Vinte Um

Brasileiros caem na estrada antes de tomar decisão sobre o Draft

Giancarlo Giampietro

Georginho, agora em Treviso: longo período de testes para o armador

Georginho, agora em Treviso: longo período de testes para o armador

Enquanto dirigentes, técnicos e torcedores de Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers ainda estão concentrados neste ínfimo evento que são as #NBAFinals, o restante da liga se concentra no processo do Draft. Aquele que, por ora, envolve alguns jovens talentos brasileiros que têm até o dia 15 de junho para decidir se permanecem, ou não, inscritos na lista de recrutamento de calouros.

Estamos, então, nos últimos dias para que mostrem serviço aos olheiros americanos. Para tanto, é preciso cair na estrada, mesmo que muitos scouts tenham viajado para ver o que se passa por estas bandas in loco – pelo menos dez times por aqui para ver partidas da LDB, por exemplo. Os pinheirenses Georginho e Lucas Dias estão, neste momento, em Treviso, para a disputa do adidas EuroCamp, reunindo garotos de diferentes idades e nacionalidades. Já Danilo Siqueira (ou ''Fuzaro'', para os estrangeiros) começou seu período de treinamentos na academia Impact, em Las Vegas, entrando no giro dos workouts. Humberto Gomes, outra talentosa revelação do Pinheiros, segue treinando em São Paulo e muito provavelmente vai retirar seu nome no dia 15, a não ser que surja algum time empenhado em lhe prometer uma seleção de modo surpreendente.

Acompanhe a cobertura do 21 para o NBA Draft:
>> Qual o cenário para os quatro brasileiros inscritos?
>> Georginho conclui Nike Hoop Summit com status no ar
>> Técnico americano avalia o potencial de pinheirenses
>> Apresentando Georginho, o próximo alvo da NBA
>> Lucas Dias e preparação para encarar mais um teste

>> Georginho e Lucas Dias vão declarar nome no Draft

Pegar a estrada se tornou rotina para George e Lucas, que já passaram, ao todo, por pelo menos sete cidades nos Estados Unidos para fazerem testes privados – em algumas delas juntos, na maioria separados. O armador esteve em Los Angeles, por exemplo, sendo testado pelo Lakers, em Boston e Portland, enquanto o ala teve seu check in em Salt Lake City anunciado pelo Utah Jazz. Encerrada a participação na Itália, os dois retornarão a solo norte-americano para mais duas sessões cada, sendo que a última vai reunir ambos nas dependências do Brooklyn Nets.

Um pique logo ali em El Segundo para Georginho

Um pique logo ali em El Segundo para Georginho

Os dois chegaram a Treviso na sexta-feira, depois de um voo realmente longo a partir de Portland, no extremo Noroeste dos EUA. No sábado, dia de abertura do camp, a despeito do cansaço, Georginho viveu um bom dia, segundo dois avaliadores de times da Conferência Oeste da NBA que consultei – só está cedo para publicar as opiniões deles, já que as atividades vão até segunda-feira. Para muitos, esta é a primeira chance de avaliar os garotos ao vivo. Para outros times, que já os acompanham há um tempo, a experiência serve para acúmulo de informações, mas acaba não sendo decisiva na avaliação.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

O armador está agrupado num time que ganhou o nome de San Antonio Spurs, curiosamente um time que o assistiu duas vezes aqui no Brasil. Mas isto é realmente só uma coincidência, gente. A equipe só leva este nome por ser dirigida por Jim Boylan, assistente de Gregg Popovich. Assim como o 'Phoenix Suns' de Lucas assim é chamado por ter Mike Longabardi, assistente de Jeff Hornacek, como técnico. Confira todos os elencos e o calendário de jogos e treinos. Jogar em Treviso não é algo inédito para os brasileiros, ainda que a maioria dos convocados tenha origem europeia. No ano passado, Rafael Luz, Cristiano Felício e Lucas Mariano estiveram por lá. Em 2013, Raulzinho e Lucas Bebê brilharam por lá, ao lado de Augusto Lima. É no mínimo uma ótima oportunidade para os garotos se testarem contra talentos de ponta.

Danilo Siqueira foi um dos poucos jovens com tempo regular de quadra no último NBB

Danilo Siqueira foi um dos poucos jovens com tempo regular de quadra no último NBB

Do outro lado do Atlântico – e bem distante da Costa Leste –, Danilo chegou a Las Vegas na sexta-feira para trabalhar com o prestigiado treinador Joe Abunassar, coordenador da Impact, uma academia que trabalha ou já trabalhou com dezenas de célebres figuras da NBA, com destaque para Kevin Garnett, Chauncey Billups, Kawhi Leonard, Kyle Lowry, Rudy Gay, Ricky Rubio, entre outros.

O explosivo ala-armador do Minas Tênis vai ter uma semana para se preparar para mostrar suas habilidades diante de dezenas de scouts durante um workout na próxima sexta, dia 12. O brasileiro vai acompanhar o letão Kristaps Porzingis, jovem ala-pivô do Sevilla que é tido por muitos como um dos cinco candidatos mais promissores do Draft. O pivô Myles Turner, da Universidade do Texas, também será apresentado. São dois calouros bem cobiçados, o que garante uma exposição tremenda ao jogador.