Vinte Um

Sobre o susto com o convite da Finlândia e o basquete “grande”

Giancarlo Giampietro

Divisão dos potes para o sorteio do Mundial 2014

Divisão dos potes para o sorteio do Mundial 2014

No meio de uma correria danada, no ano passado, com um torneio continental de seleções sucedendo o outro, tentei cobrir mais ou menos tudo o que estava acontecendo da forma mais fácil e, por vezes, mais conveniente: tentar encontrar um elemento comum a todos os eventos e fazer um resumão a partir deste ponto.

Por sorte, neste caso a pauta era clara e boa, ao mesmo tempo: a ''onda de eliminações surpreendentes'' por todos os cantos do mundo. E não há melhor momento para resgatar esse texto do que a ressaca que vive a comunidade basqueteira em geral, depois do anúncio dos quatro convidados para a Copa do Mundo da Fiba. Ver a Finlândia colocada entre os últimos ''classificados'' despertou uma reação cheia de som e fúria mundo afora. Uma reação bastante despropositada, se consideramos os fatos acontecidos em 2013, aqui relembrados.

Para quem está com preguiça de clicar no link acima, ou para os que, de repente, num estalo, perdeu a conexão – acreditem, aqui na sede do conglomerado 21, na Vila Bugrão, a Net não pára em pé –, seguem aqui também todos os times que foram privados da disputa da vaga (em quadra), de maneira precoce:

Europa
Alemanha, Rússia e Turquia (ao trio se juntaram, depois, Grécia e Itália).

Américas
Brasil e Canadá.

África
Nigéria e Tunísia.

Ásia
China.

É muita seleção ''tra-di-cio-nal'' no mesmo balaio. Uma dezena, quase 50% do que poderia ser a chave do Mundial. Abriram espaço, aqui e ali, para países como Ucrânia, México, República Dominicana, Egito, Senegal e Filipinas.

O quanto dessas duas listas, de eliminados e classificados, pode realmente ser considerado uma surpresa? Não há uma resposta definitiva para isso. É o famoso ''depende''.

Na Europa, por exemplo, as coisas são muito, mas muito mais complicadas, e todos sabemos. A Ucrânia, sim, foi uma baita surpresa. Nos times históricos da União Soviética, Rússia e Lituânia eram as principais fontes de mão-de-obra. Para quem viu o Eurobasket, ficou clara a limitação do time, excessivamente lento, mas muito bem dirigido, orientado por Mike Fratello. De qualquer forma, se você põe uma Grécia na vaga dos caras, outros times muito bons ainda assim ficariam fora. É assim a vida por lá, mesmo com seis vagas abertas e a Espanha metida, para variar, entre os primeiros colocados. O que deixou todo mundo (que acompanhou a competição…) em choque, na época, foi o fato de russos e turcos terem caído logo na primeira fase. Enquanto um certo time escandinavo avançava…

México, campeão da Copa América de basquete. Alô? Lembram?

México, campeão da Copa América de basquete. Alô? Lembram?

Nas Américas, precisa falar? O Brasil desfalcado, mas ainda Brasil, perdeu de todo mundo, inclusive de Jamaica e Uruguai. A Argentina também se viu surpreendida pelos caribenhos e teve de lutar muito e contar com um pouco de sorte também para se garantir. O México, do nada, liderado por Gustavo Ayón, terminou como um campeão histórico. Aqui, acho que os sustos têm muito a ver com as inesperadas campanhas sofridas de dois (supostos) pesos pesados. Mas o fato é que, com o crescente número de americanos descendentes e naturalizados espalhados pelos países do continente ajuda a embaralhar muito as coisas. A Jamaica não tinha status nenhum desde a Terra do Fogo ao Alaska. Mas um jogador como Samardo Samuels pode dar muito trabalho, ainda mais quando acompanhado de uma série de armadores e alas superatléticos. E pensem no seguinte: eles ainda poderiam ter escalado Roy Hibbert e outros possíveis ''expatriados''.

Na África, a Nigéria, lotada de norte-americanos, muitos deles atletas do calibre de NBA ou D-League, como Al-Farouq Aminu e Ike Diogu, e a Tunísia, que tem dois dos jogadores mais talentosos do continente (Salah Mejri e Makram Ben Romdhane) era a atual campeã, ficaram pelo caminho. Egito e Sengal foram duas zebraças, sim, que acompanharam Angola.

Na Ásia, a China passou por uma humilhação sem precedentes ao perder para Taiwan nas quartas de final, abrindo espaço para os anfitriões das Filipinas beliscarem uma vaga junto de Irã e Coreia do Sul. As Filipinas que agora sonham com a naturalização de JaVale McGee e Andray Blatche, dois pivôs da NBA com algum grau de ascendência similar ao de Manny Pacquiao. Vai saber.

A gente poderia esmiuçar cada uma dessas situações com mais tempo e detalhes, mas acho que deu para pescar o que está acontecendo, né? As coisas não são mais como antes, gente. O mundo do basquete mudou, e faz tempo já. O que me leva a uma lembrança.

