Vinte Um

O Fantástico Mundo de Ron Artest: Só os melhores

Giancarlo Giampietro

Antes da criação do Vinte Um, um projeto mais modesto, mas seguramente mais divertido era criar um blog todo voltado ao ala Ron Artest, do Los Angeles Lakers.

E bancaria como? A começar pela leitura do site HoopsHype, obrigatória para qualquer fã de basquete, devido ao acúmulo absurdo de informação oferecido diariamente, com tweets e declarações dos jogadores, jornalistas, dirigentes e trechos de reportagem do mundo todo.

As novelas das negociações de LeBron James e Carmelo Anthony foram certamente as líderes em manchetes nos últimos anos desse site agregador de conteúdo. Afinal, é o tipo de assunto que rende boato, respostas a boato e os boatos que, então, brotam desse processo.  Mas há também um personagem que dia sim, dia não vai estar presente por lá, geralmente no pé dos boletins de rumores, puxando a fila dos faits divers. Ron Artest, senhoras e senhores.

Sucessor natural de Dennis Rodman na prática do lunatismo – embora com personalidades e natureza completamente diferentes, num mano-a-mano que deve ser explorado em uma ocasião futura  –, Ron-Ron vai ganhar o seu próprio quadro aqui. Nos tempos em que a ordem é racionar na vida em sustentabilidade, o jogador não nos priva de sua condição de fonte de humor inesgotável.

*  *  *

Ron Artest, o melhor?

Tipo nível Michael Jordan, mesmo

Vocês pensam que não, mas o Ron-Ron tava bem atento, sim. Ao que andavam escrevendo e especulando a seu respeito pora aí na Internet. Nos jornais. Na TV. Hum-hum. Tava, sim.

Se ele ficou preocupado? Aí é outra história. O que dá para dizer por ora é que ele estava incomodado. Essa história de que o Lakers poderia trocar um jogador do calibre da Metta World Peace? Como assim, cara? Só se for pela alta classe.

''Eu sou muito bom, afirmou ao Los Angeles Times. ''Se você for me trocar, dá para ganhar um LeBron James ou um Kevin Durant. Era nisso que estava pensando quando ouvia o pessoal da mídia falando. Se não for por um Dwyane Wade, não faria sentido. Sou muito bom.''

O ala do Lakers garante que chegou a hora de voltar a ser um dos ''melhores''. Quando o repórter Mark Medina perguntou se, no caso, ele estava falando de ser um dos melhores na defesa, disse que não. ''Um dos melhores na liga''. Confiante, é isso aí!

Artest assegura que está muito melhor fisicamente, que se cansou passar vergonha perdendo bandejas e enterradas nos últimos anos e que ninguém vai conseguir pará-lo mais quando partir para a cesta da próxima vez.

Com US$ 15 milhões destinado ao nosso anti-herói, o Lakers só pode acreditar na história toda.

(A entrevista está tão boa que amanhã no fim de semana tem mais. Ron-Ron conta com vocês).

PS: Veja os capítulos prévios de nossa série exclusiva sobre o chamado Metta World Peace