Vinte Um

A crise do Lakers segundo Kobe Bryant: relembre as frases de impacto do astro

Giancarlo Giampietro

Kobe Bryant

Para segurar Kobe Bryant, agora só com uma mordaça

Kobe Bryant está on fire.

E não só por seu ótimo início de campanha em quadra, a despeito de toda a turbulência por que passa o supertime (na teoria) do Lakers.

Ele está impossível também diante de microfones e gravadores, fazendo dos setoristas da equipe uns tremendos de uns sortudos. Como se eles já não tivessem o que dar de manchete com tantas contratações bombásticas, demissões, intrigas e difamações públicas nas últimas semanas. Fato é que, cada vez mais próximo do final de uma fantástica carreira, o ala se sente completamente seguro e livre para dizer o que bem entende, não importando as consequências.

Quem vai mexer com ele?

Tem o maior salário da liga, com US$ 27 milhões programados para este campeonato e mais US$ 30 milhões para o próximo. Dos poucos que possuem uma cláusula contratual que vetam uma eventual troca com a qual não concorde. Senhor de Los Angeles, o ídolo das celebridades. Intocável.

Então vai falar o que bem entender mesmo. Veja uma compilação com algumas de suas declarações recentes. Mais precisamente, desde o início de outubro. Tudo isso, então, em menos de dois meses:

''Acho que todos nós todos meio que estávamos esperando que fosse o Phil. Provavemente pegaram o Mike com a guarda baixa também. Mas estou animado. Para ser honesto, Mike era minha primeira escolha, porque nem sabia que Phil seria uma opção. Quando me disseram, respondi que adoraria, e foi isso. Então eles sabiam os dois de quem eu gostava. Já que obviamente não deu certo com Phil, então eles sabiam que tinham minha aprovação para fechar com o outro'', sobe a contratação de Mike D'Antoni, deixando claro que, dessa vez, foi consultado sobre o processo, depois de ficar irado com a contratação de Mike Brown, da qual ouviu pela primeira vez como eu e você: pela imprensa.

Kobe é o cara

Eu sou o cara, mas não sou fominha

''Ele é um gênio ofensivo. O ataque que ele instaurou na seleção dos EUA é a que nos levou para um caminho de duas medalhas de ouro. Sabemos todos qual o tipo de talento que tínhamos naquela equipe, então era importante que nós tivéssemos um ataque que fosse flexível, que fosse aberta e mantivesse todos envolvidos'', sobre a criatividade de D'Antoni no ataque.

''Vocês sabem o que sinto por Phil. Uma coisa que meio que me incomodou sempre foi o modo como em seu último ano eu não consegui dar para ele o que tinha de melhor, meu jogo normal. Entende? Porque eu estava jogando com uma perna só. E isso sempre me consumiu. No último ano de sua carreira não fui capaz de dar tudo o que tinha. Ele é um técnico muito grande para sair daquele jeito. É o que sinto pessoalmente. Para mim, levei isso no coração'', sobre a temporada 2010-2011 na qual o Lakers foi varrido pelo Dallas Mavericks na semifinal da Conferência Oeste, marcando a despedida de Phil Jackson.

''Conhecendo-o do jeito que conheço, é só uma questão de saúde. Se ele se sente fisicamente pronto. Ele é um perfeccionista, todos sabemos disso. Se ele sente que pode vir aqui e dar aquilo que ele cobra de si próprio, então acho que estaria interessado'', empolgado com a possível volta do Mestre Zen.

''Ele ensina os caras a serem pensadores. Ele nos ensina as pequenas nuanças, os detalhes, os pontos intrínsecos do jogo que apenas alguns conhecem. Não é culpa dos outros, mas é que, quando estamos falando de basquete, ele está no nível dos gênios. É difícil para alguém assumir uma responsabilidade dessa com jogadores que cresceram sob esse tipo de tutelagem'', novamente falando o mundo sobre seu treinador predileto e, ao mesmo tempo, contando algo sobre os problemas de Mike Brown e algo que também vai ser um enorme desafio para D'Antoni.

''Estou muito velho para lidar com esse tipo de coisa. Tenho sido seu principal defensor. Estou realmente muito velho para esse tipo de coisa infantil. É ridículo. Todos aqui estão frustrados por ter perdido um jogo. Você fica nervoso. Mas não tem a ver com uma pessoa em particular. Deus, as pessoas estão entediadas (para criar algo disso)'', sobre a encarada que deu em Brown durante uma derrota para o Utah Jazz, flagrada pela TV local de Salt Lake City, discutida por jornalistas e torcedores em tempo real e reprisada de modo exaustivo na TV e na rede a ponto de virar um GIF animado etc.

