Vinte Um

Substituto de Scott Machado estava cansado de se destacar na Rússia

Giancarlo Giampietro

Patrick Beverley desbancou Scott Machado

Patrick Beverley, MVP na Europa, 15º jogador do Rockets

Na Rússia, Patrick Beverley era praticamente um czar em quadra. Mas ele já estava bem cansado dessa vida. Por isso, o interesse do Houston Rockets não poderia ter surgido em melhor hora – ou pior, do ponto de vista de Scott Machado.

''Não fazia uma refeição com comida americana há cerca de seis meses. E é diferente olhar para a TV e ver todo mundo falando inglês. Agora entendo o que as pessoas tão falando quando vou para a rua também'', disse o jogador, que é difícil de se enquadrar em uma posição. Escolha algo entre armador, ala-armador ou escolta: vai depender da combinação de jogadores que o treinador usar em quadra.

O que sabemos sobre o jogador é que ele é um atleta de primeiro escalão. Mesmo medindo 1,85 m e jogando basicamente no perímetro, Beverley tem o costume de liderar, pasme, suas equipes em rebotes. Ele fez isso jogando pela universidade de Arkansas – onde ficou por dois anos – e também sustentava essa façanha neste começo de temporada europeia pelo Spartak St. Petersburg na Rússia, depois de ter sido o MVP da última Eurocup (torneio de clubes um nível abaixo da Euroliga, mas forte de seu jeito).

Seus atributos físicos sempre chamaram a atenção dos olheiros da liga norte-americana. Foi draftado pelo Lakers em 2009, mas nunca chegou a constar nos planos de Phil Jackson, sendo repassado para o Miami Heat rapidamente. Jogou na segunda divisão da Grécia naquela temporada, fez alguns amistosos de pré-temporada pelo clube da Flórida no ano seguinte e, de novo, foi dispensado.

O problema era entender em que posição ou como ele poderia ser aproveitado. Como um protótipo de armador, era um jogador interessante, com potencial para ser um enérgico jogador, especialmente em aspecto defensivos. Uma discussão que, na NBA de hoje, vai perdendo o sentido. Ainda mais quando vemos em Houston, mesmo, um Toney Douglas, alguém formado nos mesmos moldes, seguindo firme como o armador reserva do time. Na verdade, jogando ao lado de James Harden, ele apenas marca o armador, enquanto a organização da equipe fique por conta do barbudo.

Essa capacidade atlética permite que Beverley jogue com eficiência no garrafão, atacando o aro, uma característica que é muito importante para a direção e comissão técnica do Rockets – como havíamos destacado aqui. A equipe valoriza muito os jogadores capazes de bater para a cesta, cavando lances livres ou abrindo espaço para os tiros de três da quina, de maior aproveitamento. São pontos em que Scott ainda estava longe de dominar.

Agora em Houston, o rapaz além de se ver envolto pela cultura de seu país, sem estranhezas, ele também se reencontra com a sua mãe, vejam só. Sua família é de Chicago, mas a Sra. Beverley havia se cansado de lá e decidiu se mudar para o Texas há três anos. Mal sabiam os dois… ''Tive a sorte de poder abrir para ela um salão de manicure, e ela está trabalhando aqui desde então'', diz Patrick, que a princípio vai jogar pelo Rio Grande Valley Vipers na D-League. ''Estou mais do que feliz e eu vou definitivamente aproveitar esta oportunidade.''

No esporte, a alegria de um quase sempre está ligada a uma frustração do outro.