Vinte Um

Muito além de Jeremy Lin: nerds de Harvard surpreendem e avançam no torneio da NCAA

Giancarlo Giampietro

Saunders e os nerds contra-atacam!

A revolução nerd está em marcha! Viva a revolução nerd!

Nesta quinta-feira, no início das loucuras de março, a universidade de Harvard mostrou que seu basquete vai muito além da linsanidade, causando uma das maiores surpresas da primeira rodada do Torneio Nacional da NCAA, derrubando New Mexico, cabeça-de-chave número três do quadrante do Oeste, em Salt Lake City: 68 a 62.

É a primeira vitória na história para Harvard neste nível. Esta é a segunda participação seguida do time nos mata-matas da NCAA – no ano passado, perderam para Vanderbilt na rodada de abertura por 79 a 70. Antes de 2012, porém, a última vez em que eles haviam competido nesta fase acontecera em 1946.

Para se comparar, a equipe apelidada de Crimson havia vencido 19 de 28 jogos na temporada regular, com uma campanha de 11 triunfos e 3 naIvy League, na qual enfrenta a elite (intelectual) do circuito universitário norte-americano. Novo Mexico, por outro lado, somou 29 vitórias em 35 partidas no geral, fazendo parte da Mountain West Conference.

Quatro jogadores pontuaram em dígitos duplos na capital mórmon dos EUA: os alas Wesley Saunders (18), Laurent Rivard (17), Christian Webster (11) e o pivô Kenyatta Smith (10). No geral, o time teve aproveitamento excelente de 52,4% nos arremessos de quadra, contra apenas 37,5% dos adversários, a despeito dos esforços do pivô gigante segundanista Alex Kirk, que somou 22 pontos e 12 rebotes, com 9/18 nos chutes.

O próximo adversário da equipe carmesim é a universidade do Arizona, outra instituição bem mais tradicional no basquete, que conta com alguns prospectos de NBA como o pivô Kaleb Tarczewski e o ala Solomon Hill. Eles bateram Belmont com facilidade, por 81 a 64.

*  *  *

Apenas três atletas que cursaram Harvard entraram para a NBA em toda a história. Fazem companhia a Jeremy Lin nesta lista o armador Saul Mariaschin, que disputou 43 jogos pelo Washington Capitols em 1948, e o ala Ed Smith, que fez 12 partidas pelo New York Knicks em 1953-54.

*  *  *

Ao preencher sua tabela, o presidente Barack Obama, formado em Harvard, havia apostado nos Lobos de New Mexico, claro.

*  *  *

A partida serviu como uma espécie de revanche para o técnico Tommy Amaker. Ex-jogador de Duke, ele foi eliminado no torneio de 1987 pela universidade de Indiana, que contava com Steve Alford, hoje treinador de New Mexico, em seu elenco.