Vinte Um

NBA põe dois brasileiros entre os principais candidatos ao Draft

Giancarlo Giampietro

nba-draft-combine_650

Só uma notinha rápida na cobertura dos brasileiros rumo ao Draft da NBA: o armador Georginho e o ala Lucas Dias receberam nesta semana um convite importante, confirmado, para participar do Combine de Chicago, entre os dias 12 e 17 de maio.

A simples convocação para o evento já é um sinal bastante positivo. O processo de seleção acontece com base no interesse dos times. Cada franquia manda para o escritório central, em Nova York, sua própria lista de prospectos que desejariam conferir em Chicago. A partir daí, a liga vai apurar os mais votados e fazer a lista final. Que George e Lucas tenham constado na primeira leva de atletas contatados mostra que atiçam a curiosidade dos clubes – e que estariam hoje num informal top 70 de prospectos segundo os dirigentes. Algo mais concreto que as projeções dos especialistas na cobertura. Dependendo dos andamento do camp, a cotação pode variar.

O problema? Lucas ainda está se recuperando de uma lesão no tornozelo, sofrida no confronto com o Brasília pelas quartas de final do NBB, na volta dos treinos com George na academia IMG, na Flórida. O armador, de todo modo, está liberado e viaja no domingo para a metrópole americana. É uma grande chance, depois de um Nike Hoop Summit inconclusivo, para ele mostrar serviço diante de basicamente toda a liga. É de se imaginar que os 30 gerentes gerais dos clubes estarão por lá, escoltados por outros dirigentes e scouts, para avaliar a safra deste ano de perto.

Vale lembrar que 93 jogadores se inscreveram no Draft de modo precoce, mas o grupo de concorrentes é bem maior, incluindo aqui os formandos do basquete universitário, os jogadores estrangeiros nascidos em 1993 e também aqueles que deixaram o basquete amador americano e se profissionalizaram antes de buscar a NBA.

Acompanhe a cobertura do 21 para o NBA Draft:
>> Qual o cenário para os quatro brasileiros inscritos?
>> Georginho conclui Nike Hoop Summit com status no ar
>> Técnico americano avalia o potencial de pinheirenses
>> Apresentando Georginho, o próximo alvo da NBA
>> Lucas Dias: da impaciência ao desenvolvimento
>> Georginho e Lucas Dias vão declarar nome no Draft

O que é o NBA Draft Combine?

É o camp preparatório oficial da liga. Eles distribuíram cerca de 70 convites a garotada. Aqueles que são considerados, em tese, os 20 melhores da classe, ou algo em torno disso, só devem ir para Chicago para realizar exames médicos, avaliações atléticas e eventualmente realizar entrevistas formais com os cartolas. Estamos falando de Karl Towns, Jahlil Okafor, Emmanuel Mudiay, Kristaps Porzingis etc. O restante será obrigado a participar de jogos de cinco contra cinco em quadra.

Trata-se de uma mudança significativa neste ano em relação ao que aconteceu nas últimas temporadas, com muitos agentes atrapalhando ou controlando o processo, tirando seus atletas das sessões competitivas, para proteger sua cotação. Desta vez, quem for – pois os jogadores não são obrigados a aceitar o convite –, vai ter de se provar em quadra. O que é bom para os brasileiros, ainda relativamente desconhecidos pela maioria dos tomadores de decisão. Os dois, que também serão entrevistados e examinados fisicamente, só têm de estar preparados para enfrentar um nível bem elevado de competição, com muita gente sedenta em quadra.