Vinte Um

Dwight Howard estreia bem pelo Lakers, mas não evita 6ª derrota na pré-temporada

Giancarlo Giampietro

Manchete no Lakers.com

Falta em Howard: como nos tempos de Shaq, é bom que o Lakers se habitue com isso

Acabou a espera, mas não cessaram as derrotas.

Dwight Howard chorou e fez sua primeira partida pelo Lakers na noite deste domingo em derrota para o Sacramento Kings por 99 a 92 em amistoso disputado no Staples Center. Essa foi a sexta derrota em seis compromissos da equipe angelina pela pré-temporada.

''Eu, na verdade, chorei um pouco. Durante o anúncio dos times titulares, um de meus companheiros me flagrou, então tentei esconder, mas estava empolgado. É realmente algo que emociona, porque não ia para a quadra há um tempo. Não sabia o que esperar, mas é uma experiência que põe as coisas em ordem'', disse.

Por mais que se diga que a pré-temporada pouco importa em termos de resultados, isso não impede que a rapaziada em Los Angeles já comece a querer entrar em pânico – afinal, até o Charlotte Saco de Pancadas já venceu a sua. Porque é deste modo que as coisas acontecem entre os torcedores do clube.

Mesmo que Howard não tivesse participado dos cinco reveses anteriores. Que os titulares tenham jogado pouco mais de 20 minutos na maioria deste compromissos. Que o time esteja instaurando um novo sistema ofensivo, e com uma série de novos atletas, entre eles um cara como Steve Nash, que, comparado com Derek Fisher, Steve Blake e, opa!, Smush Parker, muda consideravelmente a dinâmica do que acontece em quadra. Leva um tempo para tudo isso se acomodar.

O quinteto reserva pode ser extremamente frágil, sim – ontem jogaram Chris Duhon, Meeks (aquele que pegou a suposta vaga de Leandrinho), Devin Ebanks, Antawn Jamison e Robert Sacre (que vai dar lugar a Jordan Hill, uma boa melhora, mas não exatamente decisiva). Mas durante a temporada regular seus minutos serão regulados, e alguns dos integrantes da estelar formação titular serão mesclados aqui. Fique tranquilo, que o Lakers não vai entrar com um time desses num quarto período de partida oficial contra o Oklahoma City Thunder. (Ainda que, ontem, nos minutos finais estivessem jogando os titulares de LA e os reservas da capital californiana. Oooops.)

Com Howard, o clube tem a certeza de que conta novamente com um superpivô em suas fileiras. Depois de meses e meses parado por conta de uma cirurgia nas costas, ele voltou com tudo contra o Kings, com 19 pontos, 12 rebotes, 4 tocos e 2 assistências em 33 minutos, tendo de lidar com o colosso que é DeMarcus Cousins (16 pontos, 6 rebotes e 4 bolas recuperadas).

A defesa de Mike Brown ganha uma nova dimensão ao se rodear em torno de Howard, um atleta de primeiro, mas primeiro mesmo, time, capaz de cobrir seus companheiros num relance, protegendo o aro e intimidando os adversários com suas decolagens e trancos. Com ele em quadra no domingo, a equipe teve saldo positivo de cinco pontos, na verdade, enquanto Nash, Kobe e Ron Artest e seu fantástico mundo tiveram +7.

''Perdemos o jogo, mas há muitos pontos positivos para tirar, e vamos seguir melhorando. Vamos nos entrosar e começar a ler o jogo de cada um de uma forma melhor, mas neste momento ainda estamos cedo no processo'', disse Howard.

Para tentar, de todo modo, vencer uminha que seja, a estelar equipe tem mais dois amistosos pela frente: quarta-feira contra o Clippers e quinta novamente contra o Kings. Howard deve participar de apenas um desses jogos, por precaução da comissão técnica.

*  *  *

A principal missão defensiva de Howard deverá ser fazer a cobertura de Steve Nash. O genial armador pode contribuir muito no ataque para organizar tantas armas, mas na defesa ele pode significar até mesmo uma piora em relação ao que Fisher, Blake e Ramon Sessions ofereciam. Contra o Kings, os baixinhos de lá fizeram a festa: foram 31 pontos somados entre Isiah Thomas, Aaron Brooks e Jimmer Fredette. Aliás, o técnico Keith Smart tem uma decisão intrigante pela frente – se é que algo pode ser intrigante quando estamos falando de Sacramento: como encontrar tempo de quadra para os três jogadores ou quem escolher como carregador de toalha e gatorade durante a temporada.