inconsistência na hora de escalar e as situações incômodas decorrentes. Por exemplo: supomos que o Brasil, com a anuência da LNB, conte com os principais nomes em atividade no país para a janela de fevereiro. E eles enfrentam o México desfalcado em jogos de ida e volta. Ganham ambos. Aí, em junho, a turma da NBA se junta à seleção e acaba perdendo duas vezes para o Canadá. (Ou vice-versa). Ainda assim, o time se classifica para a Copa do Mundo. Na hora de selecionar os 12 finais, como fazer?

Mas esse dilema, acreditem, é o de menos, é só para corações moles sofrerem e fichinha perto das certeiras injustiças que teremos a partir do sorteio de grupos e tabela, devido à sua composição randômica. Pois enfrentar a atual Venezuela sem a NBA, como vimos, pode ser complicado — mas e o México sem Ayón e Gutiérrez seria mais fácil, não? Para não dizer os Estados Unidos? E o próprio Brasil? E qual seria a divisão dos grupos? Nem todos os países vão jogar contra todos. Como compensar essa discrepância? Simplesmente impossível no formato proposto.

Benite chegou ao Pan embalado por excelente playoff do NBB

Benite acaba de trocar o NBB pela ACB. No novo mundo Fiba, o ideal seria segurar os talentos. Isso se a LNB topar o calendário

Outro ponto que inspira preocupação: a logística para a realização cada janela da eliminatória. A agenda prevista pela Fiba teria a segunda-feira para viagem. A terça e quarta-feira para viagem e/ou treinamento. A quinta e a sexta para treino e/ou jogo. O sábado para uma nova viagem. O domingo e a segunda para treino e/ou jogo. E a terça seguinte para viagem de volta dos atletas aos seus respectivos clubes. Quantos dias para treinamento e aprimoramento, né?! Imagine o altíssimo nível de cada jogo. É um desperdício de tempo e energia.

De qualquer forma, a federação internacional tenta se blindar dizendo que ampliou o número de vagas para a Copa do Mundo de 2019, saindo de 24 para 32. Seriam 12 postos para a Europa, 7 para as Américas, 5 para a África e inacreditáveis 7 para a Ásia (com Austrália e Nova Zelândia no páreo, integradas), além do país-sede, que é a China. (Bem, com sete países das Américas no páreo,  o Brasil não correria risco de ficar fora do Mundial mais uma vez, né? Hã… Ops, deixa pra lá.)

O maior número de vagas seria uma forma de compensar qualquer injustiça. Não creio. Todas essas mudanças são muito complexas e vão muito além da balela promovida pela Fiba de que ''a seleção nacional é a locomotiva para o basquete em cada país'' e que, por isso, ela deveria estar acima de tudo e todos.

nba-global-games

A NBA já tem seus jogos globais. Não prece preocupada com o cenário do basquete internacional

Quais as contrapartidas que os cartolas apontam? Primeiro de tudo, pensando na NBA, é a definição de que seus atletas ao menos teriam um verão (setentrional) para descansar, livres de qualquer obrigação com a seleção a cada ciclo olímpico/de Copa do Mundo. Bem… Hoje isso já acontece na prática, não? Ainda que informalmente. De qualquer forma, segundo seus estudos, o sistema de eliminatórias pediria muito menos dias de preparação, com uma redução de 25% no tempo de convocação para os jogadores europeus e de 20% para o restante do mundo.

A Fiba também garante que o seguro para os jogadores será bancado pelos seus cofres, e não mais pelas confederações. Com o formato anunciado, prometem maior visibilidade para as equipes nacionais e um maior contato dela com o torcedor local, já que disputarão jogos oficiais em casa. Esse argumento em específico faz sentido, mas sua viabilização implica nos problemas acima citados. Por fim, seu memorando também indica algo que parece mais chantagem emocional barata a ''atual posição econômica do basquete estaria em risco devido à evolução de outros esportes''.

Não me parece que a NBA esteja tão preocupada assim com o vôlei, o handebol ou mesmo o rúgbi, parece? E, se for para falar de países com menos poderio econômico que os EUA, eu diria que a seleção tende a ser apenas uma consequência do produto interno, por mais que aqui em solo tupiniquim tenhamos batido insistentemente na tecla de que só os rapazes de Rubén Magnano podem alavancar a modalidade. Aos poucos, a liga nacional vai tocando seu trabalho e mostrando outro caminho.

Enfim, a Fiba diz ter esses estudos que clamam por esta revolução e que as mudanças seriam benéficas para todas: ''uma renda maior e o potencial de crescimento para  a família do basquete podem ser esperados''. ´Mas dá para confiar que uma entidade que permite sem parar a compra de passaportes em todos os cantos do mundo, tirando o seu troco nessas transações, que vende convites para seu Mundial por um milhão de euros e agora deve cobrar uma fortuna pelas sedes dos Pré-Olímpicos mundiais de 2016 esteja zelando pelo bem da família do basquete? Desculpem-me se recebo essa frase de modo ressabiado.

Agora é esperar o posicionamento da Euroliga (que já está fula da vida com a entidade), da NBA, da USA Basketball, da liga nacional e de outras partes. A Fiba pode muito bem colocar em prática sua nova visão de mundo. Os clubes podem bater o pé e emperrar as mudanças. A NBA pode querer aproveitar a brecha e atender aos desejos de sua facção que deseja assumir o controle do Mundial. Enfim. Por ora, o assunto ainda é tratado em banho-maria, mas chegará o dia em que vai explodir, e aí precisa ver se nada será como antes. Ou se ficaremos na mesma.