Vinte Um

Fim de novela! Huertas acerta simplesmente com o Lakers. Mas que Lakers?

Giancarlo Giampietro

Kobe e Huertas, agora lado a lado

Kobe e Huertas, agora lado a lado

E foi uma novela, mesmo, cheias de tramas e reviravoltas, que minha nossa. O final foi grandioso, porém: o Los Angeles Lakers!

Lá atrás, em abril deste ano, já havia começado o zum-zum-zum de que Marcelinho Huertas, aos 32, estava decidido, mesmo, em fazer a transição para a NBA, se despedindo do Barcelona e do basquete europeu, onde fez grandes campanhas e se tornou uma referência internacional na posição. A troca de agentes lá fora aconteceu justamente por isso. Segundo ouvi de um dirigente da Divisão Sudoeste, o movimento de se cruzar o Atlântico já havia sido ensaiado em anos anteriores, mas sem sucesso. A Octagon, por meio do norte-americano Alex Saratsis, que já trabalhou com Bruno Caboclo e hoje representa Georginho e Lucas Dias, foi a empresa escolhida para tentar se fechar um acordo. Houve, inclusive, uma promessa de que isso aconteceria.

O negócio não foi tão simples assim, mas se concretizou, enfim, nesta segunda-feira, anunciado enquanto a seleção brasileira penava contra o Uruguai pela primeira rodada da Copa América.

Para se ter uma ideia, cerca de uma hora antes do superfurão Adrian Wojnarowski 'oficializar' a contratação, duas fontes de dois clubes diferentes da Conferência Oeste haviam me dito que o armador estava endereçado ao Utah Jazz, onde faria uma dupla inusitada com Raulzinho.  Disseram que a franquia de Salt Lake City, mesmo já tendo um brasileiro na posição (além de Trey Burke e Bryce Cottom), tentou, mas não levou. Há um forte rumor também de que, em julho, Huertas chegou a se apalavrar com o Dallas Mavericks, mas que o acerto acabou indo para o buraco após DeAndre Jordan deixar Mark Cuban e Dirk Nowitzki em cima do altar. O clube texano teve de seguir outros rumos, e, de maneira inesperada, surgiu a oportunidade de trazer Deron Williams.

Huertas, solto como nos tempos de Bilbao, fazendo o que sabe

Visão de quadra agora será testada contra outro tipo de competição

Esse desencontro, aliás, foi muito custoso para os planos dos agentes. Pois, uma vez que os principais nomes do mercado se decidiram, as pedras  do dominó foram caindo rapidamente, e as vagas se fechando. No finalzinho de agosto, então, estava praticamente tudo ocupado já. Por isso, como garantia, na Europa foi encaminhada uma negociação com o Galatasaray, uma vez que o Barcelona, com Carlos Arroyo, já estava no passado. Dirigentes turcos chegaram a citar Huertas como atleta do clube publicamente.

Jazz e Lakers, não por coincidência, eram dos poucos times americanos com postos de trabalho em aberto. O Utah ainda está abaixo do teto salarial, podendo oferecer mais dinheiro. O clube californiano, ainda sem computar o salário do brasileiro, está bem em cima da marca de US$ 70 milhões, mas com espaço em seu plantel ainda para oferecer salários mínimos. E foi nessa brecha que entrou o titular de Rubén Magnano, sendo o segundo brasileiro a assinar com a histórica franquia californiana (para constar: o ala Jefferson Sobral chegou a participar do training camp de Phil Jackson, ao lado de Shaq e Kobe, em 2002, jogou duas partidas pela pré-temporada, mas não disputou partidas oficiais, até ser dispensado).

Resta saber apenas se o vínculo é garantido na íntegra, ou não — para quem não está muito familiarizado com os trâmites da NBA, isso quer dizer basicamente se Huertas está com as costas quentes, tranquilo para mostrar serviço, ou se pode ser cortado por Byron Scott a qualquer momento. Segundo indica Wojnarowski, trata-se do primeiro caso.

O garotão Russell: pupilo, concorrente, ou o quê?

O garotão Russell: pupilo, concorrente, ou o quê?

No momento, de acordo com levantamento de Eric Pincus, do Basketball Insiders e do Los Angeles Times, e ainda sem contar Huertas, Jim Buss e Mitch Kupchak distribuíram 12 contratos totalmente seguros e outros quatro que dependem de sua boa vontade para serem validados. Estão nessa condição o pivô Tariq Black, que muito provavelmente será mantido, os alas Jabari Brown e Michael Frazier e o ala-pivô Jonathan Holmes. Lembrando que uma franquia só pode levar para a temporada regular um total de 15 atletas. Com Huertas efetivado, restariam duas vagas para esses quatro disputarem.

