Vinte Um

Levantamento comprova Scola como jogador da NBA mais assíduo em torneios Fiba

Giancarlo Giampietro

 

Scola, Scola, Scola, Scola...

Na Argentina?

Manu Ginóbili não vai, Andrés Nocioni tampouco. Carlos Delfino também vai ficar na poltrona, em casa, assim como Pablo Prigioni. De modo que Julio Llmas vai poder se solidarizar com o compatriota Rubén Magnano quando eles toparem em Las Vegas. Mas só um pouco, tá? Porque o técnico do Brasil está em situação mas delicada no que se refere a contar com os jogadores de NBA à disposição. Ao menos ele vai ter alguém ao seu lado para lhe contar uma fofoca ou outra sobre a liga norte-americana.

Luis Scola, claro.

Fácil lembrar como, durante as Olimpíadas de 2012, milhões e milhões e milhões de brasileiros queriam anunciar a aposentadoria do cabeludo da seleção argentina. Como aquele jogo pelas quartas de final de Londres, que resultaria em mais uma derrota, poderia ser sua despedida das competições internacionais. E não teve nada disso: o número quatro mesmo havia dito na véspera que não entendia de onde vinham tantas perguntas sobre sua suposta saideira. Que seguiria em frente.

E aqui está Scola novamente, cumprindo sua promessa, aos 33 anos.

Ajuda o fato de ele não ter jogado muito na última temporada, quando estava completamente deslocado pelo Phoenix Suns. Jogou apenas 2.184 minutos no total, com média de 26,6, bem inferior à dos quatro anos anteriores, sempre acima de 30 minutos.

Agora, quem estamos querendo enganar? Ele podia ter jogado 47,5 minutos por partida e provavelmente teria se apresentado da mesma forma. É o que indica um levantamento especial feito pelo (santo) site HoopsHype sobre a participação dos jogadores da NBA em torneios por suas seleções desde 2000, com os Jogos de Sydney.

De lá para cá, Scola, novo jogador do Indiana Pacers, só tirou férias, acreditem, em 2005, ano de Copa América em Porto Rico, vencida pelo Brasil – coincidência, hein?

A durabilidade do argentino, aliás, é impressionante. Em seis temporadas na NBA, ele só perdeu oito partidas (de 476 possíveis), todas em 2010-2011, devido a dores no joelho esquerdo. Esse, sim, é um duro na queda. Uma razão para isso é evidente quando o vemos em quadra. É um jogador que não vai pular muito, nem correr feito maluco na quadra. Com os pés no chão, forte fisicamente, não castiga tanto suas articulações.

Longa vida a Scola.

*  * *

Confiram no quadro abaixo os 30 mais do ranking pesquisado pelo HoopsHype – para ver a lista inteira, cliquem aqui, que vale:

Vamos lá, de legenda: os amarelos são olímpicos, moleza; em cinza, os campeonatos mundiais; em marrom, os torneios regionais, com a Copa América, o Eurobasket etc.; de verde, os campeonatos de base, que realmente precisam entrar na conta, já que boa parte dos estrangeiros que entram para a NBA surgem nesses torneios, mesmo, emendando o início de suas carreiras com torneios profissionais, mesmo na Europa.

Logo atrás de Scola estão os irmãos Gasol (Marc vai jogar pela Espanha novamente este ano) e José Calderón. Em quinto estão dois Spurs: o gordote Boris Diaw, da França, e, vejam só, Tiago Splitter, que, até por conta disso, resolveu tirar folga desta vez. Em sétimo, aparece Tony Parker ao lado de uma renca, com destaque para José Juan Barea, que deve também deve defender Porto Rico em Caracas.

Onde estão os demais brasileiros? Leandrinho aparece empatado na 13ª posição desse ranking de assiduidade, empatado com Delfino, Nowitzki, Batum e Goran Dragic – o que dá ao ligeirinho uma boa comparação em termos de patriotismo. Anderson Varejão está em 21º, ao lado de Zaza Pachulia. Nenê? Apenas o 54º, com quatro convocações atendidas desde 2000.

Aliás, esse é um ponto que vale destaque no ranking elaborado pelo site: os jogadores mais jovens tiveram menos chance de marcar presença nas seleções, não? Carreira mais curta, afinal. Há também casos de atletas que entraram na NBA há pouco, tendo menos desgaste (Victor Claver, Luigi Datome, Ricky Rubio, por exemplo).

*  *  *

Lamas vai precisar fazer apenas dois cortes entre os seguintes 14 jogadores para definir sua Argentina: Facundo Campazzo, Nicolás Laprovittola, Juan Fernández, Selem Safar, Diego García, Adrián Boccia, Marcos Mata, Pablo Espinoza, Federico Aguerre, Luis Scola, Leo Mainoldi, Matías Bortolín, Juan Gutiérrez e Marcos Delía.

*  *  *

O Canadá também enfim divulgou sua pré-lista, com 18 nomes, sendo que seis precisam ser cortados. De NBA, os três já citados aqui mais o veterano Joel Anthony, pivô reserva do Miami Heat. O armador Jermaine Anderson, velho de guerra, e Myck Kabongo, os alas Carl English, que teve uma grande temporada pelo Estudiantes na Espanha, e Kris Joseph, ex-Celtics, e o pivô Levon Kendall, companheiro de Rafael Luz no Obradoiro, também da ACB, são outros destaques.