*  *  *

Num dia desses, João Fernando Rossi, o  competentíssimo e comunicativo diretor do Pinheiros, sempre aberto ao diálogo nas redes sociais ou seja aonde for, estava divagando no Twitter sobre como não entendia muito bem a campanha ''BIG'', da NBA. Já viram? Blake Griffin e James Harden não se cansam de falar sobre isso a cada intervalo do ''League Pass''. Para ser sincero, já não aguento mais ouvir os dois astros, e nem eles conseguem falar mais – a cada exibição, a cara da dupla parece ainda mais tomada pelo tédio. Que saaaaaaaco…

Daí que, em meio a uma sucessão de posts, Rossi disse que, por seu trabalho na gestão do NBB, passou a compreender o significado da mensagem da liga norte-americana. Não me lembro exatamente qual a situação, se foi após o Jogo das Estrelas ou a final Flamengo x Uberlândia, mas era algo que gerava repercussão, que causava impacto, ao seu ver – concordem ou não, mas a visão de quem está de dentro da organização vai ser sempre diferente. Mas o fato é que ele, irradiante, fez a associação de que o campeonato nacional também seria BIG, grande.

Com peças publicitárias, você tem de tomar o maior cuidado. Se não fizer como Rossi e der um passo para trás, para tentar entender o que estão tentando colocar na sua cabeça, corre-se o risco de ser dominado por um processo de ''tanto-bate-até-que-fura'', de assimilar tudo, sem a menor desconfiança.

A nova inserção da NBA, no caso, é feliz em muitos sentidos. Por mais que haja pequeninos encantadores, magos com a bola, como o caso de Isaiah Thomas, do Sacramento Kings, estamos falando de uma modalidade dominada gente grande, alta. A referência a ''Bigs'', para o americano, então fica natural. É isso: uma palavra simples, mas que também passa um significado, hã, maior, grandioso.

No que chegamos a uma verdade que muita gente parece querer ignorar: o basquete hoje é muito grande. Doa a quem doer.

Não adianta falar e pensar ''bla-bla-blas'' sobre a globalização turbinada pela NBA e pela federação internacional como algo meramente teórico, se você não está preparado para aceitar o reflexo de tudo isso na prática, em quadra.

A competição está muito mais ferrenha, bem mais complicada do que 10, 15, 20 anos atrás, quando a a dissolução da União Soviética e da Iugoslávia já deixavam as coisas duras demais. A diferença é que americanos, asiáticos e africanos estão enfrentando hoje um cenário que, antes, preocupava apenas europeus ocidentais.

Já vivemos a época em que países de pouco ou nenhum histórico não estão nem aí para isso. Para uma Jamaica ou uma Nigéria prosperarem e incomodarem, basta a combinação de alguns dos seguintes fatores:

a) uma rede expansiva de contatos e a criatividade no processo de seleção – e a Fiba, convenhamos, é uma mãe para isso, permitindo as mais diversas associações de vínculos familiares +

b) um programa minimamente estável financeiramente +

c) um pouco de sorte na composição de grupos e chaves +

d) um ou outro desfalque de peso para os restantes =

''Temos um jogo'', nas palavras do Everaldo Marques.

E, não, não precisa ter jogador de NBA para formar um time bom. Como o caso da Finlândia, que bateu Rússia e Turquia – o armador Petteri Koponen, cujos direitos pertencem ao Dallas Mavericks, é hoje, quem chega mais perto disso. Mas vá perguntar a Koponen ou a um Ayón o que eles pensam sobre a legendária turma do Kanela. Não vai dar em nada. O que não quer dizer que não respeitem um país que pode revelar jogadores de biótipo tão diferente como Nenê, Tiago Splitter e Marcelo Huertas. Respeitar é uma coisa, porém. Temer? Outra.

Giovannoni e o Brasil são respeitados. Mas temidos?

Giovannoni e o Brasil são respeitados. Mas temidos?

Não dá mais para achar que o Brasil, bicampeão mundial e medalhista olímpico com nossa geração dourada, tem direito adquirido de nada. Pensem no futebol – o único esporte coletivo mais disseminado que o basquete, claro. Quem vai ousar dizer que Hungria e Polônia, que já tiveram seleções e gerações brilhantes, têm presença obrigatória em qualquer torneio de ponta? Em 1994, depois de se complicar com a Bolívia, quase que a eventual Seleção tetracampeã mundial cai fora da Copa. Nos gramados, não faz o menor sentido mais qualquer tipo de concessão. A bola rolou? São 90 minutos, então, pare decidir quem é que pode mais.

Nas quadras de basquete, é o que temos hoje. O Brasil, que ficou fora de três Olimpíadas em sequência, que terminou os últimos Mundiais nas 8ª, 19ª e 9ª colocações, está no meio do bolo, gente. Sabemos do potencial e do histórico do país, mas, nas últimas duas décadas, isso não serviu de nada. Na Europa, entre os veículos especializados, a mais dura verdade é que a seleção de Magnano só era vista como ''favorita'' a descolar uma das últimas quatro vagas na Copa devido ao tamanho do mercado nacional, e não pelo peso da camisa. Não há mais espaço para provincianismo, e insistir com um discurso de soberba e prepotência só é um… Convite para mais tropeços.

O basquete hoje é grande, e cada um que se vire diante disso.

Se tiver de pagar os mesmos R$ 2,6 milhões que a Finlândia para assimilar essa realidade, azar.