Vinte Um

Na falta de Navarro, vai de Huertas: armador brilha como o jogador mais eficiente na Espanha

Giancarlo Giampietro

Huertas, por Navarro

Huertas, o criativo da vez pelo Barça

Num time tão metódico e com tanto jogador bom como o do Barcelona, é difícil brilhar por conta própria quando você não atende pelo nome de Juan Carlos Navarro, codinome La Bomba. Mas, quando você tem um talento de Marcelinho Huertas, pode aprontar das suas também. Em vitória da superpotência catalã neste domingo por 89 a 81 sobre o CB Canarias, Liga ACB, 24ª rodada, o armador conseguiu se soltar em quadra para conseguir o mais índice de produção do fim de semana.

Huertas jogou por apenas 25min44s, mas se esbaldou com 22 pontos e 5 assistências com aproveitamento de 80% nos arremessos (4/5 em três e o mesmo rendimento nas bolas de dois pontos). Atingiu um índice de eficiência de 28 pontos, o maior do fim de semana, superando o armador grego Nikos Zisis (27) e o pivô Pablo Aguilar (26).

Agora juntamos os pontos: a explosão de Huertas contra time das Ilhas Canárias é facilmente compreensível quando notamos justamente o desfalque de Navarro. Lidando com problemas físicos há um bom tempo, musculares e no tornozelo, o veterano cestinha foi mais uma vez poupado. Precisando, então, de mais criatividade em seu quinteto inicial, o técnico Xavi Pascual promoveu o brasileiro aos titulares, colocando o defensivo Victor Sada no banco.

Na temporada, o armador preferido de Rubén Magnano tem médias de 9,4 pontos, 3,7 assistências, 44% de dois pontos, 41% de três e 89% nos lances livres e 11,6 de eficiência, em 23 minutos. Para se comparar o quão especial foi sua atuação deste domingo, confira aqui todos os jogos pela Liga ACB 2012-2013.