Vinte Um

Chegada de ‘times de camisa’ é uma das ideias da NBA para o Brasil

Giancarlo Giampietro

Palmeiras e Flamengo são duas grandes camisas brasileiras no NBB

Palmeiras e Flamengo são duas grandes camisas brasileiras no NBB

O diretor do escritório da NBA no Brasil, Arnon de Mello, sentou com uma bola leva de jornalistas neste sábado, em Franca, durante o fim de semana de Jogo das Estrelas, para falar sobre o princípio de parceria entre a liga americana e a LNB. Durante o agradável bate-papo, deu para se pescar aqui e ali algumas das ideias do executivo, de fala informal, mas sem rodeios, para o basquete brasileiro, com iniciativas que já estão em curso e outras que, por ora, são apenas planos.

Vamos colocar aqui alguns desses tópicos abordados, a começar por aquele que mais me chamou a atenção, até por ter sido um comentário espontâneo de Arnon – sem que ninguém lhe perguntasse, como ele próprio fez questão de ressaltar. O dirigente entende que um “caminho a ser seguido” em quadras nacionais seria o do retorno, ou maior envolvimento dos maiores clubes do país, os times de camisa (leia-se: de futebol) com o basquete, seguindo os passos de Flamengo e Palmeiras, dois dos integrantes do NBB.

Mais:

– A ideia é levar mais clubes brasileiros para os Estados Unidos, sim, durante a pré-temporada da NBA, mas esse time não necessariamente precisa ser o campeão continental, ou nacional. Não haverá vínculo entre uma conquista e a ida para lá, embora o natural é que esses nomes coincidam com certa frequência. Por quê? Pois precisam mandar um time que seja no mínimo competitivo, tal como o Flamengo do ano passado. Fla, no caso, também campeão das Américas. O foco, garante, dessas expedições é a parte esportiva, ainda que um time como o rubro-negro possa ajudar a encher a arena do Orlando Magic. O clube da Flórida lucrou com a presença constante dos brasileiros por lá, mas essa foi uma situação específica. Ter a marca “Flamengo” em quadra não fez a menor diferença em Phoenix e Memphis.

– A NBA assume as operações comerciais da liga, como sabemos. É uma carga de trabalho que se soma a suas próprias atividades no país. Desta forma, Arnon afirma que não há como sua equipe se envolver especificamente com os negócios respectivos de cada clube. A influência vai acontecer no campo mais operacional da liga, nos ginásios. O que pode acontecer, no futuro, é uma orientação geral estética, tanto para uniformes “retalhados” em patrocínio, como num trabalho visual mais voltado para os logos e mascotes dos times (algo bastante necessário, aliás). De qualquer forma, algumas agremiações nacionais, com mais iniciativa, já o procuraram em busca de oportunidades de intercâmbio ou estágio lá fora, para conhecer as operações das franquias americanas. Deve rolar.

Horance Grant, em sua segunda visita ao Brasil como embaixador da NBA

Horance Grant, em sua segunda visita ao Brasil como embaixador da NBA

A atuação dos funcionários da NBA no marketing do Jogos das Estrelas deste ano foi mínima, pelo adiantado da hora. Quando oficializaram a pareceria em dezembro, as ligas imaginavam que a atuação do novo gestor comercial seria maior já neste evento. Mas não deu tempo, até por ser também no meio da temporada por lá – há dificuldade para retirada de uma das equipes de cheerleaders das franquias, das mascotes etc., isso para não falar da obtenção de vistos. “Quatro ou cinco” pessoas do estafe norte-americano estiveram em Franca para dar consultoria e apoio e também para entender como se faz por aqui. Não colocaram a mão na massa. Isso muito provavelmente vai mudar para a próxima edição.

E quando e onde vai ser o próximo Jogo das Estrelas? Arnon afirmou que pretendem definir tudo até maio. De modo que teriam muito mais tempo de preparação, podendo aí buscar mais mercados, especialmente aqueles que ainda não tenham recebido a festa. Franca foi uma escolha segura neste ano, pela óbvia tradição basqueteira da cidade, inclusive com público pagante.

– Mais previsões de anúncios? Entre abril e maio o escritório brasileiro da NBA vai saber se o país receberá, pelo terceiro ano consecutivo, um jogo de pré-temporada por aqui. Sempre no Rio de Janeiro, na Arena HSBC, única que tem condições de receber uma partida dessas. Mas aqui também há um fator importante para ser considerado: existe uma vertente dentro da liga americana que pede encarecidamente um calendário mais enxuto de pré-temporada. Menos jogos? Menos chances de uma viagem para os trópicos.

– A parceria com a Globo/SporTV era obviamente uma das grandes metas do escritório brasileiro da NBA. Mesmo. Arnon contou que, ao fechar o acordo, recebeu diversos elogios internos. Entre eles, do diretor do escritório da China, que diz ouvir um zum-zum-zum em torno dessa história desde 1996. A entrada do SporTV é vista como estratégica na ampliação do mercado do basquete/NBA por aqui, confiando na cativação de novos clientes – podendo “esbarrar” com a turma do futebol e despertar o interesse deles –, em vez de se limitar aos já aficionados pelo basquete. Com até 13 partidas na grade semanal de TV, a liga até mesmo teria extrapolado suas metas. “Não há mais para onde crescer (nesse campo”, disse. Vendas de pacotes League Pass (com um acréscimo anual de 50% em assinantes).

– Ao que parece, o México é o próximo grande alvo da NBA, para o estabelecimento de mais um contrato nos moldes daquela assinado com a LNB – com a diferença que, com nossos hermanos do Norte, o projeto começaria praticamente do zero, já que não há uma liga representativa estabelecida por lá. Tendo isso em vista, a parceria NBA/LNB vale como um modelo para uma expansão significativa da marca americana pelo mundo. Índia e África do Sul foram outros países mencionados. Para constar: quando abre novas negociações com possíveis patrocinadores globais, o NBB já é incluído em eventuais pacotes de divulgação.