Vinte Um

Vejam só: Angola complica a Macedônia

Giancarlo Giampietro

Não deixaria de ser um tremendo, bem-vindo acontecimento se nossos chegados lusófonos de Angola, justo eles, interrompessem o sonho olímpico da Macedônia, equipe que chocou algumas potências da modalidade no Eurobasket masculino de 2011. A equipe chegou ao Pré-Olímpico mundial de Caracas com status de favorita a uma das três vagas restantes para Londres 2012 e já se enfiou de cara em uma enrascada ao perder por 88 a 84 na primeira rodada da eletrizante competição.

Bo McCalebb, ''macedônio'', se enrasca diante dos angolanos

Tremendo e em-vindo porque a Macedônia, convenhamos, jamais teria chegado a um Pré-Olímpico mundial não fosse sua contratação do escolta norte-americano Bo McCalebb. Sim, contrataram o jogador. Funciona assim: facilitam a obtenção do passaporte e sua inserção no mercado europeu; em troca ganham o direito de usufruir de seus serviços mais tarde.

É um baita talento, que vive fazendo a diferença na Euroliga, e tal. Mas de macedônio só tem realmente o passaporte, num temeroso precente. (''Estava jogando na Sérvia, e recebi uma ligação dos macedônios. Eles me pediram para jogar por eles. Nem fiz nenhuma pergunta sobre o lugar. Apenas disse sim e peguei um avião para Skopje no dia seguinte'', afirmou ao New York Times.)

Segundo o site da Fiba, nenehum dos 12 angolanos atua e, principalmente, nasceu fora do seu país. A base da seleção está no Petro Atlético Luanda, com oito convocados. E são quase os mesmos nomes de sempre: Joaquim Gomes, Eduardo Mingas, Olimpio Cipriano e Carlos Morais entre eles. Um time considerado limitado, mas que luta do jeito que dá.  McCalebb anotou 21 pontos e 5 assistências nesta segunda, e não foi suficiente.

Ainda não dá para decretar nada sobre uma eliminação dos balcânicos – dificilmente, pelo que vimos dos kiwis em São Carlos na semana passada, a Nova Zelândia conseguirá fazer frente, permitindo que avancem aos mata-matas pelo Grupo D. O revés para os africanos, no entanto, basicamente os empurra para um confronto com a Rússia, favoritos do Grupo C que manteriam essa condição também no confronto direto pelas quartas de final.

PS: veja o que o blogueiro já publicou sobre Bo McCalebb em sua encarnação passada.