Vinte Um

Boa ideia? Shane Battier recebeu 1.100 garrafas de cerveja nas vésperas dos playoffs

Giancarlo Giampietro

Shane Battier é um dos favoritos dos jornalistas, por sempre conseguir um pouco além em suas respostas, explanações e metáforas. Para o Miami Heat, sua chegada foi um dos pontos vitais, como registramos aqui, para Erik Spoelstra a embarcar em uma revolução tática, liberando LeBron James de qualquer grilhão em quadra. Em suma, Battier é o cara, mesmo que poucos deem alguma bola pra ele.

Agora, seu papel durante a sequência histórica de 27 vitórias da equipe da Flórida nesta temporada, seu papel pode ter ido muito além disso, usando de algo muito mais importante que a inteligência ou o talento: a superstição, claro. Diz o ala revelado por Coach K em Duke que, desde que ele tomou uma golada da cerveja Bud Light. Então ele foi que com esse ritual adiante: se fosse para tomar uma cerveja – e motivo para comemorar não faltava, convenhamos –, seria dessa marca. ''Todos os atletas são supersticiosos e, mesmo que não admitam, há uma rotina e uma cadência própria no dia-a-dia. Especialmente quando as coicas vão bem. É possível nos ver tentando replicá-la'', disse Battier. ''Você nunca sabe. Não quero desafiar a sorte e mudar as marcas, então fiquei leal a ela.''

Aí que, nestes tempos em que um vídeo certeiro no YouTube pode render muito mais do que um banner no Vinte Um uma peça publicitária com milhões investidos em cast e computação gráfica, eles decidiram recompensar a lealdade e o marketing involuntário do jogador operário com um presente.

Battier podia ter encenado melhor sua reação na hora de receber o ''pacote'', mas tudo bem. O vídeo é bacana, de qualquer jeito. Agora, caso a produção do ala despenque nestes playoffs, a razão pode ser bastante óbvia: 1.100 garrafas de cerveja.