Vinte Um

As dez vitórias mais marcantes do recordista Golden State

Giancarlo Giampietro

curry-green-72-win-san-antonio

Sério, mesmo? Não esperem deste blog nenhum texto mirabolante que vá dizer que o Chicago Bulls de 20 anos atrás era melhor ou pior que este Golden State Warriors de hoje em dia. Ou de hoje em sempre. Saudosistas ou progressistas vão ter de conviver com o fato de que o time de Steph Curry veio para ficar na história, agora oficialmente, depois de bater o San Antonio Spurs pela terceira vez na temporada e alcançar sua vitória de número 72. O que, caceta, todos sabemos, os já os coloca ao lado daquele beatlemaníaco esquadrão de Michael Jordan.

Restando mais um jogo contra o Esquadrão Suicida do Memphis Grizzlies, é bem capaz que eles até mesmo consigam numericamente o desempate e se candidatem seriamente ao posto de MAIOR DA HISTÓRIA: 73 > 72, AFINAL. Sim, não há como negar esse princípio matemático. É a medição mais óbvia, mais fácil para se quantificar qualquer coisa. Então por que não fazer a comparação e provocar, instigar?

Simplesmente, porque não dá.

Esta é uma reposta bastante chata para o jornalismo esportivo. Pode acabar com toda a programação de uma conversa de botequim. Pode ser até mesmo ser encarada como co-var-dia, o ''isentão'' da vez. Pode lamentar, mas… São épocas totalmente diferentes.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Aquele Bulls acertou 544 arremessos de fora em sua campanha. O Golden State já matou 1047, restando um jogo ainda no calendário, com 388 só na conta de Curry. Entre defesas ilegais por zona, mãozinha na cintura,  linha do perímetro flutuando, maior influxo de jogadores internacionais, expansão da liga, diluição (ou não) de talento… Muita coisa aconteceu nestas duas décadas de basquete que separam aquele Bulls deste Warriors para se poder traçar algum paralelo honesto racionalmente. A comparação que talvez fosse a mais justa seria apenas a do nível de dominância em relação aos concorrentes. Mas mesmo aí existe um buraco: e se os concorrentes de um forem mais fortes que os do outro? Em relação a uma revisão mais emotiva, aí, rapaziada, a gente sabe no que dá. Cada um tem sua predileção, guiada seja pela estética, ou pela afetividade histórica. Há quem jure que o Boston Celtics de 1986 seria o melhor time de todos os tempos. O torcedor do Lakers obviamente pode construir algum bom argumento para a versão dos playoffs de 2001. Por aí vamos.

golden-state-warriors-72

Feita essa ampla ressalva, por que não abraçar o Golden State? Não como O Maior Time, mas, pelo menos, como Um dos Maiores? Não é bacana que eles tenham conseguido algo antes impensável? Dá para entender aqueles que batam o pé e digam: ''Bulls, Bulls, Bulls, Bulls, Bulls…'', como numa seita. Mas a gente só espera que estes mesmos crentes, ou 90% deles, vá lá, também não acreditem realmente que Mahmoud Abdul-Rauf tenha sido melhor/precursor/similar a Curry. Uma coisa não leva à outra, não há razão para extremismos aqui, por mais que um time tenha como cor predominante o vermelho, enquanto o outro se veste de azul e amarelo.

Um ano atrás, mais ou menos, o Warriors venceu o campeonato, e havia muita gente questionando esses caras. Que era sorte. Que as bolinhas caíram. Que a NBA não é a mesma de _____, e tal cousa e lousa e maripousa, como diz o Alberto Helena. Agora, com a vitória 72 assegurada, não há muito o que possa ser dito para atingir esse time. Podem se esforçar. Mas vai ser em vão, de acordo com os registros históricos.

Então, que tal apreciar também o que está sendo construído aqui e agora?

Pesando nisso, segue uma lista de vitórias marcantes do Golden State Warriors,  chefiado por Joe Lacob e Peter Gruber, presidido por Rick Welts, gerenciado por Bob Myers, Travis Schlenk, Kirk Lacob, treinado por Steve Kerr, Luke Walton, Ron Adams Jarron Collins, Bruce Fraser, com Curry, Klay Thompson, Draymond Green, Andre Iguodala, Shaun Livingston, Harrison Barnes, Andrew Bogut, Marreese Speights, Festus Ezeli, Leandro Barbosa, Brandon Rush, James Michael-McAdoo, Ian Clark, Kevon Looney e, no finalzinho, Anderson Varejão.

