Vinte Um

Mesmo com série de vitórias, Lakers ainda luta contra probabilidades

Giancarlo Giampietro

Dwight Howard x Kobe Bryant

Howard está melhorando, Kobe promete os playoffs… Mas o Lakers ainda está numa enrascada

Por Rafael Uehara*

Com a vitória de 103 a 99 sobre os Dallas Mavericks neste último domingo, o Los Angeles Lakers chegou a um recorde de 28-29 e está apenas dois jogos atrás do Houston Rockets na coluna de derrotas na briga pela oitava vaga nos playoffs da Conferência Oeste. Kobe Bryant foi mais uma vez fantástico, marcando 38 pontos com aproveitamento de 13-21 em tiros de quadra, pegando 12 rebotes e postando sete assistências. Steve Nash marcou 20 com aproveitamento de 7-12 em tiros de quadra.

Mesmo com a vitória em Dallas, a sétima do time nos últimos 10 jogos, as probabilidades matemáticas dos Lakers chegarem aos playoffs continuam pequenas. De acordo com o algoritmo formulado por John Hollinger, ex-analista da ESPN hoje vice presidente de operações do Memphis Grizzlies, os Lakers tem apenas 37% de chance de chegar aos playoffs no momento, enquanto o Utah Jazz tem 65,7%, o Golden State Warriors, 88,1% e o Houston Rockets, 97,2%.

Isso se dá porque a formula de Hollinger leva em consideração força de tabela recente – acumulando o aproveitamento de cada adversário. E de acordo com o power ranking de Hollinger, o Lakers enfrentou a décima tabela mais fraca da liga nestes últimos 10 jogos. E ainda sim, perdeu em Phoenix, sofreu em Charlotte e foi humilhado por Clippers e Celtics. Postou um diferencial de pontos de apenas +1.8 no período.

E as coisas não ficam muito mais fáceis daqui pra frente: 13 dos últimos 25 jogos do time serão na casa do adversário, incluindo viagens a Denver nesta segunda-feira, Oklahoma City, Indiana e Golden State. O time ainda enfrentará em casa os gigantes do Oeste: Clippers, Spurs e Grizzlies e o persistente Chicago Bulls em casa mais uma vez cada, além de receber o Rockets no último dia da temporada regular. A defesa que permanece inconstante ainda enfrentará sete dos 10 melhores ataques da NBA nessa reta final.

Levando todo o contexto em consideração, não há como fugir do fato que as probabilidades ainda estão contra o Lakers, lado emocional e promessas de Kobe Bryant à parte.

*Editor do blog “The Basketball Post” e convidado do Vinte Um. Você pode encontrá-lo no Twitter aqui: @rafael_uehara.