Vinte Um

Quem sai ganhando e perdendo na loteria da NBA?

Giancarlo Giampietro

A ordem do Draft 2014 da NBA saiu nesta terça-feira, um pouco antes de Pacers x Heat, 2º round.

Sem enrolação, então:

QUEM SAIU FELIZ DA VIDA

Cleveland Cavaliers: pelo segundo ano consecutivo com a primeira escolha e pela terceira vez em quatro anos, sendo que era para eles ficarem em nono. Absurdo isso. O time já pode ser oficializado como o mais sortudo da liga NBA – até o dia da loteria do Draft, claro, porque depois estrepa tudo. Para quem tiver interesse na Mega-Sena, a combinação de bolinhas que deu mais um suspiro ao Cavs foi: 13-7-9-14.

David Griffin (e), início de sorte

David Griffin (e), início de sorte

David Griffin: o ex-assistente do gerente geral pelo Suns e também pelo Cavs, recentemente promovido, é aclamado pela crítica. Como um cara legal, antenado, com talento para lidar com números, sem perder o tino para o se pede em quadra. Começa sua primeira gestão como manda-chuva controlando o destino de um Draft badalado há tempos. “Vamos tentar melhorar radicalmente, e de maneira muito mais rápida”, afirmou o sortudo.

Anthony Bennett: a não ser que mais um calouro bombe em Cleveland, o canadense pode dar um passo para trás, fugindo dos holofotes e se desenvolvendo de modo mais tranquilo. A ordem do verão é perder peso e trabalhar duro no ginásio para recuperar a confiança em seus movimentos em direção à cesta. O canadense ainda tem muito potencial por explorar. Mas precisa se dedicar, porque a fila anda.

Philadelphia 76ers: que vai ter duas seleções entre os dez melhores, ganhando muito mais maleabilidade – e a chance de adicionar no mínimo dois atletas de rotação, ou até mesmo dois titulares de uma vez. Como aconteceu? Devido ao negócio da China com o New Orleans Pelicans no ano passado, no qual repassaram Jrue Holiday em troca de Nerlens Noel (mais um reforço, aliás) e de um eventual pick este ano. O Pellies precisava se posicionar entre os cinco melhores do Draft deste ano para segurá-lo. Sem chance.

Charlotte Bobcats Hornets: mais um que torcia para algum time da turma da fundão saltar para as três primeiras colocações. Com o atropelo do Cleveland, o Detroit Pistons foi empurrado para nono, e sua escolha acabou entregue automaticamente para o novo, velho Hornets. Que ganha a chance de adicionar um atleta para uma base que voltou aos playoffs este ano, mas que ainda precisa desesperadamente de um cestinha no perímetro. Um dos poucos times que ignorou o entrega-entrega neste ano foi premiado. MJ ainda tem o 24º para contratar.

Conferência Leste: a incompetência é premiada! Quatro primeiras escolhas num Draft bastante elogiado pelos scouts vão para o lado do Atlântico, com Cleveland, Milwaukee, Philadelphia e Orlando. O comissário Adam Silver já disse que seu departamento técnico vai se debruçar sobre o Draft. Mudanças devem vir por aí depois do escândalo que foi a campanha de alguns clubes do ano passado.

QUEM SAIU PRAGUEJANDO

Dion Waiters: o Cavs pode estar em vias de adicionar mais um jovem astro em sua rotação de perímetro, com Andrew Wiggins e Jabari Parker. A não ser que o Griffin opte por Joel Embiid (pivô camaronês constantemente comparado a um jovem Hakeem Olajuwon – sim, isso mesmo, mas que precisa acalmar a moçada quanto a alguns problemas físicos nas costas). Se vier um dos alas, como fica o ex-gordotinho, ainda emburradinho Waiters, que não suportava nem repartir a bola com Kyrie Irving? Troca nele, talvez.

Waiters: além de Irving, mais estrela? Hmpf

Waiters: além de Irving, mais estrela? Hmpf

Stan van Gundy: escapou de suas mãos um pick de loteria, na primeira semana de trabalho. Mas, bem, para quem tem Andre Drummond no elenco, pega mal reclamar em público.

Jrue Holiday: dependendo do estrago que o Sixers fizer no Draft, cada posse de bola que o armador tiver que preparar para Anthony Davis no próximo campeonato será pressionada por esta nota de rodapé: “Não custa lembrar que ele foi trocado por Fulano e Cicrano”.

New York Knicks: mas nem tanto. Imagine a chacota que seria para cima de Phil Jackson se a escolha originalmente dos Bockers caísse entre as três primeiras, mas endereçada ao Denver Nuggets? Por quê? Graças ao negócio por Carmelo Anthony em 2011. Ainda assim, mais uma vez a franquia nova-iorquina fica chupando o dedo graças a transações passadas.

Teóricos da conspiração: porque o Lakers não ganhou o Draft e ficou estacionado em sétimo.

Kobe Bryant: dificilmente algum salvador virá nessa colocação, embora o time possa contratar um bom e jovem jogador para ajudar. O armador Marcus Smart, os alas-pivôs Julius Randle, Noah Vonley, Dario Saric e Aaron Gordon são todas boas opções.

* * *

Sobre projeções? Seria loucura um blogueiro baseado na Vila Bugrina em São Paulo se arriscar. Recomendo que sigam atentamente Jonathan Givony, do DraftExpress, e Chad Ford, do ESPN.com. Para constar: por enquanto nenhum menciona Bruno Caboclo, mas posso atestar que o garoto do Pinheiros causa burburinho entre os scouts da liga.