Vinte Um

Agora vai? Faverani se coloca à disposição de Magnano para defender a seleção

Giancarlo Giampietro

Faverani agora está na luta

A cada convocação da seleção brasileira nos últimos anos a pauta ficava quase sempre voltada para a turma da NBA. Será que vão se apresentar? Os times liberam? Como estão fisicamente? E os contratos? Blablabla.

Mas há outro mistério que perdura e desafia as diversas listas que já foram anunciadas por Magnano, Moncho e a turma anterior. E o Vitor Faverani? O que acontece?

Sempre visto como um jogador de muito potencial, seu nome entrou para o rol de selecionáveis a partir do momento em que fez a transição da base para o profissional no Unicaja Málaga. Mas nunca deu as caras por aqui. Equipe de base, equipe de Sul-Americano, equipe principal, nada. A ponto de, no fim, ser esquecido, ou algo perto disso.

Na tentativa de reunir os melhores nomes possíveis, o empossado Rubén Magnano viajou por aí até chegar à Espanha para bater um papo com os jovens brasileiros espalhados por lá. Ao que parece, a conversa não foi muito boa, tendo deixado o argentino irado com seu comportamento. Se há algo que realmente vai tirar nosso treinador do sério, é isso. O pivô conseguiu.

Bem, o site da CBB agora resolveu fazer as pazes. Em mais que bem-vinda entrevista à equipe de comunicação da entidade, Faverani afirmou que, ''se for interessante para a comissão técnica do Brasil me chamar, vou aceitar porque estou pronto para defender o Brasil''. Depois ele tenta afagar o argentino: ''Tenho uma enorme admiração pelo técnico Rubén Magnano e com certeza ele virá à Espanha para conversar com os jogadores que pretende convocar''.

Pois é. Magnano já foi para a Espanha, Vitor bem sabe.

O pivô estava defendendo o Murcia na época. Embora não tenha sido convocado para o grupo pré-olímpico, o rapaz tenta explicar porque se manteve à distância ao menos na última temporada. ''No ano passado eu tinha que fazer um tratamento muito delicado para curar um problema no calcanhar do pé direito. Conversei com o pessoal do Valencia, e ficou decidido que tinha que fazer o tratamento nas férias porque a lesão já estava sobrecarregando o joelho. Fiz uma opção de fazer o tratamento nas férias e hoje estou totalmente curado'', disse.

E, sim, esse é um problema recorrente. Não são apenas os clbues da NBA que vão colocar seus interesses acima de qualquer outro na hora de cuidar do desenvolvimento ou de simplesmente preservar, mesmo, seus jogadores. As confederações que se virem politicamente para dobrá-los – e, claro, a vontade do atleta também pode influenciar qualquer decisão.

De todo modo, está feita a ponte. Na hora de definir seus pivôs, cabe a Magnano definir se Faverani é um nome interessante, ou não, para a seleção.

*  *  *

Até porque, hoje, a seleção brasileira também não fica necessariamente refém do pivô. Num cenário hipotético – e, provavelmente, utópico –, se Magnano tivesse todos os pivôs à disposição para fazer uma convocação, muita gente boa teria de ser cortada. Veja a lista: Varejão, Splitter, Nenê, Augusto, Faverani, Hettsheimeir, Murilo, Giovannoni, Paulão… Além dos projetos Lucas Mariano, David, Lucas Bebê e Fabrício Melo…

*  *  *

Ao falar sobre NBA, Faverani não se mostra o mais entusiasmado, não.  ''Sonho não é. Tenho três anos de contrato com o Valencia, onde estou muito bem. Quero fazer o melhor aqui, ajudar a equipe a ganhar títulos, com grandes campanhas. Depois disso, se aparecer a NBA, não custa conversar, mas tem que ser naturalmente, sem forçar nada. Estou num dos grandes clubes do basquete da Europa. E é aqui que quero ficar.''