Obama faz os seus palpites da NCAA. Seria o presidente dos EUA bom de apostas?
Giancarlo Giampietro
Já é o quinto ano seguido que ele participa da brincadeira, então realmente não vale mais como novidade. O que também não quer dizer que, aqui na morada do Vinte Um, ainda não seja cool demais ver o presidente dos Estados Unidos da América dedicando alguns minutos do seu tempo para preencher a tabela do torneio nacional da NCAA, dialogando com um especialista da ESPN de lá. Isso, Barack Obama se arriscou de novo na futurologia e apontou as seguintes universidades como candidatas ao Final Four deste ano: Florida, Ohio State, Louisville e Indiana, que é o seu favorito ao título, batendo Louisville na final. Confira aqui todos os palpites do presidente basqueteiro.
Se é o quinto ano seguido, então nada mais do que justo do que averiguarmos como Obama se saiu nas quatro temporadas anteriores. Afinal, se está na chuva, é para se queimar.
No decorrer da história, Barack Hussein Obama II, filiado ao Partido Democrata, 51 anos, casado com Michelle Robinson, pai de Malia e Sasha, advogado, antigo senador por Illinois, presidente dos Estados Unidos da América desde 20 janeiro de 2009, acertou apenas um campeão nacional do basquete universitário daquele país. E foi logo em 2009, em seu primeiro show na ESPN.
Depois de treinar com a garotada dos Tar Heels, o ex-ala-armador fominha e canhoto se deu bem com sua escolha, deixando Michael Jordan – formado lá e outro ícone de Chicago, vejam só – orgulhoso. Aqui entre nós, também não estava muito difícil essa, não: o técnico Roy Williams havia montado um esquadrão, com Ty Lawson, Wayne Ellington, Tyler Hansbrough, Ed Davis e mais, arrasando Michigan State na final: 89 a 72.
Naquele ano, lembremos, o presidente surfava no auge de sua popularidade, iniciando um mandato cheio de esperança. Com o passar dos anos, esse respaldo foi caindo, talvez por conta da crise e do crescente desemprego na América, ou talvez, vai saber, pelos palpites errados em suas chaves, mesmo. Em 2010 e 2011, por exemplo, ele não acertou sequer um time de Final Four, muito menos o campeão, claro. Agora, em 2012, ele ao menos se recuperou, cravando metade dos campeões regionais e semifinalistas (Kentucky e Ohio State), embora tenha novamente votado os Tar Heels como campeões gerais, vendo essa aposta ir por água abaixo nas quartas de final, quando foram derrotados por Kansas. No fim, os Jayhaws perderam para os prodígios de Kentucky na decisão. De todo modo, foi um avanço para Obama, considerando o fiasco dos chutes anteriores. E foi um progresso em momento crucial: o democrata estava buscando a reeleição, em uma disputa muito parelha com Mitt Romney. Acabou vencendo. Coincidência?
Vejam abaixo como Obama se saiu até aqui:
2009
O que o Obama chutou: Pittsburgh, North Carolina, Louisville e Memphis no Final Four. UNC campeã.
O que deu: Michigan State, North Carolina, Villanova e Connecticut no Final Four. UNC campeã!!!
2010
O que Obama chutou: Kansas, Kentucky, Kansas State e Villanova, com Kansas campeã
O que deu: Butler, Michigan State, West Virginia e Duke no Final Four. Duke campeã.
2011
O que Obama chutou: Duke, Kansas, Ohio State, Pittsburgh no Final Four. Kansas campeã.
O que deu: VCU, Butler, Kentucky, Connecticut no Final Four. UConn campeã.
2012
O que Obama chutou: Kentucky, Ohio State, Missouri, North Carolina no Final Four. UNC campeã.
O que deu: Kentucky, Ohio State, Louisville e Kansas no Final Four. Kentucky campeã.