Vinte Um

LaVine, as enterradas e a parte 2 de um fim de semana com as estrelas

Giancarlo Giampietro

Zach LaVine salvou o torneio de enterradas.

(Ok… Podem discordar por um tempo. Momento de desabafo, simbora.)

O que o garoto do Minnesota Timberwolves fez neste sábado no Barclays Center é tudo o que se cobrava nos últimos anos malfadados da disputa, em teoria, mais nobre do fim de semana das estrelas da NBA. Conseguiu executar alguns movimentos inéditos, só não beijou o aro porque não quis, agitou o ginásio todo. E fez tudo isso com a pressão de favorito para o concurso, sem frustrar as expectativas.

O problema é que já são 31 anos de concurso. Chega uma hora que é difícil encontrar um meio de surpreender. Se a gente espera sempre o novo, aí tem de conviver com os erros de Victor Oladipo na etapa final – o cara tentou coisas impensáveis, improváveis e acabou pagando o preço por isso.

Paciência, e muito bem.

Agora LaVine tem um desafio pela frente: carregar o oba-oba pela conquista nas cravadas para a continuação de sua carreira. Algo que não acontece tão frequentemente assim, desde que a liga passou a ter dificuldade para convencer seus principais nomes ou apostas a participar da disputa, desde a virada dos anos 90 para a década passada – excluindo aqui Dwight Howard (já consagrado) e Blake Griffin (a verdadeira exceção, quando calouro).

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa
>> O VinteUm está no All-Star Game

Além disso, Howard e Griffin já integram outro grupo, que é o dos grandalhões que triunfaram nas enterradas. Na lista os vencedores na história, a maioria esmagadora é de alas. Muitos deles capazes de lances mirabolantes com a quadra limpa, sem oposição do outro lado que não a pressão psicológica, mas que, num ambiente de cinco x cinco, se revelam limitados.

Terrence Ross ainda está nessa luta em Toronto. Jeremy Evans voltou a ser enterrado no banco de Utah. Gerald Green precisou rodar o mundo todo até reencontrar seu espaço, e nem dá para garantir que, terminado seu contrato com o Phoenix Suns, vá ter um grande emprego na próxima temporada. Fred Jones, Desmond Mason foram competentes no que lhes foi pedido, mas só. De 2000 e Vince Carter para cá, talvez só mesmo Jason Richardson se enquadre na categoria de atleta que foi além das dunks e fomentou uma reputação maior como jogador, para além de sua capacidade atlética – com bom chute de três pontos, boa defesa, mas um arsenal ofensivo um tanto reduzido. Ainda assim, ainda tem em suas cravadas de 2002 e 2003 como os melhores momentos de sua carreira.

LaVine, pelo pouco que vimos nesta temporada, tem muito potencial para derrubar essa suposta barreira, com bom controle de bola e arranque incrível. Mas ainda tem uma longa jornada pela frente, na qual nada é garantido. O ponto positivo para ele, nesse sentido, é que o presidente/técnico Flip Saunders, antes um rabugento com calouros, tem se esforçado para encontrar tempo de quadra para o adolescente de apenas 19 anos, independentemente da forma física de Ricky Rubio ou das estripulias de Mo Williams, que acabou trocado para Charlotte.

Se o seu desenvolvimento acontecer da forma esperada, o Wolves terá mais uma peça para compor um futuro brilhante – desde que, claro, na hora de chegar a hora de renovar os contratos de tantas promessas, consiga convencê-los a ficar em uma terra gélida e pacata.

Mais algumas notas, observações:

– É uma balança difícil, uma discussão que talvez não tenha fim, a procura pelo equilíbrio entre o que é ''certo'' e ''puro'' com o que seja ''espetacular'', numa conotação que, para alguns, singifica ''espalhafatoso''. Sempre que um jogador for encarar a cesta para tentar suas acrobacias, esse debate vai ser resgatado, para tentar entender o que poderia estar dando errado, ou certo, no basquete.  Uma coisa realmente exclui a outra? São poucos os que chiam, se é que eles existem, sobre o concurso de arremessos de três pontos. Afinal, o ato do chute seria algo legítimo da modalidade, sua finalidade. A glamorização das cravadas já significaria a corrupção. Por outro lado, é claro que também há quem só saiba valorizar acrobacias na quadra e ignore tantos outros elementos ricos e decisivos do jogo. A melhor solução não é tentar sempre conciliar as coisas, encontrar o meio termo nesse tipo de – sério, mesmo!? – polêmica? Hoje essa coisa de bola ao cesto já envolve muita gente, digamos, grandinha, em todos os sentidos. Enterrar faz hoje parte do jogo.

