Vinte Um

O Fantástico Mundo de Ron Artest: Quem quer ser estrangulado?

Giancarlo Giampietro

Antes da criação do Vinte Um, um projeto mais modesto, mas seguramente mais divertido era criar um blog todo voltado ao ala Ron Artest, do Los Angeles Lakers.

E bancaria como? A começar pela leitura do site HoopsHype, obrigatória para qualquer fã de basquete, devido ao acúmulo absurdo de informação oferecido diariamente, com tweets e declarações dos jogadores, jornalistas, dirigentes e trechos de reportagem do mundo todo.

As novelas das negociações de LeBron James e Carmelo Anthony foram certamente as líderes em manchetes nos últimos anos desse site agregador de conteúdo. Afinal, é o tipo de assunto que rende boato, respostas a boato e os boatos que, então, brotam desse processo.  Mas há também um personagem que dia sim, dia não vai estar presente por lá, geralmente no pé dos boletins de rumores, puxando a fila dos faits divers. Ron Artest, senhoras e senhores.

Sucessor natural de Dennis Rodman na prática do lunatismo – embora com personalidades e natureza completamente diferentes, num mano-a-mano que deve ser explorado em uma ocasião futura  –, Ron-Ron vai ganhar o seu próprio quadro aqui. Nos tempos em que a ordem é racionar na vida em sustentabilidade, o jogador não nos priva de sua condição de fonte de humor inesgotável.

*  *  *

Ron-Ron não faz mais isso

O fantasma de Ron Artest Jr. ainda assombra o Metta World Peace nas ruas

Ron Artest já é a revelação da pós-temporada da NBA. Fora das quadras.

De tanto que tuitou sobre tudo e todos, evoluiu em sua retórica de 140 palavras a tal ponto que, chegaram as finais da NBA, e o cara já estava fazendo analogias sobre como se prepara um cheeseburger verdadeiramente decente e o que isso tem a ver com um time estar preparado, ou não, para ganhar um jogo rumo ao título.

Coisa de gênio, você sabe.

E esse é o tipo de coisa que não passa despercebida no mercado americano. A caça aos talentos nunca para. Por isso, acreditem, o #mettaworldpeace participou até mesmo de alguns programas ao vivo da ESPN, rede controlada pelo grupo Disney, veja só.

No final, o ala do Lakers faz um esforço legítimo e comovente para mudar sua imagem de pancada da cabeça, pinel. Mas parece que não vem dando muito certo. : (

Dia desses ele estava se lamuriando no Twitter, claro, sobre como a percepção sobre sua personalidade ainda é associada com atos de demência: ''Estou tão puto porque as pessoas estão sempre pedindo para tirar fotos, mas, quando elas pedem, querem que que eu coloque meu cotovelo na cara deles. Ou pedem para que eu as estrangulem''.

(Risos.)

''Veio essa modelo uma vez e disse: 'Metta, vamos tirar uma foto, mas você poderia me estrangular como Ron Artest Jr. faria?' – eu, tipo: 'É sério'?'', exemplificou.

Pode uma coisa dessas, gente? Há todo um ser humano ali, tentando ser amado, e as pessoas – sempre elas – com pedidos tão politicamente incorretos como esses?