Vinte Um

Acredite: Luis Scola está desempregado

Giancarlo Giampietro

Luis Scola x Tiago Splitter

Sabe o Luis Scola, né? Aquele argentino que já se esbaldou tantas vezes contra a seleção brasileira muitas vezes? Pois bem: vocês não vão acreditar, mas, neste momento, ele está desempregado. E não tem nada a ver com crise financeira.

Nesta quinta-feira, poucas horas antes de enfrentar Anderson Varejão, Tiago Splitter & cia., o ala-pivô foi informado de que o Houston Rockets simplesmente decidiu cortá-lo de sua folha de pagamento. Num movimento aparentemente em busca de Dwight Howard, o clube texano decidiu usar a chamada ''cláusula de anistia'', dispensando o talentos e aguerrido jogador.

Funciona assim: os US$ 21 milhões que Scola tinha em seu contrato, para serem distribuiídos por três temporadas, ainda vão ser pagos pelo Rockets, mas os valores não vão aparecer mais na folha salarial da franquia. Isso singifica, basicamente, que eles agora têm uma margem maior para adicionar mais contratos. Isto é, numa eventual troca com o Orlando Magic, poderia abosrver alguns jogadores indesejáveis, que o time queira despachar ao lado de Howard.

O objetivo de Daryl Morey, o padrinho surpremo dos nerds, é ambicioso, mas não deixa de ser chocante a dispensa de um jogador do quilate de Scola.

Em cinco temporadas pelo Rockets, o argentino perdeu apenas oito de 394 jogos possíveis, tendo feito quatro campanhas completinhas. Suas médias foram de 14,5 pontos e 7,7 rebotes, com um aproveitamento de 51% nos arremessos de quadra. No campeonato passado, seu rendimento foi de 15,5 pontos e 6,4 rebotes em 31,3 minutos por jogo.

Agora Scola vai ficar por 48 horas em ''waiver'', período no qual os demais clubes da liga que estiverem abaixo do teto salarial geral podem se candidatar a contratá-lo. Caso passe batido, ele terá o direito de negociar com qualquer franquia como um agente livre.