Vinte Um

Shane Battier reencontra o rumo no momento certo: o jogo da vida de um operário nerd

Giancarlo Giampietro

Shane Battier

Os deuses do basquete fizeram as pazes com Shane Battier

O Shane Battier? Um cara muito chato.

Pelo menos para quem joga contra ele. Com os homens de San Antonio poderão afirmar agora, depois de o veterano de 34 anos ter reaparecido pelo Miami Heat para ser o coadjuvante de luxo de LeBron James no dramático Jogo 7 que deu o segundo título seguido ao clube da Flórida.

''Os relatos sobre meu falecimento foram um pouco prematuros. Essa é minha declaração de abertura'', foi o que disse o ala em sua coletiva pós-final, convidado para subir ao palanque, em lugar geralmente reservado para outro tipo de gente. Mas que, nesta ocasião foi merecido – e parece adequado, oras, para alguém apelidado de ''Mr. President'' (na China. Sério. É por causa do Yao Ming.).

Com uma retórica irônica e sagaz, que o torna um dos favoritos dos jornalistas, em quadra ele é daqueles que qualquer treinador vai amar. Por sua alta compreensão do que se passa em um jogo de basquete e sua disposição a se sacrificar em prol do time.

Domina os, digamos, fundamentos para se cavar faltas ofensivas, capacidade que vem se tornando mais e mais importante a cada temporada na medida em que as defesas apostam no congestionamento do garrafão no lado em que está a bola. Um tipo de posicionamento popularizado pelo maníaco Tom Thibodeau. No qual o deslocamento lateral é essencial, para a ocupação rápida de espaços, desencorajando as infiltrações adversárias. Assim: se vocês querem fazer a cesta, que chutem daí mesmo, de média ou longa distância, sabendo que ainda vamos contestá-lo.

Nesse sentido, Battier pode ser uma dor-de-cabeça para os atacantes mais arrojados (isso para não usar a expressão mais vulgar inglesa, que começa com ''a pain'' e termina com ''ass''). Com instintos aguçados para ler a jogada, perspicácia e uma caixola que é um vasto banco de dados – ele devorava os relatórios estatísticos do Rockets –, ele aparece sempre na hora certa e no lugar certo.

Além das faculdades mentais, requer também para a missão a coragem e a entrega. A disposição para aceitar o contato. Trombar com um Tony Parker ou mesmo Danny Green pode não ser a pior coisa do mundo. Agora tente fazer isso quando quem vem em sua direção é um trem como Ron Artest ou… LeBron James.

Vocês acham que foi à toa que tanto o MVP da liga como Dwyane Wade recrutaram Battier dois anos atrás? Já deviam estar cansados deste nerd importuná-los em confrontos com Houston Rockets e Memphis Grizzlies. Da mesma forma, não demorou nada para que o ala aceitasse a oferta do Heat: ao menos ele tirava da sua frente dois dos jogadores mais difíceis de serem marcados também. Todos saíram ganhando. Menos as outras 29 franquias restantes.

Battier se tornou uma peça fundamental na construção do atual Miami Heat, devido a sua capacidade e disposição para marcar alas-pivôs e poupar LeBron James deste tipo de contato físico prolongado, ao mesmo tempo em que, no ataque, entra no papel de atirador, espaçando a quadra com seus chutes de três pontos.

Durante os playoffs, porém, o tiro de Battier parou de cair. Seu aproveitamento havia caído de 43% na temporada regular para apenas 25% nos mata-matas. Contra o Pacers, ele ainda não conseguiu se segurar na defesa, apanhando uma barbaridade de David West. Aí que Erik Spoelstra se viu obrigado a reduzir seus minutos – mas sem afastá-lo por completo da rotação. Havia a esperança, claro, de que uma hora ele pudesse voltar a contribuir, mesmo que continuasse mal no ataque, acertando apenas um de seus primeiros nove arremessos de longa distância. Do Jogo 1 ao Jogo 4, não atuou por mais do que nove minutos, perdendo espaço para Mike Miller.

Até que, na quinta partida, em meio ao terceiro revés diante de San Antonio, ele conseguiu fazer duas bolas de longa distância e tomou os minutos de Udonis Haslem, jogando por 18. Era um  sinal de que estava pronto para voltar? Infelizmente para o Spurs, sim. E o ala desembestou e acertou nove de seus próximos 12 arremessos de longa distância, incluindo uma atuação histórica no Jogo 7, com seis bolas convertidas em oito tentativas. Era uma bomba atrás de outra, a ponto de Spoelstra não poder mais tirá-lo (jogou por 29 minutos). ''Eu acredito nos deuses do basquete e eles me deviam uma grande partida dessas'', disse Battier, para depois voltou a seu raciocínio mais terreno, analítca: ''Fui muito mal na maior parte da série, então foi muito bom me recuperar de acordo com a lei das médias, do equilíbrio''.

Seus companheiros mal poderiam esperar por seu regresso. ''O  Shane não acertava um arremesso desde eu não sei quando, mas hoje à noite ele estava simplesmente inconsciente'', disse Wade, rindo. ''Ele é um jogador para grandes momentos. Por isso você fica muito na torcida por Shane, por tudo o que ele representa. Shane, ele é um do companheiros de equipe favoritos que já tive, tudo por causa do cara que ele é.''

Tá vendo? É um cara bacana. É só jogar com ele.