Vinte Um

Imortais e sem badalação, Spurs ainda estão na briga pelo título da NBA

Giancarlo Giampietro

Tony Parker e os velhinhos vibram

Por Rafael Uehara*

Dos gigantes do Oeste, talvez apenas o Memphis Grizzlies tenha recebido menos atenção que o San Antonio Spurs no começo da temporada. Os Lakers fizeram as duas maiores aquisições da janela de verão em Steve Nash e Dwight Howard, o Thunder, além de retornar de uma aparição nas Finais, trocou James Harden a três dias do início da campanha, os Clippers fortificaram a parte de baixo do elenco e muita gente confiava nos Nuggets e nos Timberwolves para fazerem barulho.

Enquanto isso, San Antonio reteve todo o time que dominou a liga na temporada passada, vencendo 20 de suas últimas 24 partidas, o único problema sendo que as quatro derrotas vieram em seguida nas mãos do muito mais jovem e superatlético Oklahoma City nas finais da conferência.  Mas, badalados ou não, os imortais Spurs continuam na briga pelo título visto que o time que ganhou 60 de seus 80 jogos em 2011-2012 atualmente lidera a liga em vitórias, com 18 em 22 jogos, postando o segundo melhor saldo de pontos (indicativo de dominância), tendo jogado contra a quinta tabela mais difícil até o momento, de acordo com Jeff Sagarin do jornal americano USA Today.

Através de seu calibrado ataque, focado na habilidade de criação de Tony Parker no pick-and-roll depois de anos e anos centralizado no fundamentalismo de Tim Duncan no garrafão e na magia de Manu Ginóbili no perímetro, San Antonio tem se tornado um rolo compressor. Muitos poucos têm um Thabo Sefalosha para atormentar Parker. E, quando o francês tem liberdade para atuar,  os Spurs permanecem uma força a ser reconhecida. O time é o quarto classificado em pontos por posse, de acordo com o site MySynergySports.com.

Além da criatividade de Parker, a eficiência desse ataque se dá a constante procura pelo melhor chute através de intensa movimentação de bola – San Antonio lidera a liga em assistências (postando 25,5 em média), e pontaria certaria dos arremessos no perímetro – os Spurs têm acertado o quinto maior número de arremessos de três pontos, em grande maioria graças aos 40,2% de aproveitamento que Danny Green tem em arremessos de fora do arco.

Ah, e Duncan ainda tem papel importantíssimo no desempenho da equipe. Para os que se preparavam para uma possível aposentadoria do astro nas férias, os Spurs tiveram uma agradável surpresa ao ver o futuro membro do Hall da Fama rejuvenescido. De fato, o jornalista Eric Koreen, que cobre o Toronto Raptors para o jornal canadense National Post, constatou que os números padronizados de Duncan este ano são iguais, mas iguais mesmo àqueles que ele postou em sua campanha como MVP 11 anos atrás.

Talvez mais surpreendente seja o impacto que Duncan tem tido na defesa do time. Geralmente quanto mais velho o jogador vai ficando, mais porte físico perde e menos consegue contribuir na defesa. Mas Duncan, em seus 36 pontos de idade, faz o time tomar cerca de seis pontos por 100 posses a menos na defesa quando em quadra, de acordo com NBA.com/advancedstats. De acordo com o portal MySynergySports.com, Duncan tem permitido a oitava menor quantia de pontos marcando o pick-and-roll. E, liderados por Duncan, San Antonio recuperou o pedigree defensivo pelo qual o time de Gregg Popovich ficou conhecido ao ganhar seus quatro títulos, mas que havia perdido na temporada passada. Os Spurs têm atualmente a quinta melhor defesa em pontos por posse.

Desde o começo da temporada passada, San Antonio venceu 78 de seus últimos 102 jogos. Este elenco está em uma sequencia fantástica e que deveria ser mais celebrada. Enquanto o foco continua nos problemas que os Lakers encontram ou no começo de temporada surpreendente dos Knicks, os Spurs continuam fazendo o que fazem de melhor; ganhar. E continuam vivíssimos na briga pelo título.

*Editor do blog “The Basketball Post” e convidado do Vinte Um para este mês. Você pode encontrá-lo no Twitter aqui: @rafael_uehara.

PS: Durante dezembro, por motivos de ordem profissional (embora a gente goste mesmo é de férias, o Vinte Um vai ser atualizado num ritmo um pouco mais devagar. Voltamos no final do mês com tudo.