– Victor Oladipo, o vice-campeão de LaVine, acabou levando o prêmio de revelação artística da noite, com duas sacadas bacanas: primeiro cantou ''New York, New York'' em sua entrada na quadra, depois aproveitou as presenças ilustres de beira da quadra para autografar uma bola.  Quem diria: três anos atrás, o ala-armador era apenas mais um na Universidade de Indiana. Um prospecto bem cotado por sua defesa e nada muito além disso – supostamente, era para ele ser um jogador 'sério', gente…

– Na disputa dos chutes de três, a final esperada entre os Splash Brothers do Golden State. O problema foi a desconcentração de Klay Thompson na hora de tentar bater o companheiro Stephen Curry. A exibição do armador, tendo acertado 13 bolas em sequência, claro, contribuiu para tanto. Mas há também outro caminho que a gente pode seguir nessa, falando sobre a transmissão americana original. As interações de Reggie Miller, Kenny Smith, Charles Barkley etc.  passaram, em tempo real, também no telão e no sistema de som do ginásio do Nets. Fico imaginando se a matraca de Miller não acaba sendo um obstáculo ainda maior para os arremessadores hoje do que um Tony Allen ou Kawhi Leonard.

– James Harden  não foi nada bem nessa competição, mas não tem do que reclamar: tem sido, consistentemente, um dos mais aplaudidos durante todo o final de semana. O ala-armador, entendemos, já é uma estrela oficial da liga, e não só para os nerds. Missão cumprida: foi por um belo cheque, mas também por esse motivo que ele deixou OKC. Ele e sua barba merecem.

– Mais reverenciado que Harden só, mesmo, Paul McCartney, que estava perdido pelo Barclays Center, com cara de que não entendia nada quando flagrado no telão. O Beatle superou as candidatas a rainhas pop Rihanna, sua surpreendente companheira de gravação, e Nicki Minaj, a trinitina responsável por Anaconda, a música. Isso, no mesmo dia em que fez um show quase que intimista em NYC. Show ao qual não fui. Rrrrrghhh.

– No desafio das habilidades, é muito irônico que Patrick Beverley, justamente aquele que leva a bola por menos tempo em seu time, tenha sido o campeão. Escolta de Harden no dia a dia do Houston Rockets, acabou prevalecendo na final contra Brandon Knight. Um feito e tanto para um jogador que foi draftado pelo Lakers em 2009 e nem teve chance com Phil Jackson, sendo trocado para Miami, aonde também foi ignorado. Depois, o aguerrido Beverley defendeu o Olympiakos brevemente na Grécia e ainda passou pelo basquete russo antes de ser contratado pela franquia texana, forçando, nessa, a dispensa do armador Scott Machado. É por sua atitude e pressão que coloca na defesa que foi valorizado. Neste sábado, conseguiu mostrar que vai um pouco além disso. (PS: Kyle Lowry confessou para os jornalistas que estava esquecendo de que era um dos inscritos no evento, de tão empolgado que estava com sua seleção para o All-Star Game).  

– Impressionante a qualidade do sinal wireless dentro do Barclays Center. Compartilhado com milhares de pessoas, e, mesmo assim, melhor que o de casa. O mundo, porém, não é dos Nets, infelizmente.

– Vou escrever com mais detalhes neste domingo ou segunda, mas o armador Guilherme Santos vai mandando muito bem no camp Basketball without Borders, da NBA, que ocorre em Nova York de modo paralelo ao All-Star. Podem anotar o nome do jogador de 17 anos, recém-contratado pelo Bauru, ex-Barueri. Bons papos sobre Bruno Caboclo e Georginho também saíram do ginásio do Baruch College, onde passei boa parte deste sábado, botando o papo em dia também com o chapa Jonathan Givony, do DraftExpress. Aguardem.

– Agora, a grande festa nos espera no Madison Square Garden. O jogo das estrelas da NBA tem transmissão do Canal Space no Brasil, com direito a comentários de Magic Paula.