De novo: são 72 vitórias. Isso mesmo depois de terem perdido para o Lakers e Hollywood em Los Angeles e para o jovem Timberwolves em casa etc. (Antes de mais nada, vale lembrar que aquele Bulls tropeçou contra o Denver Nuggets e o Toronto Raptors-em-expansão há 20 anos…).

Entre tantos triunfos, é meio complicado escolher tão somente 10. Mas simbora:

10 – Golden State 119 x 69 Memphis (02/11)
Foi uma vitória que indicava o que estava por vir, antes mesmo de a temporada completar sua primeira semana. O placar de 50 pontos de diferença foi o maior sofrido pelo Grizzlies em sua história – nem mesmo nos tempos sombrios de Vancouver isso havia acontecido. Vindo de uma atuação de 53 pontos contra o Pelicans (num placar de 134, seu recorde na temporada, ao lado de uma vitória mais tarde sobre o Wizards), Curry largava com tudo em sua campanha de repeteco como MVP, tendo anotado 21 de seus 30 pontos no terceiro quarto. ''É surpreendente. Não me lembro a última vez que tenhamos ficado no lado vencedor de um jogo definido por 50 pontos'', disse o armador. E pensar que, muito mais adiante, a vitória 71 viria de modo sofrido, por um pontinho, justamente contra o Grizzlies, mas com um time todo remendado, modificado, sem Marc Gasol e Mike Conley. Foi seu único triunfo por um só ponto em todo o campeonato.

9 – Toronto 109 x 112 Golden State (05/12)
O primeiro grande desafio encarado na temporada. Que tenha sido apenas na 21a. rodada, mostra o quão avassalador foi seu início de campanha. Com a vantagem de três pontos, asseguraram, segundo o Elias Sports Bureau, a melhor arrancada entre todas as grandes ligas esportivas americanas, superando o St. Louis Maroons, do beisebol da Union Association, predecessora da MLB. Dessa vez, o time venceu graças exclusivamente ao seu poderio ofensivo, se envolvendo em um bangue-bangue ao norte da fronteira. Sua defesa teve sérias dificuldades para brecar Kyle Lowry, que conseguiu 'ralar' com Curry durante toda a partida, chegando a 41 pontos, seu recorde pessoal até então, com seis chutes de longa distância. ''É uma sensação muito boa. Foram 21 desafios até agora, e fomos capazes de encarar um por um, separadamente, e descobrir diferentes maneiras de vencer. Tem sido divertido'', disse Curry, que marcou 44 pontos, com nove arremessos de fora.

8 – Golden State 109 x 105 Atlanta (02/03)
Prorrogação em Oakland, e o Warriors sobrevive para estender uma série de 25 vitórias seguidas em casa na temporada, ou de 43 no geral, se preparando para superar dias depois mais um recorde do Bulls de MJ, Mestre Zen etc., como anfitrião. Mais relevante aqui, de todo modo, é o fato de a vitória ter rolado com Steph vendo tudo do banco, preservado para cuidar de uma contusão no tornozelo (aquele que quase não dá mais trabalho). O Hawks chegou a tirar uma diferença de 14 pontos para forçar o tempo extra, mas Draymond Green não permitiu que o estrago fosse maior, acertando até uma bola quase espírita de três  para dar a seu time uma vantagem confortável nos minutos finais. ''Foi um chute no desespero. É uma situação que acontece. Às vezes a bola quica a seu favor, e aquela caiu para mim, ao contrário de muitas outras'', disse Green, que terminou com 15 pontos, 13 rebotes, 9 assistências e 4 roubos. Thompson foi o cestinha, com 26 pontos, mas em 27 arremessos. Eles tiveram mais dificuldade sem Curry, mas sobreviveram, certo?

