Vinte Um

Rafael Luz ganha confiança na Espanha e tenta levar Obradoiro aos playoffs

Giancarlo Giampietro

Rafa Luz, crescendo na Espanha

Rafae Luz ajuda o Obradoiro a se manter na briga pelos playoffs na Espanha

Depois de um início tímido de temporada, o armador Rafael Luz vai se tornando uma peça importante do Obradoiro (ou ''Blusens Monbus'') no segundo turno da Liga ACB, na Espanha. Neste sábado, o brasileiro teve uma das melhores atuações de sua carreira, ou pelo menos pelo clube ao qual se juntou este ano, guiando uma vitória de virada sobre o Herbalife Gran Canarias por 72 a 70.

O site oficial do clube fala de dois atletas como homens da partida: o ala americano Ben Dewar, que matou uma bola de três pontos a 4s6 do fim para definir o placar, e seu compatriota Robbie Hummel, draftado pelo Minnesota Timberwolves, que impediu o ataque posterior do adversário, com um toco para cima de Jon Scheyer, queridinho do Coach K em Dule. Mas isso, ''pedindo licença para Rafa Luz''.

Tem de pedir a permissão para o armador, mesmo, já que ele conseguiu o segundo maior índice de eficiência da equipe (15, abaixo dos 21 de Hummel), mas teve a melhor marca de +/-, o plus-minus, vulgo saldo de cestas, com +16. Apenas ele e o ala Alberto Corbacho, outro que saiu do banco de reservas, conseguiram marcas de duplo dígito nesse quesito. Quer dizer, foi quando os dois estavam em quadra que o Obradoiro deslanchou, vencendo o quarto final por 24 a 15 para dar ao time sua 14ª vitória em 27 jogos, numa briga ferrenha pela oitava colocação – que dá a última vaga nos playoffs – com o Unicaja Málaga, de Augusto Lima.

No geral, Rafael Luz teve 2o minutos de tempo de quadra e somou seis pontos, cinco assistências, três roubos de bola, três rebotes e um toco, convertendo dois em quatro arremessos. Segundo o relato do clube, o rapaz justificou seu sobrenome, iluminando tanto o ataque como a defesa da equipe.  Extremamente atlético, o armador tem realmente a capacidade de influenciar uma partida dos dois lados da quadra, quando joga com energia e confiança.

Tomando nota, Magnano, tomando nota.

*  *  *

Desde a rodada 16, Rafael Luz ficou em quadra por 15 ou mais minutos em dez partidas. Ficou abaixo disso apenas em duas ocasiões, na verdade. Antes? Entre as primeira e 15ª jornadas, havia batido essa marca em apenas três jogos.