Vinte Um

Filho de Stockton ganha chance no Utah Jazz

Giancarlo Giampietro

Michael Stockton

Michael Stockton devolve o sobrenome aos registros históricos do Utah Jazz

Há um Stockton no elenco do Utah Jazz que disputa a Summer League de Orlando a partir desta segunda-feira. Michael Stockton, no caso, 22 anos e filho do legendário armador que ganha uma oportunidade de mostrar serviço para a franquia em que seu pai se consagrou.

Formado por uma universidade pequena de Salt Lake City – a Westminster College, jogando também futebol americano –, o também armador jogou a última temporada pelo BG Karlsruhe, clube que disputa a segunda divisão da Alemanha e esteve entre os últimos colocados durante todo o ano. Muito pouco? Ele nem se importa.

“Só queria uma chance, não importando onde ou em qual liga. Disse que iria para qualquer lugar”, afirmou o jovem Stockton, que se frustra um pouco por não saber falar alemão. “Há muito espaço para evoluir. Já consegui fazer algumas coisas boas, mas não que tenha nem arranhado a superfície do que posso ser como jogador. Não fiz muitas cestas, não fui espetacular, mas fui sólido.”

Michael não é o único descendente de John Stockton a tentar a carreira de jogador. Seu irmão mais novo, David, joga pela universidade de Gonzaga, pela qual o pai se formou nos anos 80.

John e Paul Millsap

John e Paul Millsap em 2007

Em sua posição, no time de verão do Jazz, Michael não terá vida fácil. Os titulares devem ser Blake Ahearn, veterano da D-League que terminou a temporada passada da NBA no elenco do Jazz, e o talentoso Alec Burks, lottery pick em 2011. O versátil Kyle Weaver também deve ser bastante utilizado.

* * *

Outra curiosidade na lista de jogadores do Jazz: o ala John Millsap, irmão mais velho de Paul, ala-pivô que é um dos destaques da franquia e um dos jogadores mais subestimados da liga. Aos 29 anos, ele tenta novamente cavar um espaço no clube pelo qual treinou em outras ocasiões – na última temporada, defendeu o Guaros da Venezuela, tendo já rodado por República Dominicana, Porto Rico, Argentina e Europa. Outro integrante do clã Millsap, Elijah, também joga profissionalmente, na D-League.