7 – Utah 96 x 103 Golden State (31/03)
Jogar em Utah em uma dobradinha (o famigerado ''back-to-back''), pela altitude e pela energia da equipe da casa, é sempre uma escala complicada na longa jornada da temporada regular. Quando isso acontece no final de março, pior ainda. E o nível de desgaste mental para o Warriors era ainda mais relevante, devido à pressão pela busca do recorde do Bulls. Aqui, a equipe teve de batalhar contra um rival que luta pela classificação aos playoffs e tinha a liderança no quarto período. Em mais uma reação dramática, Klay Thompson matou uma bola de três a 15 segundos do fim para empatar o placar no quarto período e garantir a prorrogação, depois de o próprio ala ter desperdiçado sua primeira tentativa, salvo por um rebote ofensivo de Shaun Livingston. A toada frenética de suas partidas e o bombardeio de três pontos são claramente o principal chamariz deste time, mas esses caras também comprovam, sucessivamente, sua predisposição às pequenas tarefas que o basquete exige, se impondo em momentos críticos graças a sua versatilidade, capacidade atlética e, também, sua perseverança e confiança de que tudo ainda pode dar certo. Coisa de quem ganha o título e pega gosto pela coisa. ''Eles são fantásticos. Nada estava realmente dando certo para nós por boa parte da noite. Eles seguira lutando. Nós sempre competimos, e esta é a melhor parte desta equipe'', afirmou Steve Kerr.

6 – Boston 119 x 124 Golden State (11/12)
Haaaaja coração, amiiigo. Sexto jogo seguido fora de casa, longo giro pela Costa Leste, dupla prorrogação, mas o Warriors conseguiu superar o time de Brad Stevens, sempre muito bem preparado e que viria dar o troco mais para a frente, contribuindo para o drama dos últimos dias vividos pelos atuais campeões. Com muito sofrimento, o Warriors chegou a 24 triunfos consecutivos em seu início de campanha. A sequência, porém, pararia por aí. O jogo foi muito custoso para uma equipe que, em menos de 20 horas, teria de enfrentar a molecada do Bucks em Milwaukee. Curry anotou 38 pontos mesmo numa noite em que errou 18 arremessos. Fez como, então? Com seis bolas de três pontos e 14 lances livres. Mas o nome do jogo dou Draymond Green, gigantesco, com 24 pontos, 11 rebotes, 8 assistências, 5 roubos de bola e 5 tocos.

5 – Golden State 89 x 83 Cleveland (25/12)

A revanche — para o Cavs, claro — depois da final do ano passado. Encontro natalino, como o grande presente da tradicional rodada apelona da NBA. Dessa vez, Kyrie Irving e Kevin Love estavam em quadra, sem que a presença da dupla influenciasse muito no ritmo de quadra, bastante arrastado, como pretendia Davis Blatt. Os LeBrons tinham toda a chance de enfatizar a tese de que, se estivessem completos na final de 2015, a história poderia ser outra. Foi um jogo duro, mas não rolou. ''Faz bem enfrentar uma dessas de vez em quando. Se nossa defesa funcionar, então ficamos em boa forma para vencer partidas. Apenas mostramos nossa versatilidade e tentamos vencer e diferentes maneiras'', disse Curry. A defesa do Warriors limitou o ataque do campeão do Leste a apenas 32% nos arremessos de quadra. Green, usando o modelo de tênis que leva o nome de LeBron, terminou com 22 pontos e 15 rebotes. ''Eles são confortáveis!'', justificou.

4 – Cleveland 98 x 132 Golden State (18/01)
Para afastar qualquer pulga que pudesse ter sobrado atrás da zoreba, o Warriors marchou por sobre o Cavaliers menos de um mês depois. Foi uma das atuações mais assustadoras do campeonato, com 70 pontos anotados só no primeiro tempo e uma vantagem que bateu na casa de 40 pontos. Como bem diz o relato da Associated Press, Curry não sentia o cheiro de champanhe no vestiário da Q. Era sangue, mesmo. O chutador matou sete bolas de três, torturando seus marcadores, ajudando a despedaçar o coração dos LeBrons, que haviam acabado de concluir uma bem-sucedida expedição pela Conferência Oeste. A derrota deu sua contribuição para a queda de Blatt. Desde então, os atuais vice-campeões buscam uma nova identidade. Sua defesa se tornou porosa, ao passo que o ataque pretende ser mais acelerado. Não necessariamente a melhor forma para desafiar o Golden State em um eventual reencontro no mês de junho. ''Hoje foi um exemplo do quão longe estamos de vencer o campeonato'', disse LBJ, à época.

