Vinte Um

Tony Parker desenha jogada da vitória do Spurs e quer o cargo de Popovich

Giancarlo Giampietro

Nando de Colo para a vitória

Nando de Colo para a vitória

O jogo estava empatado em 99 a 99, e a posse de bola era do San Antonio Spurs, com o Atlanta Hawks na defesa. O que a equipe da Conferência Leste não contava era que Tony Parker ia fazer as vezes de Gregg Popovich para desenhar uma jogada mortal – ou quase – e vencer o jogo.

Sem escrúpulos, o armador francês desenhou a jogada para seu compatriota Nando De Colo, novato importado para esta temporada. De Colo recebe, então, a bola na cabeça do garrafão, dá alguns dribles e… Caçapa!

Parker ficou todo-todo e aproveitou, com muita coragem, para tirar um sarro de seu comandante. ''É fácil fazer o trabalho de Pop. Ele ganha um pouco mais do que merece (a little bit overpaid), acho. É apenas minha opinião'', afirmou, provavelmente com aquela piscadela. O veterano agora que se prepare para levar o troco de seu treinador, que faz cara de mal, mas também consegue ser espirituoso quando inspirado.

Não é a primeira vez, aliás, que isso acontece no Spurs. Manu Ginóbili já fez as vezes de estrategista da prancheta, tendo seus 15 segundos extra de fama, flagrado pelas câmeras e tudo. Tim Duncan deve ter feito também em algum momento, se é que tem paciência para isso.

Veja o resultado da jogada desenhada por Parker (bem simples, por sinal):

E aqui a cena do técnico Ginóbili planejando a jogada da vitória contra o Clippers num amistoso no México, se a memória não falha:

*  *  *

Ter Parker e Manu como seus assistentes provisórios é engraçado até, considerando a horda de profissionais encubados na estrutura do Spurs que hoje apitam em todos os cantos da liga. Sam Presti pelo Thunder, Rob Hennigan e Jacque Vaughn pelo Magic, Danny Ferry pelo Hawks, Dennis Lindsey pelo Jazz,  Mike Brown pelo Lakers e mais uma porção deles.