Vinte Um

Vai com calma: 14 minutos para Fab Melo

Giancarlo Giampietro

Vai levar um tempo, precisa de paciência. Nesta segunda-feira, o pivô Fabrício Melo jogou pela primeira vez pelo Boston Celtics, embora não seja exatamente sua estreia oficial pela franquia mais vitoriosa da NBA. Vocês sabem: estamos falando de Summer League, que é um misto de rachão com jogo para valer.

Fab Melo, Summer League

Fab Melo em um de seus dois chutes do dia

Quer dizer: vale muita coisa para uma série de atletas marginais, que jogam pela sobrevivência e contratos na liga, e dos novatos, que têm uma ótima chance de se adaptar aos desafios da liga. Por outro lado, o limite de faltas para cada jogador é de dez por partida, os juízes são muito menos exigentes e os técnicos nem querem, nem têm tempo de bolar muitas jogadas para a moçada. E não há nada de Kevin Durant, Derrick Rose ou Kevin Love por estas bandas.

Um contexto essencial para avaliar os números e jogos de Fab Melo – e posteriormente – Scott Machado durante esse tipo de torneio. Em relação ao pivô, pesa ainda mais o fato de ele ser encarado apenas como um projeto pela diretoria do Celtics. Não esperam um impacto por parte dele desde já.

Pois bem: nesta segunda, então, Melo participou da vitória do Celtics sobre o Oklahoma City Thunder, por 73 a 65. Reserva, o brasileiro jogou apenas por 14 minutos, somando dois pontos, dois rebotes e dois tocos – o número de tocos elevado em relação aos outros quesitos estatísticos repete um padrão de seu início em Syracuse. Chutou apenas duas vezes, convertendo uma bola de meia distância. Enquanto esteve em quadra, a equipe ganhou por seis pontos. O ala-pivô Jared Sullinger, selecionado no Draft apenas um posto atrás, ficou em quadra por 24 minutos e somou 20 pontos e seis rebotes, sendo o cestinha. Mas era esperado que ele estivesse mais pronto para jogar de cara, tendo muito mais tempo de basquete nas costas (sem trocadilho, já que há uma questão médica a respeito de sua condição física).

Melo e Sullinger entraram juntos em quadra quando faltavam 3min50s para o fim. Segundo jornalistas presentes, Fabrício não se intimidou em quadra e falou bastante com os companheiros na defesa, aproveitando-se do know-how que adquiriu sob o comando de Jim Boeheim na universidade.

O titular na sua posição foi Sean Williams, veterano draftado pelo Nets em 2007, que teve muitos problemas de indisciplina, drogas etc, e voltou a ser aproveitado na liga no ano passado, primeiro pelo Dallas e, depois, por Boston. Quatro anos mais velho que Fabrício, ele jogou os mesmos 14 minutos e terminou com seis pontos, quatro rebotes e um toco.