3 – Golden State 120 x 90 San Antonio (25/01)
Exatamente uma semana depois, o Warriors causou mais um massacre em quadra, matando seus adversários em apenas três quartos de jogo, dessa vez no primeiro confronto com o temível Spurs, que ainda tinha pique para segui-los bem de pertinho na tabela, fazendo uma campanha magnífica ao seu modo. O primeiro quarto foi relativamente equilibrado, mas já representou a vitória tática dos anfitriões, que se sentiam muito confortáveis contra a melhor defesa da liga, descolando chutes livres de fora, encaixando seu sistema de transição ofensiva. Não deu outra: as próximas parciais foram vencidas por nove e 14 pontos, respectivamente, virando sacolada. ''Nenhum momento é grande o bastante, obviamente. Sabemos que este é apenas um jogo na temporada regular, mas havia um hype em torno dele. E, sempre que tivermos a oportunidade de provar para as pessoas quem somos, para dar mais um passo em nossa jornada, vamos estar prontos'', afirmou Curry, que anotou 15 pontos no primeiro quarto e mais 18 no terceiro. Terminou com 37. Tim Duncan não participou da partida, o que prejudica a defesa do Spurs, certamente, mas o placar foi tão absurdo que este asterisco não valeu muito.

2 – San Antonio 86 x 92 Golden State (11/04)
Em termos de efeitos especiais, superprodução e atuações exuberantes, o primeiro capítulo da série (de temporada regular) entre os dois grandes favoritos ao título) não se compara a este quarto episódio. Mas este vale mais pelo roteiro complexo, cheio de narrativas para se costurar: a) foi a vitória 72, garantido um lugar ao lado do Bulls de 1996; b) o Warriors havia perdido suas últimas 33 partidas em San Antonio — desde 1997! –, incluindo um confronto no dia 19 de março, por 87 a 79, no qual Gregg Popovich conseguiu ditar o ritmo da partida, algo fundamental entre times de estilos tão contrastantes; então, c), pois os atuais campeões conseguiram bater seu grande oponente mesmo num jogo de placar mais baixo, e essa é a expectativa para uma final dos sonhos pelo Oeste, daqui a algumas semanas, fortalecendo-se mental e táticamente; d) encerram a invencibilidade dos Esporas como mandantes neste campeonato, impedindo-os de se tornar o primeiro time na história a fechar uma campanha de 41-0 em casa; e) por fim, que a vitória 72 tenha sido contra o Spurs não deixa de ser uma justiça poética, para dar mais brilho ainda mais sua façanha. ''Vamos dar o crédito quando ele é merecido. Parabéns a Steve Kerr e seu Warriors pela vitória número 72. Eles conquistaram isso nesta noite'', tuitou Scottie Pippen, um daqueles que, antes, se preocupava em desprezar essa equipe. Pippen ainda elogiou Curry, que voltou a marcar 37 pontos contra o Spurs, a maior quantia individual que a fortíssima defesa de Pop permitiu durante a temporada. Ah, Duncan também não jogou. Interessante.

1 – Oklahoma City 118 x 121 Golden State (27/02)
A despeito de todo o significado histórico do jogo acima, a vitória mais emocionante de toda a temporada 2015-16 foi esta aqui. Só quem viu o jogo para entender. Kevin Durant estava jogando muito, com Russell Westbrook o acompanhando. O Thunder tinha toda a motivação do mundo diante de sua torcida para tentar se afirmar como postulante sério ao título. Eles tinham a liderança no início do quarto período. Mas Steph Curry tinha outros planos para a noite, caminhando para 46 pontos. Apoiado pela escalação mortal do Warriors, o cestinha esquentou a mão e converteu um arremesso impossível depois do outro, para levar o jogo ao tempo extra, com ajuda de dois lances livres de um Andre Iguodala, de puro sangue frio. E aí veio aquela bomba do meio da quadra na última posse de bola, para deixar qualquer ser humano, decente ou não, atônito no ginásio. ''Todo mundo neste vestiário já o viu treinar daquela distância diariamente. Ele tem o maior alcance em seu arremesso que eu já tenha visto na história. Ele faz isso parecer muito fácil'', disse Klay Thompson. Essa partida só reforçaria a aura de praticamente imbatível do time. Em valores simbólicos, o resultado também garantiu ao time de Kerr a vaga antecipada nos playoffs, em fevereiro, com dois meses ainda de disputas pela frente. Só o Lakers bicampeão de 1988 havia conseguido algo do tipo. E Curry também quebraria ali o recorde de chutes de três convertidos em uma temporada, que, para constar, já era seu, de 288.

Receba notícias de basquete pelo Whatsapp
Quer receber notícias de basquete no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 99006-9654 (não esqueça do ''+55''); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: oscar87