''Jogar até os 40 anos não é algo que está fora de possibilidade. Sempre vai haver jogos no YMCA, peladas nos parques. Provavelmente vou jogar enquanto estiver vivo'', sobre… Hã… Jogar até os 40 anos.

''Tudo o que visto é novo'', ao ser questionado por um repórter sobre um agasalho marrom que estava usando.

''Vou dizer isso por ele: 'Que todo mundo cale a boca'. Deixem a gente trabalhar e, no fim do dia, vocês ficarão felizes com os resultados. Apenas não entendo. Sem tentar morder minha língua e chamá-los de idiotas, mas é o que acabei de dizer na verdade, mas nesta cidade as pessoas já viram nós vencermos um monte de campeonatos com um ataque que era muito difícil de aprender. Eles sabem como as coisas funcionam. Então para eles serem estúpidos agora e pedirem para que Steve apenas fique driblando, para que só passemos para Dwight no garrafão ou que eu fique isolado com a bola, não vou dizer que isso é idiotice, mas está perto disso'', ainda tentando proteger Mike Brown em meio a uma saraivada de críticas no começo da temporada.

''Acho que é mais provável que os críticos ataquem Brown do que Phil. É justo porque Phil obviamente venceu, e Mike ainda não. Mas você tem de olhar para nossas filosofias ofensivas. É o mesmo tipo de filosofia'', sem perder o fôlego.

Phil Jackson e o afro de Kobe

O jovem Kobe Bryant orientado pelo já Mestre Zen

''As coisas vão ficar um pouco tensas porque não sou um soldado muito feliz agora'', depois da segunda derrota em dois jogos do Lakers no início da temporada.

''Não somos os caras mais rápidos do mundo, então temos de apoiar mais um ao outro'', sobre as dificuldades defensivas da equipe, que sofre principalmente para defender o pick-and-roll executado por armadores mais baixos e velozes.

''Torções de tornozelo nem me incomodam mais. Já virei o pé tantas vezes que não tenho mais nada ali embaixo'' e ''Eu nunca preciso de liberação. Ou eu estou pronto, ou não estou. Eles fizeram um ótimo trabalho me tratando e me deixando pronto. Já estamos juntos há muito tempo, então eles confiam no meu julgamento'', sobre os problemas físicos e quem decide se ele deve jogar ou não. Dica: não é o departamento médico.

''Prefiro ser compreendido como um vencedor do que como um bom companheiro de equipe. Queria que ambos andassem de mãos dadas toda hora, mas isso simplesmente não é real. Não tenho nada em comum com gente preguiçosa, que culpa os outros pela falta de sucesso  que tiveram. As coisas grandes vêm de trabalho duro e perseverança. Não tem desculpa. Esse é o meu jeito. Pode não ser certo para você, mas tudo o que posso fazer é dizer o que penso. Cabe a você entender que tipo de liderança se adequa melhor ao seu estilo'', mandando um recado no Facebook a vai saber quem (leia abaixo).

Kobe Bryant x Smush Parker

Escuta aqui, Smush, deixa de… Encher a paciência

''Dei para ele seus 30 minutos de fama. Tudo bem. Ele está jogando na China, né? Desejo boa sorte. Talvez algum dia ele volte para a NBA e veja como as coisas são de perto'', em contra-ataque verbal contra Smush Parker, depois de ouvir sobre as críticas que o ex-companheiro fez sobre sua suposta arrogância fora de quadra.

''Quase venci um prêmio de MVP com Smush Parker e Kwame Brown em meu time. Estava arremessando 45 vezes por jogo. O que deveria fazer? Passar para Chris Mihm e Kwame Brown…'', relembrando alguns ex-parceiros de quem provavelmente não sente muita saudade, ao ser questionado sobre a fama de fominha que o persegue.

''O que acontece é o seguinte: algumas pessoas são muito, mas muito burras. Continuo ouvindo que sou um jogador egoísta, que só quero saber de fazer cesta. Mas ninguém conquistou mais títulos do que eu na minha geração. Tenho cinco desses. Você não pode ser egoísta e ganhar um título, o que dizer de cinco? Esas discusão já deveria estar no caixão agora'', e segue o jogo.

''Não é justo. Jodie tem de me marcar a cada dia de treino, então fica ruim para ele'', sobre as chances reduzidas de o ala Jodie Meeks ganhar tempo de quadra na equipe.

''O time é meu. Eu tenho cinco anéis de campeão. O que vocês querem que eu diga?'', sobre quem seria o dono da nova formação estelar do Lakers.

Na verdade, Kobe, a gente quer que você diga mais. Muito mais mesmo.