Vinte Um

Troca do Houston abre espaço para Scott Machado

Giancarlo Giampietro

Scott Machado

Não faz muito tempo que questionamos aqui se o Houston Rockets era a melhor pedida para Scott Machado jogar uma Summer League da NBA e tentar descolar sua vaga na próxima temporada. Bem, obviamente nessa avaliação foi subestimada a volatilidade que a liga norte-americana oferece em seu mercado.

Uma semana atrás, o Rockets contava com dois ótimos armadores em seus planos: o esloveno Goran Dragic, agente livre eleito prioridade pela direção da liga para renovar seu contrato, e Kyle Lowry, um pitbull na defesa que evoluiu no ataque a cada temporada. Hoje, 17h (de Brasília) de quinta-feira, nenhum dos dois atletas mais faz parte do clube. Que coisa, hein?

Dragic acertou verbalmente na quarta um contrato polpudo com o Phoenix Suns, seu ex-time. Lowry ficou sabendo hoje que vai precisar arrumar as malas e se mudar para o norte. Destino: Toronto Raptors, em troca surpreendente. Enquanto isso, o gerente geral Daryl Morey tenta convencer Jeremy Lin a voltar para o clube, numa transação bem complicada, que dependeria da boa vontade do Knicks – e quem vai abrir mão de um jogador com potencial de marketing desses?

Aí, o que temos agora (bem, reforcemos aqui o ''agora'', já que tudo mudou de uma hora para a outra): um Rockets sem armador titular para a campanha 2012-2013 e com o brasileiro criado no Queens, NY, perfilado para defender seu time no torneio de verão de Las Vegas. Uma exibição segura (ou, vá lá, brilhante) por lá pode lhe render ótimos e inesperados dividendos.

Scott Machado, que já está em Houston para iniciar os treinamentos naquela que pode ser sua nova casa, passou batido no draft, mas vê, exatamente uma semana sepois, sua sorte mudar, e para melhor.

*Atualizacão: 18h (horário de Brasília, hehe), o baixinho Aaron Brooks seria outro alvo do Rockets para a posição, no caso de as coisas com Jeremy Lin não darem certo. Brooks era do Rockets e havia sido trocado por Dragic. Não deu certo em Phoenix, jogou temporada passada na China devido ao locaute, não recebeu oferta e agora pode retornar a Houston para a vaga de Dragic, que está retornando ao Suns. Se não entendeu nada, tudo bem.