Vinte Um

Kobe Bryant desabafa no Facebook: “Talvez o tempo tenha me derrotado. Mas talvez não”

Giancarlo Giampietro

 

O desabafo de Kobe

As redes sociais supostamente estão aí para isso, afinal.

Para aproximar as pessoas, dar a chance para qualquer um se pronunciar, sem filtro.

E aqui está Kobe Bryant, falando, escrevendo diretamente para você e, ao mesmo tempo, por ele, mesmo. Como o próprio craque destaca, é um desabafo, é uma tentativa de assimilar a desastrosa lesão que ele sofreu na noite desta sexta-feira, uma aparente ruptura no tendão de Aquiles – ainda não fez ressonância magnética, mas todos no Lakers acreditam que é isso, e ponto. Se o diagnóstico for confirmado, ele não joga mais nesta temporada, que, aliás, pode durar apenas mais três partidas. E poderia perder praticamente todo o campeonato 2013-2014 também, já que esse tipo de lesão exige algo em torno de nove a 12 meses de recuperação.

Claro que, falando de quem estamos falando, o processo pode ser muito mais rápido. No momento, porém, até mesmo Kobe se dá ao direito de questionar se isso é possível. ''Por que diabos isso aconteceu?!? Agora tenho de voltar de uma lesão dessas e ser o mesmo jogador ou até melhor aos 35 anos?!? Como eu poderia fazer algo assim?'', duvida. Como?

Segue aqui, então, uma tradução livre de um discurso raro – e inspirador – de um atleta no Facebook, tão incomum como a capacidade de o ala se manter em um altíssimo nível aos 34 anos, desafiando qualquer lógica da NBA. No momento em que publicamos este post, sua mensagem havia sido compartilhada 45.729 vezes:

''Isso é uma bobagem, uma m…! Todo o treinamento e o sacrifício aacabaram de voar pela janela, com um passo, um movimento que eu já fiz milhões de vezes! A frustração é insuportável. A raiva é fúria. Por que diabos isso aconteceu?!? Não faz sentido nenhum. Agora tenho de voltar de uma lesão dessas e ser o mesmo jogador ou até melhor aos 35 anos?!? Como eu poderia fazer algo assim?

Eu NAO TENHO IDEIA. Será que eu tenho a vontade, a perseverança consistente para superar isso? Talvez eu devesse simplesmente pegar a cadeira de balanço e falar sobre a carreira que passou. Talvez seja assim que meu livro se encerre. Talvez O Tempo tenha me derrotado. Mas, vai saber, talvez não! São 3h30 da madrugada, meu pé parece um peso morto, e minha cabeça está girando por causa dos analgésicos, e estou completamente acordado. Perdoem meu desabafo, mas qual o propósito das Mídias Sociais se a gente não vem aqui falar o que é real? Faz bem desabafar, colocar para fora. Sentir como se ISTO fosse a PIOR coisa que já aconteceu!

Porque depois de TODO esse desabafo, você chega a uma perspectiva real. Há questões/desafios muito maiores no mundo do que um Aquiles rompido. Pare de se lamentar, encontre um raio de esperança e vá para o trabalho com a mesma crença, com a mesma determinaçã, com a mesma convicção de sempre.

Um dia o início de uma nova, diferente jornada terá início. Mas hoje ainda não eesse dia.

''Se você me ver em uma luta com um urso, reze pelo urso''… Eu sempre amei essa citação. Isso é a mentalidade ''mamba'': nós não desistimos, não nos acovardamos, não fugimos. Nós resistimos e conquistamos.

Sei que já é um longo post, mas é um Desabafo de Facebook (risos). Talvez agora eu possa realmente dormir um pouco e ficar animado para a cirurgia amanhã. É o primeiro passo de um novo desafio.

Acho que agora vou ser o treinador Vino o resto da temporada. Eu tenho fé em meus companheiros. Eles vão passar por isso. Obrigado por todas as suas orações e apoio. Muito Amor Sempre.

O Mamba vai nessa.''