Vinte Um

Bauru x Flamengo: os duelos, os números e a luta por hegemonia

Giancarlo Giampietro

O Bauru de Fischer já venceu o Fla 2 vezes. Agora se reencontram na final

O Bauru de Fischer já venceu o Fla 2 vezes. Agora se reencontram na final

Tem tudo, mesmo, para ser uma grande final. Ou melhor: grandes finais, com a adoção do sistema melhor-de-três.

São dois elencos estelares e caríssimos para os padrões nacionais, com sete jogadores que disputaram a última Copa do Mundo em quadra e cinco atletas da seleção brasileira convocada para o Pan de Toronto, neste ano. Há também um enredo sobre hegemonias, com o Bauru tentando completar uma temporada perfeita, com quatro grandes troféus, enquanto o Flamengo mais uma vez tenta o tricampeonato, mantendo a soberania na competição. Isto é, além do troféu em si, há muita coisa especial para atiçar.

Depois de obter a melhor campanha de uma fase regular do NBB, com aproveitamento de 93,3% (28 vitórias em 30 jogos), Bauru sofreu nos playofs, precisando de dez partidas para despachar Franca e Mogi, pela ordem. A semifinal contra os mogianos foi duríssima, saindo de ambas as séries com saldo de apenas três pontos. Sim, três – como se tivesse conseguido cada um de seus triunfos por um mísero pontinho. Contra os francanos, pelas quartas, o saldo foi de 27 pontos em cinco jogos, todos eles obtidos no primeiro jogo da série. Quer dizer: deu empate nos outros quatro.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

Será que a equipe pode reencontrar a forma avassaladora de meses atrás? Foi quando estava iniciando uma sequência que chegaria a 26 jogos sem perder, só pelo NBB – ou 34, se formos contar também a campanha pela Liga das Américas. Para o técnico Guerrinha, não é a pressão para confirmar o favoritismo – fomentado ao longo de suas conquistas, diga-se – que precisa ser driblada. São as pernas, mesmo, que pesam mais.  “Fizemos 82 jogos em 240 dias, é praticamente um jogo a cada três dias.Franca e Mogi jogaram menos jogos, ficamos 23 dias parados, além de o nível das equipes ter aumentado muito'', afirmou.

A lesão de Jefferson William também é apontada pelo treinador como um fator significativo nesta queda de rendimento. ''Quando o perdemos, ainda conseguimos ir além, pois ainda estávamos naquele embalo. Depois, começamos a sentir o desgaste de rotação, tanto física quanto tática. Quem jogava 20, 22 minutos passou a jogar 35, 37 minutos'', disse.

Jefferson estava jogando muita bola, sim, e faz muita falta – participou das duas vitórias na temporada regular, inclusive (84 a 77 no Rio e 92 a 84 em Bauru, com médias de 16,0 pontos, 7,5 rebotes em 33 minutos para o ala-pivô ex-flamenguista, e  e 5/11 de três). O elenco construído, no entanto, teve/tem recursos para seguir adiante. A rotação dos grandalhões ficou mais enxuta, mas talvez o jovem Wesley Sena pudesse ter sido mais testados na fase de classificação, para eventualmente dar conta de cinco ou seis minutinhos por jogo durante os playoffs. Não aconteceu, de modo que esse papel caberia, então, a Thiago Mathias, mas o pivô de 27 anos viu seu tempo de quadra despencar contra Mogi: não passou de 4 minutos nas últimas três partidas.

Não vai ter Jefferson em quadra: ala-pivô ex-Fla sofreu lesão no tendão de Aquiles

Não vai ter Jefferson em quadra: ala-pivô ex-Fla sofreu lesão no tendão de Aquiles

Contra um garrafão estelar como o do Flamengo, Rafael Hettsheimeir e Murilo vão ser exigidos ao máximo – e a ótima partida que Becker fez contra o Mogi no desfecho das semis não poderia ter vindo em melhor hora, com 17 pontos, 12 rebotes e 8 lances livres cobrados e convertidos em 35 minutos. Devido ao porte físico e excelentes mãos, Jerome Meyinsse e Cristiano Felício dão um trabalho danado na briga pelos rebotes. Ao lado deles, alas-pivôs como Olivinha e Walter Herrmann acrescentam muita versatilidade, podendo atacar dentro e fora, sem deixar que o poderio reboteiro caia. É difícil imaginar que, em formações mais baixas, Robert Day ou mesmo Alex consigam segurar esses dois, mesmo em minutos reduzidos – a tendência é que tabela ficasse vulnerável.

