Vinte Um

Mais um jogo incrível de Kobe para o Lakers, que vai se segurando em oitavo

Giancarlo Giampietro

Kobe Bryant no limite

Aguenta aí, Kobe

Imagine todo este esforço em vão?

Kobe Bryant, sinceramente, não pode nem pensar numa coisa dessas.

Não quando, aos 34 anos, no jogo de número 1.238 de sua carreira em temporadas regulares, a 77ª partida no atual campeonato, com média absurda de 38,4 minutos por embate, vindo de uma desgastante apresentação na véspera, ele ainda tira forças sabe-se lá de onde para somar 47 pontos, 8 rebotes, 5 assistências, 3 roubos de bola e 4 (!!!) tocos, convertendo todos seus 18 lances livres e matando 14 em 27 arremessos, para liderar o Lakers em (mais uma) dura vitória, dessa vez contra o Portland Trail Blazers, por 113 a 106.

A essa altura, nem importa mais contra quem e como, o que o superastro só quer saber é de uma vitória atrás da outra, restando muito pouco para o final da campanha, e seu time brigando do jeito que dá por uma suada-ao-mesmo-tempo-obrigatória-ao-mesmo-tempo-humilhante oitava colocação e classificação no Oeste.

Kobe, recorde no Rose Garden

Mais 47 pontos e contando para Kobe Bean

Está certo que não há mais nenhum resquício de rivalidade entre Lakers e Blazers, mas vencer no Rose Garden ainda é um páreo duro, e Bryant precisou de uma apresentação histórica para guiar seu time nessa, registrando mais um recorde na sua carreira: ninguém havia feito 47 pontos no ginásio de Portland até esta quarta. Muito menos alguém de 34 anos com a rodagem que os joelhos de Kobe têm.

Ao contrário do que fez contra o Hornets na terça, com uma atuação exuberante no quarto período, no qual 23 pontos, o ala dessa vez participou de mais uma virada angelina como distribuidor, na última parcial, dando três assistências para o velho companheiro Pau Gasol (também decisivo) nos primeiros cinco minutos, coloacando enfim seu time na frente. Ainda anotou oito pontos, claro.

Por mais controvérsias que a estrela do Lakers (ainda) possa despertar, esse tipo de jogo não tem como ser contestado. Dentro de alguma das grandes apresentações que vimos neste campeonato, a dele nesta quarta-feira seguramente está entre as cinco ou três melhores. Levando em conta o contexto do jogo, da temporada e de que ponto está na carreira, é simplesmente inacreditável, mesmo Kobe sendo Kobe.

*  *  *

Com duas vitórias seguidas, o Lakers volta a abrir um jogo de vantagem para o Utah Jazz na disputa pela última vaga dos playoffs do Oeste: são 42 vitórias e 37 derrotas, contra 41 e 38, respectivamente, de seu concorrente. Lembrando que, caso dê empate entre as campanhas, o time de Salt Lake City ganha o oitavo lugar devido ao retrospecto no confronto direto.

Em sua tabela, restam só mais três jogos, todos contra times já classificados para os mata-matas: Golden State Warriors, San Antonio Spurs e Houston Rockets. Os três em casa. Warriors e Rockets duelam no momento para ver quem fica em sexto – algo que pode ser bastante valioso, considerando que, hipoteticamente, seria melhor enfrentar o Denver Nuggets na primeira rodada do que San Antonio ou Oklahoma City. Spurs e Thunder, aliás, ainda se veem numa luta ferrenha pelo primeiro lugar da conferência. Isto é, pode ser que os três clubes ainda entrem empenhados pela vitória, sem poupar ninguém. Ainda mais o Spurs, que certamente preferiria evitar se deparar com o rival em uma série melhor-de-sete.

O Utah ainda precisa enfrentar duas vezes o Minnesota Timberwolves (uma em casa, a outra fora) e o Memphis Grizzlies na última rodada. O Wolves está eliminado de qualquer disputa, não vai ter Kevin Love de volta e vem com desempenho irregular. Ao mesmo tempo que bateram o Thunder no dia 29 de março, apanharam nesta quarta por 111 a 95 do Clippers e perderam para o Raptors entre um jogo e o outro. Já o Grizzlies ainda pode tirar do Nuggets o terceiro posto.

*  *  *

Após 12 anos consecutivos, o Dallas Mavericks está eliminado dos playoffs. Dirk Nowitzki entrou em forma tarde demais, o elenco também não correspondeu conforme o esperado, e as esperanças matemáticas da franquia texana se encerraram com uma derrota para o Phoenix Suns, outra potência da década passada da Conferência que agora encara um duro período decadente.