Vinte Um

Mirza Teletovic, e a conexão Brooklyn-Mostar

Giancarlo Giampietro

“Mostar é uma cidade, município da Bósnia-Herzegovina, a maior e uma das maiores da região da Herzegovina e o centro do cantão Herzegovina-Neretva da federação. Está situada na costa do rio Neretva e é a quinta maior do país. Foi noemada em referência aos guardiões da ponte (na língua nativa: mostari), que em tempos medievais protegiam a Stari Most (Ponte Velha) sobre o rio. A Ponte Velha, construída pelos otomanos no século 16, é um dos marcos da cidade mais reconhecidos.”

Está na Wikipedia, ok? Sobre a cidade de pouco mais de 130 mil habitantes, que sofreu durante os anos de guerra nos anos 90 e que, de uma forma inesperada, ganha importância para o desenvolvimento da segunda franquia nova-iorquina da NBA, o Brooklyn Nets, que recomeça sua história a partir da próxima temporada.

Mirza Teletovic

Mirza Teletovic leva seu tiro de três da Liga ACB para o Nets

É de Mostar que vem o bósnio Mirza Teletovic, ala-pivô que acertou verbalmente nesta terça-feira sua transferência do Baskonia, da Liga ACB (cuja equipe ideal ele compôs na temporada passada), para o clube do Mark Cuban Mutante Russo.

Aos 26 anos, Teletovic deve assinar por três temporadas e US$ 15,6 milhões, cobrindo toda a “mi-dlevel exception”  do Nets – um valor surpreendente, considerando que é cerca de US$ 3 milhões a mais do que Tiago Splitter ganhou do Spurs, sendo que o brasileiro tinha um cartaz muito maior na Europa.

A negociação, por esse valor, também atrapalha os planos do clube de ir atrás de Dwight Howard. Então é bom que o bósnio produza.

Por coincidência, é de Mostar que pode vir outro reforço europeu para a equipe do Brooklyn: o ala Bojan Bogdanovic, que joga pela Croácia, diga-se, e foi escolhido no draft de 2011. O ala é um promissor jogador, está sob contrato na Turquia, mas poderia conseguir sua liberação.

Para um clube que já está pagando horrores por Joe Johnson e Gerald Wallace, e ainda espera torrar uma grana daquelas em Deron Williams, não há muita margem de erro na hora de escolher suas peças periféricas ­– vide o Miami Heat, que sofreu um bocado para chegar ao seu primeiro título enquanto Shane Battier, Mike Miller e Mario Chalmers não se encontravam.

Em suma: Teletovic e Bogdanovic precisam produzir mais do que o armador Zoran Planinic , outro produto de Mostar, creiam! passada. Talentosíssimo, alto, de muita visão de jogo, ele se perdeu na vida noturna em New Jersey, pouco rendeu pelo Nets na década passada e foi devolvido ao basquete europeu rapidamente.

PS: outra coincidência (muito mais óbvia e, digamos, proposital) envolvendo Teletovic e Bogdanovic? Os dois têm o mesmo agente Deron Williams e Jason Kidd: Jeff Schwartz. Ele também agencia os dois atletas selecionados pelo clube no segundo round do draft deste ano. Aaaaaah, tá.

PS2: veja o que o blogueiro já publicou sobre o Nets em sua encaranação passada