Vinte Um

Garoto americano marca 138 pontos em jogo universitário. Como isso pode acontecer? Assista

Giancarlo Giampietro

Jack Taylor admitiu que suas pernas e braços estavam cansados. Ele havia acabado de marcar 138 pontos em uma partida da terceira divisão do basquete universitário norte-americano.  Foi na vitória de sua Grinnell sobre a Faith Baptist Bible por 179 a 104. Pode rir o quanto quiser, porque não deixa de ser uma piada mesmo: 138 pontos é sacanagem e dá inveja até em astro da NBA.

O recorde anterior do garoto havia sido 48 pontos em uma partida de High School. Na temporada, ele tinha média de 24 pontos por jogo – agora a contagem subiu para mais de 60.

''Nós havíamos disputado um torneio na semana passada, e eu não tinha arremessado muito bem. Então esse era definitivamente um foco de nossa equipe nesta noite para tentar me dar ritmo, antes de chegarmos aos jogos de conferência, e comecei a acertar meus arremessos. Aí fomos em frente'', afirmou. ''No intervalo, achei que tinha uns 30 pontos, mas o técnico veio me dizer que tinha 58. Aí o time se empolgou com isso e quiseram seguir me dando a bola. Eles não foram nada egoístas, estava muito felizes, e não poderia ficar mais agradecido a eles.''

Simples assim.

Veja alguns dos poucos pontos que o rapaz marcou:

E aqui a entrevista dele para o SportsCenter americano:

*  *  *

Alguns números desse jogo bizarro: 138 pontos para Taylor, que foi responsável por 77% do que seu time produziu, com um arremesso a cada 20 segundos. Ele acertou 52 chutes em 108 tentativas, sendo 27 de 71 na linha de três pontos. David Larson, da equipe adversária, anotou 70 pontos, convertendo 34 de seus 44 chutes..

*  *  *

Como acontece uma loucura dessas?

Jack Taylor tentou explicar: seu time aposta sempre na marcação pressão e em arremessos rápidos, tentando cansar o adversário, incomodar, mesmo. Quer dizer, é uma equipe que joga para fazer muitos pontos mesmo. E tem longa tradição: o treinador David Arseneault (o nome tem tudo a ver, né?) pratica isso há um bom tempo.

''Nas últimas duas décadas, o técnico vem colocando em prática seu sistema (''O Sistema''), baseado em sua fórmula (''A Fórmula''), que pede explicitamente  que sua equipe arremesse pelo menos 94 vezes num jogo, 47 das quais deveriam ser em três pontos'', relata o repórter Eamon Brennan, do ESPN.com americano.

''Arseneault recruta quase que exclusivamente armadores de bom arremesso, para que seus jogadores sejam intercambiáveis quando ele substitui todos os cinco de uma vez e faz uma alteração a cada minuto. É um jeito totalmente insano, emocionante de se jogar basquete, e também é um elefante, um tigre e um corvo assustador em um circo de bizarrices'', completou.

Circo de bizarrices, ficamos com isso mesmo.

Tags : NCAA