Vinte Um

Argentina acelerou mais que o Brasil na 1ª fase. E neste domingo?

Giancarlo Giampietro

Alex é um dos veteranos do Mundial. Mas ainda acelera como poucos

Alex é um dos veteranos do Mundial. Mas ainda acelera como poucos

Na onda de medição de estatísticas ditas avançadas do basquete, uma das mais interessantes á de “pace”. Ao pé da letra, mesmo: ritmo. O ritmo de jogo de cada time, o número de posses de bola que cada equipe usa durante os 40 minutos.

Em sua prévia sobre os confrontos de oitavas de final da Copa do Mundo, o jornalista John Schuhmann, do NBA.com, apresentou o ritmo de ataque de cada uma das 16 seleções que seguem na disputa pelo título. Para minha surpresa, a Argentina teve uma proposta mais acelerada do que o Brasil na primeira fase.

Justo a Argentina que, em sua rotação, tem um dos conjuntos mais lentos de todos os 24 elencos inscritos. Nos cálculos do analista, nossos vizinhos usaram 74 posses de bola em média nas cinco primeiras partidas, contra 72,6 da seleção brasileira. Pode não parecer muito numa primeira piscadela, mas é o suficiente para separar cinco equipes (é a diferença entre o 11º colocado e o 16º).

Para comparar, a Espanha tem 75,8 (em quinto), enquanto os Estados Unidos deixam todos os concorrentes comendo poeira, com 85,8 (em primeiro). Run, baby, run! Tendo em vista o ritmo empregado pelo Team USA, os dois rivais sul-americanos parecem tartarugas. O que não chega a ser uma surpresa, do ponto de vista deles. Agora, ver o Brasil abaixo da Argentina nesta relação só comprova a grande influência de Rubén Magnano sob seus comandados.

Quem se lembra do tempo em que esta geração brasileira, mesmo, era julgada por suas precipitações com a bola e os ataques tresloucados? Essas assertivas ficaram no passado já. Todavia, diante dessa 16ª posição brasileira no ranking – ainda mais com fracos adversários como Egito e Irã, com uma transição defensiva esburacada pesando positivamente na conta –, será que não é o caso de pensar se o time não poderia arrancar um pouco mais?

Huertas, em contragolpe, pode ser classificado na categoria de "mago"

Huertas, em contragolpe, pode ser classificado na categoria de ''mago''

(E, tá certo, aqui abro espaço para todo os que queiram reclamar: “Caceta, mas não está bom nunca?! Vai ser do contra assim lá em Buenos Aires, meu irmão!” )

(…)

(Agora voltamos.)

Acho que a pergunta é justa se formos considerar as características dos atletas brasileiros convocados – ou do basquete brasileiro em geral. Mesmo que seja o time mais veterano do torneio, a característica geral do plantel é de velocidade, mesmo entre os grandalhões. Varejão, Nenê e Splitter são muito mais rápidos que a média de gente de seu tamanho. Inteligentes, ágeis, experientes, também rendem bem em situações de meia-quadra por seus respectivos clubes, mas, em quadra aberta, acho são bem produtivos, sim.

Leandrinho Barbosa, o Vulto Brasileiro, representa um contragolpe de um jogador só – Marquinhos, com suas passadas largas, também é difícil de ser pego. Huertas dificilmente corre com o brasileiro, mas, quando recebe sinal verde, encanta com seu controle de bola em disparada. Raulzinho e Larry também têm boa “largada”, assim como o incansável Alex. Enfim, já passamos aqui por grande parte da seleção. Deste grupo, diria que apenas Rafael Hettsheimeir não se beneficia diretamente de uma proposta de jogo mais arrojada.

Magnano obviamente pode apresentar os resultados da primeira fase para dizer que a cadência recomendada é a correta – o time foi o segundo que menos cometeu desperdícios de bola, por exemplo, com 11,4 por jogo (contra 14,7 dos norte-americanos). De fato, com essa abordagem, foram quatro vitórias e uma derrota pelo Grupo A.

Agora, qual foi justamente o melhor momento de sua equipe no Grupo A? Acho que não há dúvidas de que tenha sido o primeiro quarto contra os sérvios, não? Justamente um dos períodos em que a equipe mais golpeou em velocidade, para alcançar os seguintes números: 5 assistências para 9 cestas de quadra, 9/14 nos arremessos (64%). Uma execução de primeira.

As dificuldades do ataque brasileiro em situações de meia quadra já estão bem documentadas. Contra um garrafão poderoso como o da Espanha ou uma defesa extremamente atlética como a da França, o aproveitamento dos arremessos de quadra despencou. Diante dos franceses, talvez o convite para a corrida não fosse uma boa ideia. Agora, contra os irmãos Gasol? Ainda que eles estejam assessorados por quatro armadores de alto nível, é muito melhor do que desafiá-los no mano-a-mano na zona pintada.

A Argentina não tem, claro, nenhum Gasol ao seu lado. Por mais que Luis Scola seja um dos melhores pivôs do mundo Fiba, seu impacto num jogo está praticamente direcionado todo para o ataque. O craque é muito mais vulnerável na defesa, podendo ser atacado com frequência. Desde que com bom movimento de bola. Do contrário, seu time tende a fazer boas rotações defensivas, com dobras vindo de ambos os lados, variadas, para atrapalhar os pivôs brasileiros.

Se o Brasil tentar acelerar, no entanto, há pouca gente do outro lado que consiga se manter no páreo. Facundo Campazzo, Nicolás Laprovíttola? Sim, tranquilamente. Pablo Prigioni? Talvez. Agora, por mais que deem um duro danado em quadra, Andrés Nocioni, Marcos Mata, Walter Herrmann e Léo Gutiérrez teriam muita dificuldade. Para não falar de Scola.

Influente Magnano se vê novamente na posição de enfrentar seus compatriotas

Influente Magnano se vê novamente na posição de enfrentar seus compatriotas

Não que Magnano deva jogar todo o seu planejamento para o alto, orientando que seus atletas virem todos aríetes em quadra. Aliás, correr não significa precipitar. Não são sinônimos, se e a movimentação dos jogadores estiver bem esboçada. Num basquete cada vez mais competitivo, estudado e de atletas imensos, uma definição rápida tende a ser jogada mais eficiente, propensa a menos erros.

É de se esperar que, durante a fase de preparação, o argentino também tenha coordenado muitas ações de transição mais oportunistas, de acordo com as situações apresentadas numa partida. Talvez seja a hora empregá-las um pouco mais neste confronto específico?

Historicamente, o Brasil é o que acelera, e a Argentina, administra. Se os papéis não estão exatamente invertidos neste Mundial, percebe-se uma alteração significativa em suas dinâmicas. Se esse padrão do Mundial for mantido no jogo deste domingo, temos aí mais um componente tático bastante interessante no tabuleiro de Magnano e Lamas, que vai além do emocional.