Vinte Um

Rockets dispensa Scott Machado e dá sequência a mudanças no elenco

Giancarlo Giampietro

Scott Machado, armador do Rockets

Scott Machado conseguiu realizar seu sonho. Vestiu a caisa de um time da NBA, foi para quadra e teve seus minutinhos de satisfação. Agora o armador vai ter de brigar por tudo isso de novo. Pois, sa acirradíssima liga norte-americana representa um sonho, por outro lado ela também pode ser bem cruel de vez em quando.

Nesta segunda-feira, o Houston Rockets optou pela dispensa do brasileiro nova-iorquino, abrindo espaço em seu elenco para a contratação do armador (ou escolta, ou ala-armador) Patrick Beverley, que estava jogando na Rússia. Depois de absorver mais de US$ 8 milhões em salários de jogadores cortados e segurar Scott em seu plantel, o gerente geral Daryl Morey enfim decidiu pela rescisão contratual com o filho de pais gaúchos.

Quem acompanhou sua movimentação durante o último período de férias da NBA sabe que Morey é um dos cartolas mais inquietos, agitados do mercado. Tentou obter Dwight Howard de todas as formas, mesmo ouvindo por parte dos emisários do astro que ele não tinha o menor interesse em jogar em Houston – para isso, se desfez de um armador excelente como Kyle Lowry e de um certo Luis Scola. Depois que Howard assinou com o Lakers, o supernerd voltou sua atenção para outros alvos e fechou rapidamente uma surpreendente troca pelo talentoso barbudo James Harden. Hoje, mesmo com sua equipe bem posicionada na briga pelos playoffs (com 20 vitórias e 14 derrotas), ele ainda não para, dando sequência a uma contínua reformulação.

Terceira opção em sua posição, atrás de Jeremy Lin e Toney Douglas, Scott acabou jogando apenas seis partidas pelo Rockets, com médias de 3,5 minutos, 1,3 ponto e 1 assistência. Ao todo, fez apenas seis arremessos de quadra neste tempo limitado, convertendo três deles. No dia 29 de dezembro, teve sua maior oportunidade, atuando por sete minutos em derrota de lavada para o Oklahoma City Thunder. No fim, passou mais tempo na D-League, jogando pela filial do Rockets, o Rio Grande Valley Vipers. Mas não conseguiu impressionar o clube texano de modo suficiente.

Beverley foi selecionado na segunda rodada do Draft de 2009 pelo Los Angeles Lakers, mas nunca foi aproveitado pelos californianos. Depois, tentou a sorte pelo Miami Heat, pelo qual chegou a disputar uma liga de verão em 2010 e cumprir otraining camp do mesmo ano. Foi cortado antes da formação do elenco oficial. Desde então, o jogador de 24 anos, extremamente atlético (forte, veloz, de muita impulsão) tocou sua carreira na Europa, tendo destaque na Rússia, com títulos importantes como o da Eurocup. Aos 24 anos, é apenas duas temporadas mais velho que Scott, mas muito mais experiente.

E o que esperar agora do armador brasileiro?

A não ser que alguma franquia já o recolha agora no período de waiver, que dura dois dias úteis, é muito provável que ele tenha as portas abertas para assinar com outro clube da D-League. Isso se não fechar com o próprio Vipers, cuja administração do departamento de basquete é controlada pelo Rockets – afinal, os caras já investiram uma boa grana nele para desistirem assim de uma hora para outra.

Depois de passar em branco na noite do Draft, Scott Machado agora tem mais uma frustração para superar.