Posto isso, o que esperar do brasileiro por lá?
Antes de qualquer declaração por parte dos dirigentes e treinadores do clube, o que podemos fazer é deduzir, com base nas peças que eles já têm. Hoje, na hora de falar em Lakers, tudo gira em torno de Kobe Bryant D'Angelo Russell. Claro que Kobe ainda é prioridade no coração do torcedor angelino, mas não se pode esperar muito de um jogador de 37 anos, indo para a 20a. temporada, tendo jogado apenas 25% das últimas duas com as mais diversas e graves lesões. O processo de reconstrução da equipe passa pelo desenvolvimento do calouro número dois do Draft. O ala-armador Jordan Clarkson também entra nessa equação.

Outro ponto a ser considerado é a própria ambição do clube para esta temporada. A despeito da aparente melhora do elenco, eles não têm time para competir pelos playoffs do Oeste. Precisaria dar muita coisa certo — lesões sem parar na concorrência, Hibbert redescobrir a forma de All-Star, que Byron Scott consiga forjar uma defesa minimamente decente ao seu redor, os mais jovens progredirem horrores, Kobe jogar relativamente bem etc. Aí vem a questão do próximo Draft para deixar tudo mais complexo: o Lakers só vai manter sua escolha em 2016 se ela ficar entre as três primeiras. E não há como garantir isso, nem mesmo, se o time tiver a pior campanha. O incentivo seria, então, para tentar os melhores resultados possíveis. Se fossem perder a escolha, que ela pelo menos não fosse das mais altas (e dolorosas).

É com esses chapas que Hibbert vai ter de se virar agora

É com esses chapas que Hibbert vai ter de se virar agora

Daí, há duas situações envolvendo Huertas, imagino:

1) Buss, Kupchak e Scott podem entender que é preciso soltar Russell, de apenas 19 anos anos, aos poucos, bem devagarinho, depois de ele ter sofrido na liga de verão de Las Vegas, para não ferir sua confiança. E aí faria muito sentido a contratação de um armador experiente como Huertas, para absorver minutos consideráveis, especialmente nos primeiros meses, confiando que ele vá conduzir as coisas com segurança e rumo a vitórias, de preferência.

2) Os chefões, por outro lado, podem acreditar que Russell é capaz de segurar as pontas de cara — e de que talvez não pegue tão bem assim com a torcida a redução de seu tempo de quadra, dadas as enormes expectativas ao seu redor. Ou: dependendo dos resultados do início, se a coisa estiver feia, que jogue a molecada, mesmo, e se aumente matematicamente as chances de manter a próxima escolha, independentemente da força do produto oferecido em quadra. E aí os minutos de Huertas poderiam cair, mas sua presença no elenco ainda faria bem, como um mentor para Russell e Clarkson, ao lado de Steve Nash.

De qualquer forma, também precisamos entender por que demorou para o armador encontrar uma vaga que lhe coubesse. O brasileiro, sabemos, é um mestre em jogadas pick-and-roll, enxergando passes nem sempre óbvios, com habilidade no drible e um bom chute em flutuação. Na NBA, estará servindo jogadores muito mais explosivos que Ante Tomic e Tibor Pleiss, mas também será contestado pelos mesmos caras. No ataque, o arremesso de fora não cai com a frequência esperada.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Mas é na marcação que moram as maiores questões. Mesmo na Europa, Huertas é considerado como um alvo a ser protegido. Na próxima temporada, ele será atacado por gente como Russell Westbrook, John Wall, Eric Bledsoe, Stephen Curry e tantas outras ameaças. É uma pressão enorme, e não há basicamente ninguém ao seu lado que possa protegê-lo, blindá-lo. Pelo contrário. Nos últimos dois campeonatos, o Lakers esteve entre as três piores defesas. Agora Hibbert está chegando, mas sozinho, sem as ideias de Frank Vogel, a pressão de George Hill e Paul George no perímetro, e tal. Em vez disso, tem um técnico que prega defesa, mas que, desde os tempos de Cleveland, não tem aplicado nada em quadra que surta efeito. Pior: em vez dos 'Georges', vai precisar dar cobertura para Lou Williams (US$ 21 milhões por três anos, não vai jogar? Ao mesmo tempo, é impossível imaginá-lo dividindo a quadra com o brasileiro…), Nick Young, o envelhecido Kobe, um novato cujo forte não é o combate, o segundanista Clarkson e o lento-toda-a-vida Ryan Kelly. Faz como? É o que leva um scout dizer ao VinteUm: ''Bem, pelo menos no Lakers ninguém vai pedir para que ele jogue na defesa''.

Se o time não for parar ninguém diante de sua cesta, talvez a melhor solução, mesmo, seja jogar para a torcida e ver no que dá, ainda que, nesse ritmo, poderiam muito bem ter segurado um cara como Mike D'Antoni, cuja genialidade ofensiva é inquestionável e com quem Huertas muito provavelmente se daria muito bem.

Por outro lado, não estamos mais discutindo aqui o Barcelona, o Fuenlabrada, a Liga ACB ou a Euroliga. Mas, sim, o Lakers e os OKCs da vida. A NBA, à qual o armador chega depois de anos e anos em que as principais perguntas das redes sociais basqueteiras brasileirass era se ele iria jogar lá e sobre como se sairia? Agora parece não ter volta. A partir de outubro, teremos as respostas.