Vinte Um

O Fantástico Mundo de Ron Artest: Ciúmes de você (ou “parem de encenar!”)

Giancarlo Giampietro

Antes da criação do Vinte Um, um projeto mais modesto, mas seguramente mais divertido era criar um blog todo voltado ao ala Ron Artest, do Los Angeles Lakers.

E bancaria como? A começar pela leitura do site HoopsHype, obrigatória para qualquer fã de basquete, devido ao acúmulo absurdo de informação oferecido diariamente, com tweets e declarações dos jogadores, jornalistas, dirigentes e trechos de reportagem do mundo todo.

As novelas das negociações de LeBron James e Carmelo Anthony foram certamente as líderes em manchetes nos últimos anos desse site agregador de conteúdo. Afinal, é o tipo de assunto que rende boato, respostas a boato e os boatos que, então, brotam desse processo.  Mas há também um personagem que dia sim, dia não vai estar presente por lá, geralmente no pé dos boletins de rumores, puxando a fila dos faits divers. Ron Artest, senhoras e senhores.

Sucessor natural de Dennis Rodman na prática do lunatismo – embora com personalidades e natureza completamente diferentes, num mano-a-mano que deve ser explorado em uma ocasião futura  –, Ron-Ron vai ganhar o seu próprio quadro aqui. Nos tempos em que a ordem é racionar na vida em sustentabilidade, o jogador não nos priva de sua condição de fonte de humor inesgotável.

*  *  *

"O que é isso!?", exclama o Metta World Peace

Gerald Wallace, na avaliação de Ron-Ron, faz uma de suas encenações em Hollywood

Tava preocupante. Nosso anti-herói estava completamente perdido em meio a essa confusão toda que tomou conta do Lakers nas últimas semanas. Kobe Bryant deu a cara a tapa sem parar, Dwight Howard continuou fazendo suas palhaçadas. Pau Gasol ganhou em Steve Nash um companheiro de ponderação. E Ron Artest sumido, sem ninguém lhe perguntar nada, ou sem tirar nada que valesse um destaque durante o caos. O que era incompreensível, considerando de quem estamos falando.

Mas tudo tem seu fim. O Metta World Peace ressurgiu das cinzas nesta madrugada, voltando com tudo no Twitter. Que alívio!

Talvez enciumado pelos elogios de Kobe Bryant ao ala Gerald Wallace, após a vitória dos angelinos sobre o Brooklyn Nets no Staples Center, Ron-Ron saiu para o ataque contra o adversário. Wallace, daqueles jogadores que não aliviam em coletivo, no rachão e talvez nem contra seus filhos no quintal de casa, somou cinco roubos de bola, três tocos, cinco rebotes e quatro faltas em 29 minutos. ''Na defesa, ele foi uma equipe de demolição de um homem só'', disse Kobe.

Seu companheiro de Lakers não entendeu o jogo desta maneira, não. Para ele, o ala do Nets não parou de cavar faltas e se jogar em quadra (''flop''). Veja sua sequência de Tweets em tradução soltinha da silva:

1) ''Qual foi a melhor encenação hoje? Das três que vimos?! Estou tão feliz que a NBA agora cobra US$ 5 mil por encenação''…

2) ''As duas encenações do Gerald Wallace foram malucas… Risos… E eu na quadra pensando: ''O que é isso!!!… É louco porque ainda sou forte, mas mais rápido.''

3) ''Fiquei tão nervoso quando o Gerald Wallace se jogou. Risos. Achei que o juiz ia dar falta em mim. O Nic Batum já havia me pegado em Portland.''

4) ''Posso entender que os jogadores estrangeiros façam encenação… Eles fizeram essa regra para os estrangeiros… Mas agora está fora de controle…''

5) ''Os árbitros fizeram um bom trabalho hoje ao pegar as duas vezes que o Gerald Wallace se jogou… Mas eles perderam a encenação do Reggie Evans… Tudo bem… Eles vão pegar a próxima…''

Sensacional. Para os boleiros americanos, aqueles que começaram jogando nos parques de Nova York, ou aqueles dos colegiais de Indiana, quer dizer, entre o boleiro roots americano circula essa ideia mesmo de que o ''flop'' chegou aos Estados Unidos via Europa, mesmo.

Mas não que, em sua fase paz-e-amor, ele fosse esquentar a cabeça para sempre com isso.

Em seu próximo tweet, já mudou de assunto, avaliando os dons de estilista do rapper, empreendedor, marido da Beyonce e milionário Jay-Z. Ele adorou os novos uniformes do Nets, de Brooklyn, pertinho de sua vizinhança nova-iorquina.

6) ''Tenho de conseguir uma camisa do Brooklyn! Essas camisas são animais! Jay Z é fantástico! Já tenho a jaqueta do Brooklyn no clipe que estou pra lançar.''