Na turma de fora, são vários os duelos muito envolventes:

1) o jovem Ricardo Fischer terá um desafio, e tanto, pela frente,  para atacar e ao mesmo tempo se preparar para ser agredido no embate com Laprovíttola, que se impôs contra Nezinho e Deryk pelas semis;

2) Larry Taylor poderá até eventualmente dar uma força a Fischer na defesa, mas já terá mãos cheias ao lidar com Vitor Benite, seu companheiro de seleção – são dois armadores-alas explosivos, que vêm com muita energia para a quadra, e, até pelas características atléticas semelhantes, talvez fosse o caso de Robert Day começar no banco, batendo de frente com Marcelinho; Gui Deodato também entra nessa equação aqui, dependendo do desfecho do confronto entre os armadores principais;

Benite e Larry vão para o Pan em Toronto. Antes, se enfrentam

Benite e Larry vão para o Pan em Toronto. Antes, se enfrentam

3) e aí sobram Alex e Marquinhos, dois velhos conhecidos e concorrentes, que já protagonizaram vários grandes 'rachas' nas últimas temporadas – sempre com o aspecto pitoresco da diferença de altura (15 centímetros) e estilo entre eles. Alex, quatro anos mais velho, com um vigor físico ainda impressionante, implacável na defesa, oferecendo ainda liderança e a confiança de quem já perdeu a conta dos troféus que conquistou por estas bandas. O nível de agressividade de Marquinhos sempre é uma incógnita, mas sua combinação de categoria, estatura e mobilidade faz a diferença de qualquer forma em quadras brasileiros.

Se formos levar em conta o que se passou nos mata-matas, a impressão é a de que o Flamengo chega muito mais inteiro fisicamente e também com a autoestima bastante elevada. Isso vai resultar em maior pegada defensiva? Em mais pressão sobre a bola? Isso se traduziu nos últimos jogos. A equipe deixou para trás os altos e baixos do início do campeonato. Recorde-se, todavia, que não foi uma temporada das mais típicas para o clube rubro-negro, que já precisou jogar em alto nível logo na largada para conquistar seu maior troféu, a Copa Intercontinental, para depois emendar uma empolgante, mas também insólita turnê de NBA pelos Estados Unidos. Dando um gás rumo aos playoffs, o Fla teve relativo trabalho contra São José (cinco jogos também, mas com placares muito mais elásticos em suas vitórias) e varreu Limeira de modo impressionante. ''A vitória sobre eles nos deu muita esperança de fazer uma boa final. Nosso início não foi o esperado por todos, mas estamos aqui e vivos'', afirma José Neto.

*   *    *

Uma comparação estatística entre os clubes até a final, levando em conta toda a campanha:

bauru-flamengo-comparativo-numeros-nbb-7

*   *   *

Sobre hegemonias? Esse é o aspecto mais interessante em jogo: de um lado o Bauru pode fechar no melhor estilo uma temporada que, convenhamos, já é histórica, depois da conquista do Paulista e de dois campeonatos continentais, a Liga Sul-Americana seguida pela Liga das Américas. Ganhar o NBB só deixaria tudo isso ainda mais incrível, com uma campanha 100% inédita por estas bandas. Além do mais, seria o primeiro clube paulista a ganhar o título nacional com a nova nomenclatura – e o primeiro desde Ribeirão Preto, em 2003. Já o Flamengo busca um tricampeonato que igualaria façanha de Brasília de 2010 a 2012.

*   *   *

A liga nacional enfrentou alguns problemas para montar a tabela final. Não dá para assimilar muito bem o horário de 21h30 desta terça-feira para subir a bola para a decisão. Por ser Flamengo, espera-se que a casa esteja cheia, apesar das dificuldades de logística que se tem para chegar à Arena da Barra. Se já é difícil acessar o ginásio neste horário, imagino o pesadelo que deva ser sair de lá entre 23h e 0h.

Depois, temos Marília, eventualmente para os próximos dois sábados, se assim a final exigir. Se Jacararepaguá está longe (para o Jota Quest e, claro, dependendo do ponto de partida no Rio), os bauruenses vão ter de correr cerca de 105 km para apoiar seu time. A mudança, neste caso, porém, era inevitável. A Panela de Pressão tem capacidade para apenas 2 mil torcedores, e aí seria muito pouco, mesmo, para um evento deste porte. Não acho que dê para contestar muito o regulamento. A diretoria do clube e da liga encontraram, então, o popular ginásio da Avenida Santo Antônio – parte do Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural Professora Neuza Maria Bueno Ruiz Galetti. Tem capacidade para 7 mil pessoas e foi inaugurado em 2012. Uma curiosidade dessas que só no Brasil, mesmo? O ginásio foi construído com grana do ministério da Educação e, até novembro do ano passado, só poderia ser utilizado pela secretaria educacional local. Aí que a Prefeitura conseguiu alterar a regulamentação, em acordo com o Ministério Público,  liberado o espaço para atividades diversas. Demais.

O ginásio em Marília, nova casa para o NBB

O ginásio em Marília, nova casa para o NBB